Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Zoologia da Universidade Federal do Paraná se iniciou em 1975, com a abertura do curso de mestrado em Zoologia sob a coordenação do prof. Jayme de Loyola e Silva – um dos mais eminentes zoólogos do século XX no Brasil. Posteriormente, em 1987, o programa iniciaria seu curso de doutorado. Por muito tempo o programa representaria um dos poucos cursos de pós-graduação em zoologia do país, juntamente com programas em outras instituições como a UFRJ/Museu Nacional (mestrado em 1972, doutorado em 1994), a USP (mestrado e doutorado em 1970) e a ESALQ (mestrado em 1968, doutorado em 1972). Ao longo de seus 39 anos, o Programa de Pós-Graduação em Zoologia da UFPR tem desempenhado um papel central na formação de recursos humanos na área de zoologia no país, formando até o momento 385 mestres e 157 doutores. Desde a sua criação, o programa também manteve laços estreitos de relação com o seu programa co-irmão no departamento de zoologia da UFPR (PPG-Entomologia), com a manutenção e crescimento da Coleção Entomológica Pe. Jesus Santiago Moure (atualmente a terceira maior coleção entomológica do país), e com a própria Sociedade Brasileira de Zoologia.

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Zoologia da Universidade Federal do Paraná tem por objetivo geral a formação de recursos humanos com excelência em Zoologia e avançar a investigação científica zoológica em nosso país.

Em particular, o programa tem por objetivos (1) ampliar e aprofundar conhecimentos e desenvolver a criatividade nas áreas científica e tecnológica relacionadas à zoologia; (2) em um contexto regional, contribuir para o conhecimento da fauna presente nos biomas sulinos, particularmente a floresta Atlântica, a floresta de Araucárias e os ambientes marinhos, estuarinos e dulçaquícolas; e (3) formar pesquisadores com proficiência no conhecimento zoológico – com ênfase na fauna brasileira – para atuarem principalmente em instituições de ensino superior, institutos de pesquisa públicos e privados e órgãos ambientais.