Menu

Adesivos

Os adesivos representam uma importante ferramenta para reduzir o índice de colisões de aves contra vidros, desde que possuam as dimensões indicadas e o espaçamento entre os adesivos respeitado.

Muitas pessoas acreditam que os modelos com silhuetas de outras aves possam amedrontar as aves menores e assim diminuir o risco de colisões.

No entanto,  sabe-se que isso não é uma verdade absoluta uma vez que a forma do desenho não é importante para prevenir as colisões mas sim o uso de múltiplos adesivos.

Mas, uma vez que os decalques com silhuetas de aves sejam usados da forma que criem uma barreira visual, são sem dúvidas muito interessantes pois você pode usar sua criatividade!

Por isso deixamos aqui alguns modelos!!

Faça você mesmo os adesivos! Ajude a evitar acidentes e mortes de aves e ainda se divirta!

No exemplo abaixo, está sendo empregado papel “contact” preto e um molde de papelão.

Você pode fazer seu próprio adesivo!

As formas dos adesivos são menos importantes que seu tamanho e espaçamento.

INFORMAÇÕES ATUALIZADAS: A dimensão sugerida para os adesivos é de 15 cm no seu maior diâmetro (mas pode ser menor). O espaçamento entre os adesivos é o mais importante: 10 cm (verticalmente) entre um e o outro e 5 cm (horizontalmente). Embora haja divergências quanto ao tamanho e espaçamento, ficamos com as sugestões de Daniel Klem, 1990 – Collisions between birds and windows: mortality and prevention. Journal of Field Ornithology 61:120-128. ATENÇÃO: Não adianta empregar poucos adesivos. Esse espaçamento deve ser seguido e respeitado para o vidro inteiro, uniformemente .

Eles devem ser colados preferencialmente na parte de fora da janela. Caso tenha interesse entre em contato conosco, podemos enviar moldes prontos para que possa imprimir em uma gráfica de sua confiança.

E para quem não quer um adesivo aparente na janela há ainda a possibilidade de opções de adesivos transparentes para nós, seres humanos, mas que as aves enxergam!

Sim, como as aves conseguem identificar espectros de luz diferentes, elas enxergam estes adesivos especiais que refletem a luz ultravioleta.

Olha só que interessante:

Adesivos transparentes para seres humanos mas visíveis pelas aves

 

ADESIVOS PERFURADOS

Os adesivos perfurados também podem funcionar para evitar colisões de aves nos vidros uma vez que criam uma barreira visual.

Essa barreira visual vai permitir que as aves detectem a presença de um obstáculo.

Confira exemplos abaixo da utilização de adesivos perfurados.

Exemplos de adesivos perfurados

PELÍCULA TRANSPARENTE COM ELEMENTOS DESENHADOS 

Podem também ser utilizadas películas transparentes para o vidro, que já possuem pequenos elementos desenhados que fazem com que a ave consiga entender o vidro como barreira. Caso tenha interesse, entre em contato conosco pois podemos indicar profissionais ou empresas que trabalham com o material.



Universidade Federal do Paraná
Entre a Vida e o Vidro
Universidade Federal do Paraná
Entre a Vida e o Vidro
Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná - Entre a Vida e o Vidro

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação