História do Programa

eL Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) iniciou suas atividades em 2003 com o Curso de Mestrado Acadêmico, recomendado pela CAPES, mediante Parecer CNE/CES 0083/2003 e em 2010 iniciou o curso de Doutorado.

Na avaliação trienal da CAPES (2007-2009) os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa alcançaram CONCEITO CINCO, mantendo-o até o presente momento.

Em 2012 foi realizado ajuste curricular nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa, sendo aprovado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, em vigência desde 2013. Neste ajuste manteve-se a proposta da criação com relação ao eixo formador concernentes ao objetivo do Programa, aos objetivos dos Cursos de Mestrado e Doutorado e ao Perfil de egressos. Algumas disciplinas tiveram a carga horária, título e ementa ajustada e houve a criação da quarta linha de pesquisa intitulada Tecnologia e Inovação para o Cuidar em Saúde e Enfermagem.

Atualmente, o Programa tem como Área de Concentração – Prática Profissional de Enfermagem com as Linhas de Pesquisa:

• Políticas e Práticas de Educação, Saúde, Enfermagem (2003);
  • Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem (2003);
  • Gerenciamento de Serviços de Saúde e Enfermagem (2012) e
  • Tecnologia e Inovação para o Cuidar em Saúde e Enfermagem (2013), destarte as datas de inserção das linhas de pesquisa, as duas últimas estão em fase de consolidação.

Em 2014, o Programa teve pela primeira vez, um doutor de Marília, São Paulo, em Estágio Pós-doutoral, com bolsa PNPD-CAPES.

Em 2015, o Programa teve dois doutores em Estágio Pós-doutoral, sendo um de Sobral, Ceará e o outro de Guarapuava, Paraná, respectivamente, uma com bolsa PNPD-CAPES e outra sem bolsa.

O Programa teve matriculado, no ano 2015, 85 discentes, sendo 44 no mestrado e 41 no doutorado.

Os Docentes do Programa têm articulação com serviços de saúde por meio de projetos como: PET-Saúde/Redes de Atenção – 2013/2015 com a Secretária Municipal de Saúde de Curitiba, PET-Saúde/Redes de Atenção 2013/2014 com a Secretária Municipal de Colombo, Programa Residência Multiprofissional de Saúde da Família, Programa de Residência Multiprofissional com o Hospital de clínicas.

Setor de Ciências da Saúde

Av. Pref. Lothario Meissner, 632, Bloco Didático II, 3º andar