Rede de Colaboração

A formação de uma rede de colaboração é um dos objetivos do LCNano. Essa rede é fomentada e construída por meio do atendimento à demanda por soluções tecnológicas das empresas em projetos, na prestação de serviços pelos laboratórios do LCNano e na aproximação entre as instituições de ciência e tecnologia, tanto no âmbito estadual quanto nacional e internacional. Também, de forma transversal na UFPR, o LCNano colaborou com os diferentes departamentos em todos os setores como mecanismo complementar às questões multidisciplinares que demandam o atendimento da relação universidade-empresa.

UFPR integra o NAPI SuperHub Nanotecnologia

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é uma das 18 instituições que integram o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) SuperHub Nanotecnologia, lançado em 13 de maio de 2020 pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. O hub viabiliza investimentos de R$ 1,5 milhão no desenvolvimento de ações na área de nanotecnologia, que será utilizado especialmente na oferta de bolsas para atividades de pesquisa nas instituições participantes.

Além da UFPR, fazem parte da iniciativa as sete universidades estaduais (Uel, Uem, Unespar, UEPG, Unicentro, UENP e Unioeste), as outras federais (UTFPR, Unila e IFPR), os institutos de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e Senai Inovação, bem como a Embrapa Florestas.

Confira aqui a apresentação.

Parceiros Estratégicos

Coordenador: Washington Luiz Esteves Magalhães.

+55 (41) 3675-5712 | washington.magalhaes@embrapa.br

Principais Linhas de Pesquisa:
  • Nanotecnologia aplicada ao setor de base florestal;
  • Energia a partir de biomassa florestal;
  • Desenvolvimento de compósitos usando biomassa como carga ou reforço;
  • Biorrefinaria;
  • Desenvolvimento de método não destrutivo para análise de madeira e produtos de
    madeira;
  • Tratamento preservativo de madeira;
  • Caracterizações anatômicas, físicas e químicas da madeira.
Rolar para o topo