Home » UFPR/Université Lumière Lyon 2

UFPR/Université Lumière Lyon 2

Mestrado bilateral UFPR/Université Lumière Lyon 2

Condições e requisitos para a candidatura ao mestrado bilateral UFPR/Université Lumière Lyon 2

1) O candidato inscreve-se no processo seletivo para o mestrado em Letras, área de concentração Estudos Literários, do Programa de Pós-graduação em Letras da UFPR.

2) Uma vez aceito – e matriculado – no referido Programa, o aluno está apto a se inscrever no mestrado bilateral, desde que seu projeto esteja adequado ao perfil dos estudos lusófonos, definido pelo acordo de cooperação.

3) Para inscrever-se no mestrado bilateral, o aluno do Programa da UFPR deve enviar mensagem, até 15 de junho 18 de novembro de 2017 (visando o início do período de estágio em Lyon 2 a partir de setembro de 2018) , para a coordenação do duplo Diploma nesta Universidade –    convenio.ufpr.lyon2@gmail.com, – formalizando seu pedido de inscrição, da qual deve constar cópia de seu pré-projeto de dissertação.

Para fins de atribuição de bolsas oferecidas pela universidade francesa, a classificação segue o resultado obtido pelos candidatos na seleção para ingresso no Programa de Pós-graduação da UFPR.

4) Suficiência em língua francesa: o aluno deverá apresentar o documento comprovativo de seu domínio em francês, nível B2, na altura em que fizer seu pedido de inscrição em Lyon2.  Para a realização do exame de suficiência, visando a mobilidade acadêmica, o aluno deve verificar o Calendário dessas provas no CELIN.

5) O mestrado bilateral não dispõe de bolsas brasileiras, dependendo do programa de bolsas de Lyon2. Em função disso, segue um calendário específico: quando o aluno efetua sua matrícula na UFPR, o processo de candidatura a bolsas em Lyon2 já está fechado, com as inscrições abrindo-se em meados do 2º semestre da UFPR (início do 1º semestre em Lyon2) para o ano seguinte.

Assim, uma vez selecionado para o bilateral, o aluno só poderá deslocar-se para Lyon no 2º semestre de seu segundo ano na UFPR.

Durante a vigência da bolsa francesa, a bolsa brasileira de que eventualmente o aluno estiver usufruindo será suspensa, podendo ser restabelecida em seu retorno à UFPR.

6) É requisito para o aluno usufruir do convênio já ter participado do Fórum de Produção Discente e ter realizado o Exame de Qualificação.