Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental

Menu

Sobre PPGERHA

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (PPGERHA) é o único programa de pós-graduação com a abordagem de combinar estudos de engenharia nas duas áreas de concentração: Engenharia de Recursos Hídricos & Engenharia Ambiental.

Este diferencial permite pesquisa e projetos aplicados nas areas de Hidráulica, Hidrologia, Meteorologia, Mudanças Climáticas, Estudos Energéticos, Saneamento Básico e Ambiental, Estudo e Monitoramento da Poluição Sonora, Tecnologias Ambientais, Gestão de Recursos Hídricos, Gestão e Gerenciamento de Resíduos, Monitoramento Ambiental e Eletrônico,  Modelagem,  Química Ambiental, Hidrografia e Sensoriamento Remoto.

 

Caracteristicas e diferencial

Atualmente o programa conta com contribuições de 31 professores de 7 departamentos e 2 setores distintos e de 3 universidades (UFPR, UTFPR, Universidade Positivo) e 2 institutos de pesquisa (Institutos LACTEC e SIMEPAR) garantindo pesquisa e formação multidisplinar, sendo um diferencial extraordinario do programa. Os 35 alunos de mestrado e 39 alunos de doutorado e quatro pós-doutorandos também vem de formações distintas. O programa administra atualmente 45 bolsas e recursos de vários projetos nacionais e internacionais. A infraestrutura providenciada pelo Departamento de Hidráulica e Saneamento (DHS) da UFPR são oito laboratórios do programa, duas salas de aula, uma secretaria e cinco salas de estudo para os alunos e uma sala de pós-doutorado e professores visitantes. Alem disto o programa tem parcerias formais com nove laboratórios associados na UFPR, nos Institutos LACTEC e na UTFPR.

O principal diferencial do PPGERHA se caracteriza assim na multidisciplinaridade dos docentes e alunos e nos projetos de pesquisa relacionados realmente interligando a engenharia em recursos hídricos com a engenharia ambiental. Destacam-se também as experiências inovadoras de formação, sendo descrito em detalhe aqui.

Internacionalização

O PPGERHA está inserido internacionalmente por meio de convênios com uma universidade alemã (Karlsruhe Institute of Technology) e com INSA de Toulouse (Convênio CAPES-COFECUB com co-tutela) e com uma universidade mexicana (Universidade Nacional Autônoma do México – UNAM), com a participação de professores visitantes, intercâmbios de alunos e programas de doutorado sanduíche e propostas para dupla diplomação.

Egressos

O perfil do egresso, independentemente do curso de graduação de origem (sendo atualmente os cursos de engenharia civil, ambiental, florestal, química, e a biologia entre outros) é caracterizado com uma base forte nas disciplinas de Matemática, Hidrologia, Mecânica dos Fluidos e Química Ambiental e um aprofundamento acadêmico multidisciplinar e internacional nas áreas principais do programa, Engenharia de Recursos Hídricos e Engenharia Ambiental, trabalhando assim em projetos de Hidráulica, Hidrologia, Meteorologia, Mudanças Climáticas, Estudos Energéticos, Saneamento Básico e Ambiental, Ruído Ambiental, Tecnologias Ambientais, Gestão de Recursos Hídricos, Gestão e Gerenciamento de Resíduos, Monitoramento e Modelagem, entre outros.

Com mais de 130 defesas de dissertações e teses já foram formados profissionais que hoje atuam em diferentes setores, por exemplo, trabalhando na Sanepar, Copel, Petrobras, Inmet, Simepar, Lactec, INPE, Vale do rio Doce, Itaipu, IBAMA, Funasa, Essencis, Estre, Ambiotech, Electrolux, Brookfield, Itambé, EnvironQuio, Envex, IPPUC, Votorantim, Geoambiente, Boticário, Titanium, Cargill, bem como em instituições governamentais ou não governamentais.

Vários egressos de outros países voltaram aos países de origem deles tendo um cargo alto em empresas ou no governo em especial o caso dos alunos de Moçambique.

Outros egressos continuaram no ambiente acadêmico, fazendo doutorado ou trabalhando como professores. O PPGERHA esta incentivando isto especialmente para os alunos com perfil de pesquisador e professor através do “programa de capacitacao de professores jovem doutores”. Os doutores recém formados estão sendo capacitados fortemente para preparar, lecionar e organizar aulas didáticas em disciplinas do programa e em conjunto com um docente experiente.

Missão e visão

O  PPGERHA tem a missão de Ensino, Pesquisa e Inovação. No Ensino: Formar Mestres e Doutores, através de Ensino, Pesquisa e Extensão com visão multidisciplinar, responsabilidade Social, ética, sustentabilidade e protagonismo social. Na pesquisa e inovação: Contribuir na descrição, análise e solução de problemas nos sistemas ambientais, em seus vários componentes.

A visão do PPGERHA é de ser o programa de referência e parceria confiável nas áreas de pesquisa em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental no Brasil com visibilidade internacional e sendo o único programa integrando os compartimentos atmosfera, hidrosfera e litosfera para estudos ambientais e climáticos com a intuição de ajudar a transformar a realidade econômico-social e ambiental do Brasil.

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental
Caixa Postal 19011 - Jardim das Américas - 81531-990
Curitiba (PR), Brasil

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental
Caixa Postal 19011 - Jardim das Américas - 81531-990
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação