Home » UFPR/Université Grenoble 3

UFPR/Université Grenoble 3

Mestrado bilateral UFPR/Université Grenoble 3

Condições e requisitos para a candidatura ao mestrado bilateral UFPR/Université Grenoble 3

1) O candidato inscreve-se no processo seletivo para o mestrado em Letras, área de concentração Estudos Linguísticos, do Programa de Pós-graduação em Letras da UFPR.

2) Uma vez aceito no referido Programa, o aluno está apto a se inscrever no mestrado bilateral, desde que seu pré-projeto esteja adequado ao perfil dos estudos linguísticos, definido pelo acordo de cooperação.

3) Para inscrever-se no mestrado bilateral, o aluno do Programa da UFPR deve enviar mensagem, para as coordenadoras do duplo Diploma nesta Universidade – franciscoctl.ctl@gmail.com – logo depois do aceite no Mestrado da UFPR- formalizando seu pedido de inscrição, da qual deve constar cópia de seu pré-projeto de dissertação.

Para fins de atribuição de bolsas oferecidas pela universidade francesa, a classificação segue o resultado obtido pelos candidatos na seleção para ingresso no Programa de Pós-graduação da UFPR.

4) Suficiência em língua francesa: o aluno deverá apresentar o certificado de seu domínio em francês, nível B1, para estudos em didática de outras línguas que não o francês e intercompreensão; e B2, para estudos em francês como língua estrangeira (FLE), no momento do pedido de inscrição em Grenoble 3. Para a realização do exame de suficiência, visando à mobilidade acadêmica, o aluno deve procurar as coordenadoras logo após o aceite no Mestrado da UFPR.

5) O mestrado bilateral UFPR-Grenoble 3 não dispõe de bolsas brasileiras, dependendo do programa de bolsas da região Rhône-Alpes. Em função disso, segue um calendário específico: após o aceite na seleção de Mestrado da UFPR, em geral no mês de novembro, o aluno deve solicitar a bolsa da Região Rhône-Alpes em janeiro do ano seguinte. Logo, deverá preparar seu dossier já em novembro antes do final do ano letivo. Durante a vigência da bolsa francesa, a bolsa brasileira de que eventualmente o aluno estiver usufruindo será suspensa, podendo ser restabelecida em seu retorno à UFPR.

6) Uma vez selecionado para o bilateral, o aluno deverá deslocar-se para Grenoble no 2º semestre, a partir de agosto, de seu primeiro ano na UFPR, tendo já cursado o primeiro semestre no mestrado de origem.