UFPRHistórico:

O programa de Pós Graduação stricto sensu em Engenharia Mecânica (PG-Mec) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi criado no dia 15 de março de 2000, em nível de Mestrado. Seis anos depois, no dia 13 de março de 2006, foi criado o Doutorado. O programa encontra-se inserido no Departamento de Engenharia Mecânica (DEMEC) – Campus III da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – no Bloco IV do Setor de Tecnologia, no Bairro Jardim das Américas da Cidade de Curitiba.  Desde 2005, o programa tem o conceito 5 na avaliação da CAPES, tendo mantido esta nota na última avaliação trienal (2010-2012), mesmo com o aumento das exigências da área. O programa atualmente conta com 20 professores que são categorizados em três níveis: permanentes, colaboradores e Setor de Tecnologiavisitantes. Em relação ao número de discentes regulares, o programa possui, no primeiro trimestre letivo de 2017, um total de 62 alunos de mestrado e 44 alunos de doutorado matriculados. O programa possui no seu histórico, até 2017/1, um total de 192 defesas de dissertações de mestrado e 54 defesas de teses de doutorado. O período das aulas é diurno (manha e tarde) e o período letivo é trimestral. O programa conta ainda com 14 pesquisadores do CNPq, 9 grupos de pesquisa e 8 laboratórios de apoio a pesquisa e docência.

Missão:

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Paraná tem como missão contribuir de forma decisiva para o fortalecimento das relações universidade-empresa através do desenvolvimento de pesquisa de interesses regionais e nacionais e para a formação de recursos humanos de alto nível para os mercados acadêmico e profissional. A pesquisa básica e aplicada, direcionadas à transferência de tecnologia, constituirão um diferencial do Programa.

 

Objetivosbloco_IV:
O PG-Mec têm com objetivos formar mestres e doutores para atuarem em pesquisa e desenvolvimento, seja na iniciativa privada ou em instituições de pesquisa e ensino, em áreas que envolvem a engenharia mecânica; contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país através das pesquisas desenvolvidas por seus docentes e discentes; impulsionar a formação de recursos humanos em nível de iniciação científica nas distintas linhas de pesquisas do programa e, ao mesmo tempo, introduzi-los na carreira de pesquisador; e permitir que profissionais e alunos de graduação cursem disciplinas isoladas da pós-graduação para melhorar suas competências.

 

**CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
**CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

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