Menu

As colisões de aves em vidros de edificações são muito mais frequentes do que você imagina!

Anualmente milhares de aves morrem após se chocarem contra vidros e vidraças de construções e de prédios no mundo todo.

Tais  acidentes ocorrem durante todo o ano e podem acontecer em  praticamente qualquer tipo de edifício comercial ou residencial na  sua cidade.

As aves enxergam extremamente bem, inclusive em espectros de luz que são invisíveis ao homem e outros animais. O problema é de reconhecer e entender a presença do vidro, ou seja, trata-se de um problema cognitivo. Por não entender a presença deste elemento na natureza, as aves se comportam como se o vidro transparente fosse contínuo ao meio, sendo praticamente invisível para elas enquanto trafegam pelo ar.

O Projeto Entre a vida e o vidro tem o objetivo de alertar para este problema, apresentar estratégias de prevenção, registrar ocorrências bem como investigar as lesões provocadas por estes acidentes e você também pode ajudar!

O QUE EU POSSO FAZER PARA QUE OS PÁSSAROS PAREM DE BATER NA MINHA JANELA??! Existem formas bem simples, como por exemplo, colar adesivos! Confira na aba “PREVINA ACIDENTES” várias ideias do que pode ser feito. Caso queira um adesivo pronto, entre em contato conosco para que possamos passar informações.

COMO EU POSSO AJUDAR O PROJETO? Sabia que você também pode registrar uma colisão? Mesmo que só tenha visto o pássaro bater no vidro e depois retormar o vôo. O conhecimento deste tipo de evento também é importante. É bem rápido e ajuda muito porque teremos dados sobre a realidade do problema. Registre informações sobre a colisão da ave que você viu aqui no formulário ao lado (não precisa necessariamente ter foto do acidente!). Informe tudo que puder: detalhes da ave, endereço, se foi uma porta de vidro, muro de vidro ou janela e se a ave sobreviveu.

ESTÁ COM ALGUMA AVE QUE BATEU OU ALGUMA QUE FALECEU? Consulte a aba “O que fazer com o animal”. Como estamos estudando as lesões, isso pode ser de grande valia!

Os muros e cercas de vidro estão se tornando cada vez mais comuns e apreciados tanto por arquitetos como pelos proprietários dos imóveis.

Não há dúvidas de que o vidro traz beleza, modernidade arquitetônica e até mesmo requinte para as construções nas quais é empregado.

Em nenhum momento defendemos a remoção de janelas, cercas ou paredes de vidro.

Acreditamos que com ações simples de conscientização seja possível proteger as aves e ainda reter as vantagens estéticas de sua utilização sem ter que escolher “entre a vida e o vidro”.

Assista um vídeo, postado no youtube, no qual é possível observar o acidente de aves no vidro:

 

Confira ainda nosso artigo científico publicado no ano passado na Revista Clinica Veterinária, lá é possível encontrar diversas informações técnicas e gerais sobre a questão destes acidentes: Artigo científico ENTRE A VIDA E O VIDRO

Siga-nos no facebook!

Registre uma colisão, colabore com o projeto!

* Campos com * são obrigatórios!
Nome:
Email:
Endereço da colisão:
Data:
Descrição da colisão:
Enviar imagens:

Imagem 1:
Imagem 2:



Universidade Federal do Paraná
Entre a Vida e o Vidro
Universidade Federal do Paraná
Entre a Vida e o Vidro
Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná - Entre a Vida e o Vidro

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação