Home » Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Bioquímica

LINHAS DE PESQUISA

1. BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR DE MICRORGANISMOS

Análise Genômica, Transcriptômica e Proteômica. Regulação da expressão de genes e análise funcional de seus produtos. Análise taxonômica, filogenética e da diversidade de microrganismos. Análise funcional e estrutural de proteínas. Interação microrganismo hospedeiro.

Orientadores

Beatriz Gomes Guimarães beatriz.guimaraes@fiocruz.br Lattes
O processamento de RNA e a maquinaria da tradução possuem características moleculares únicas nos tripanossomatídeos. O principal objetivo é o estudo estrutural e funcional de ribonucleases e fatores de iniciação da tradução desses parasitas, através de uma abordagem multidisciplinar envolvendo Cristalografia e outras técnicas biofísicas, técnicas bioquímicas e estudos funcionais in vivo.
Emanuel Maltempi de Souza souzaem@ufpr.br Lattes
Fábio de Oliveira Pedrosa fpedrosa@ufpr.br Lattes
Leda Satie Chubatsu chubatsu@ufpr.br Lattes
Leonardo Magalhães Cruz leonardo@ufpr.br Lattes
Análise da diversidade/metagenômica, genômica estrutural e funcional, evolução e biotecnologia de inoculantes para bactérias simbióticas e associativas promotoras do crescimento vegetal. Bioinformática aplicada e desenvolvimento na área de ômicas.
Luciano Fernandes Huergo luciano.huergo@gmail.com Lattes
Regulação do metabolismo de microrganismos e plantas com ênfase em bioquímica de proteínas, interação proteína-proteína e regulação da expressão gênica. Genômica, proteômica e metabolômica. Ecologia, Biodiversidade, metagenômica e bioprospecção de microrganismos.
Marcelo Müller dos Santos marcelomuller@ufpr.br Lattes
Maria Berenice R. Steffens steffens@ufpr.br Lattes
Bioquímica de Microrganismos (Fisiologia e genética fixação de nitrogênio em Herbaspirillum seropedicae e Azospirillum brasilense, Caracterização de RNAs curtos) e Bioinformática (Genômica e Transcriptômica).
Rose Adele Monteiro roseadele@ufpr.br Lattes
Wanderson D. da Rocha wandersondarocha@gmail.com Lattes
Genômica funcional de genes envolvidos na interação Parasito-Hospedeiro e/ou mecanismos de resistência a drogas. Desenvolvimento de ferramentas para manipulação gênica (p.ex.: CRISPR-Cas9) em tripanosomas e engenharia de moléculas ligantes de superfície com aplicações biotecnológicas (nanotecnologia e paratransgênese).

 

2. BIOQUÍMICA FARMACOLÓGICA E METABOLISMO CELULAR

Estudos do metabolismo celular com ênfase em bioenergética mitocondrial, processos redox, vias de sinalização intracelular, interação célula-matriz e resposta imune, na ausência e presença de diferentes xenobióticos.

Orientadores

Cláudio da Cunha Lattes
Estudo do sistema neural conhecido como núcleos da base, visando decifrar qual é a ação motora apropriada para o contexto de cada momento. Utilização de técnicas de eletrofisiologia e optogenética para registrar a atividade de neurônios específicos e reativá-los, visando correlacionar atividade neural e a expressão de comportamentos motores específicos. A identificação post-mortem dos neurônios envolvidos por imunohistoquímica e quantificação da liberação de neurotransmissores por técnicas de química analítica (HPLC e eletroforese capilar) e técnicas eletroquímicas (amperometria e voltametria cíclica).
Glaucia R. Martinez grmartinez@ufpr.br Lattes
Investigação das alterações mitocondriais e efeitos do estresse oxidativo associados ao estímulo melanogênico em células de melanoma, assim como o feito da terapia fotodinâmica, que está baseada na geração de oxigênio molecular singlete, para destruição do tumor.
Guilhermina R. Noleto guinoleto@yahoo.com.br Lattes
Avaliação de atividade biológica de polissacarídeos nativos e complexados com oxovanádio (IV/V) visando atividade imunomoduladora, leishmanicida e antitumoral. Os modelos celulares utilizados são macrófagos de cultivo primário, diferentes linhagens tumorais e a espécie Leishmania Viannia braziliensis.
Maria Eliane Merlin Rocha memrocha@ufpr.br Lattes
– Investigação dos os efeitos pró-oxidantes de flavonóides naturais ou sintéticos e os mecanismos de indução de morte promovidos por eles em células tumorais cultivadas.

– Avaliação da relação existente entre a estrutura química do flavonóide e a sua atividade antitumoral.

Sheila M. B. Winnishofer sheilambw@ufpr.br Lattes
 Estudo de vias de sinalização intracelular que controlam proliferação e progresssão tumoral. Busca-se caracterizar o fenótipo de resistência tumoral e o processo de invasão e metástase, com ênfase na ação de enzimas proteóliticas e seus inibidores (TIMPs e RECK).
Sílvia M. S. Correia Cadena silvia.cadena@ufpr.br Lattes

3. ENZIMOLOGIA E BIOTECNOLOGIA

Aplicação de ferramentas experimentais e analíticas no desenvolvimento e caracterização de processos biológicos envolvendo enzimas e microrganismos com foco em aplicações de relevância industrial e ambiental.

Orientadores

David Alexander Mitchell davidmitchell@ufpr.br Lattes
Nadia Krieger nkrieger@ufpr.br Lattes
Isolamento, caracterização e desenvolvimento de aplicações de novas lipases produzidas por técnicas de metagenômica. Melhoramento de propriedades de lipases por técnicas de biologia molecular. Desenvolvimento de novos suportes e técnicas de imobilização para aumentar atividade e estabilidade de enzimas, principalmente lipases.

4. QUÍMICA DE CARBOIDRATOS

Caracterizar estrutura, propriedades reológicas e biológicas de carboidratos e glicoconjugados obtidos de diferentes fontes (nativos e modificados quimicamente). Vegetais superiores, liquens, algas, produtos obtidos por biotecnologia.

Orientadores

Carmen Lúcia Petkowicz clop@ufpr.br Lattes
Isolamento, caracterização estrutural, propriedades físico-químicas e biológicas de polissacarídeos de fontes vegetais, sendo atualmente o principal foco relacionado a pectinas obtidas de resíduos vegetais.
Diogo R. Bazan Ducatti ducatti@ufpr.br Lattes
Glicobiologia e Química Medicinal, atuando principalmente nos seguintes temas: (1) Caracterização e modificação química de polissacarídeos para aplicação tecnológica ou farmacêutica; (2) Síntese de Carboidratos e compostos heterocíclicos; (3) Clonagem e caracterização de enzimas envolvidas no metabolismo de carboidratos (CAZymes)
Guilherme Lanzi Sassaki sassaki@ufpr.br Lattes
Desenvolvimento de novas técnicas para aperfeiçoar o estudo de biomoléculas por cromatografia, ressonância magnética nuclear e espectrometria de massas, com interesse especial em carboidratos e lipídeos, visando um estudo glicômico, lipidômico e metabolômico.

-Prospecção de carboidratos e produtos naturais bioativos com potencial antiinflamatório, imunomodulador, anticoagulante e antitrombótico.

-Estudo conformacional de proteínas e interação molecular entre ligantes de baixa massa molecular por ressonância magnética nuclear em 600 MHz e 800 MHz

Joana Léa Meira Silveira jlms12@yahoo.com Lattes
Análise estrutural e físico-química de polissacarídeos, técnicas de espalhamento de luz e reologia aplicadas à biopolímeros, desenvolvimento de biomateriais direcionados à área biocosmética, alimentícia e botânica/florestal.
Juliana Bello Baron Maurer jumaurer@ufpr.br Lattes
Caracterização estrutural de compostos bioativos (polissacarídeos, arabinogalactana-proteínas e polifenólicos), obtidos de espécies de interesse medicinal, e investigação de propriedades imunomoduladoras sobre o sistema de complemento humano.
Lucimara Mach C. Cordeiro lucimaramcc@ufpr.br Lattes
Caracterização da estrutura química de carboidratos dietéticos complexos que compõem as fibras alimentares presentes em frutos tropicais e alimentos de origem vegetal e das propriedades destes carboidratos em sistemas biológicos (em modelos in vitro e in vivo).
Marcello Iacomini iacomini@ufpr.br Lattes
Maria Eugênia R. Duarte nosedaeu@ufpr.br Lattes
Glicobiologia estrutural de polissacarídeos sulfatados isolados de macroalgas marinhas: Análise da estrutura química fina por métodos químicos e espectroscópicos, avaliação das propriedades biológicas e das propriedades físico químicas dos polissacarídeos nativos e após modificação química.
Miguel Daniel Noseda mdn@ufpr.br Lattes
Obtenção e identificação de moléculas biologicamente ativas com aplicação biotecnológica para o desenvolvimento de bioprodutos.
Rodrigo Vassoler Serrato rvserrato@ufpr.br Lattes
Análise estrutural de polissacarídeos e glicoconjugados, com ênfase na extração e caracterização de exopolissacarídeos e lipopolissacarídeos da superfície celular produzidos por bactérias fixadoras de nitrogênio endofíticas e/ou associativas, e o papel destas moléculas no processo de comunicação molecular na interação planta-bactéria.
Thales Ricardo Cipriani trcipriani@ufpr.br Lattes
– Caracterização estrutural e avaliação de atividades farmacológicas de polissacarídeos de plantas medicinais;

– Avaliação das propriedades anticoagulante e antitrombótica de polissacarídeos quimicamente sulfatados.

 


Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *