Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental

Menu

Áreas de concentração

PPGERHA possui duas áreas de concentração:

          1. Área de concentração Engenharia Ambiental

A área de concentração Engenharia Ambiental foi criada em 1997 dada a necessidade de melhor conexão entre os processos de levantamento e diagnóstico ambiental e as proposições de soluções concretas às demandas socioambientais. Esta conexão se encontra refletida pela linha de pesquisa Gestão, Monitoramento e Modelagem de Sistemas Ambientais, esta com os propósitos de levantamento e diagnóstico, e pelas linhas de pesquisa Sistemas de Saneamento Básico, Ambiental e Sustentável e Eficiência Hidroenergética em Sistemas de Saneamento Ambiental, linhas essas importantes à investigação de soluções voltadas à proteção, preservação e uso consciente dos recursos hídricos.

Assim, as linhas de pesquisa da área de concentração Engenharia Ambiental são:

Gestão, monitoramento e modelagem de sistemas ambientais: Monitoramento, gerenciamento e modelagem matemática relacionados a processos de poluição, desperdícios de recursos naturais e mecanismos de dispersão de poluentes no ar, água e solo. Processos termodinâmicos e a questão de Sustentabilidade Ambiental.

Sistemas de saneamento básico, ambiental e sustentável: Desenvolvimento de tecnologias: (i) para controle de emissões de poluentes para água, ar e solo; (ii) para novos processos mais limpos; (iii) para recuperação de ecossistemas degradados; (iv) para minimização e reciclagem de resíduos líquidos e sólidos e para conservação da água.

Eficiência hidroenergética em sistemas de saneamento ambiental: Eficiência Energética em Sistemas de Saneamento Ambiental com ênfase em redução de perdas, análise de ciclo de vida e aspectos conceituais de Economia Circular.

          2. Área de concentração Engenharia de Recursos Hídricos 

A base para a criação do Curso de Mestrado em Engenharia Hidráulica foi a experiência adquirida ao longo dos 45 anos de história do CEHPAR (Centro de Hidráulica e Hidrologia Prof. Parigot de Souza). Voltada para o desenvolvimento de pesquisa e à formação de técnicos para o desenvolvimento de estudos e projetos, bem como identificação de soluções de problemas da Engenharia Hidráulica e Hidrologia, esta área de concentração é dividida em três linhas de pesquisa.

A área de concentração Engenharia de Recursos Hídricos é caracterizada pelas investigações sobre nexo sistêmico água-energia que se impuseram diante da natureza dos problemas socioambientais emergentes. E tal nexo foi articulado pelo aprofundamento dos temas das linhas de pesquisa Hidráulica, Hidrologia e Estudos Energéticos.

Assim, as linhas de pesquisa da área de concentração Engenharia de Recursos Hídricos são:

Hidráulica: Esta linha de pesquisa abrange aspectos conceituais de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica, Fenômenos de Transporte, Obras Hidráulicas e Hidráulica Ambiental e Computacional e estuda tanto os conceitos básicos como as aplicações na Engenharia e Modelagem Hidrodinâmica Computacional.

Hidrologia: Esta linha de pesquisa abrange assuntos relacionados a: i) Hidrometeorologia onde são realizadas pesquisas voltadas à água na atmosfera, principalmente na troposfera, onde se concentra a maior quantidade de massa de vapor de água; ii) Hidrologia Subterrânea onde são realizadas pesquisas sobre a modelagem dos escoamentos em meios porosos saturados e não saturados e quanto à qualidade das águas subterrâneas; iii) Hidrologia Superficial que trata das águas superficiais sobre os enfoques da Hidrologia Determinística, incluindo a Hidrologia Urbana, que dá ênfase às relações de causa e efeito e da Hidrologia Estatística e Estocástica.

Estudos Energéticos: Esta linha de pesquisa trata de aspectos relacionados à pesquisa envolvendo fontes de energias renováveis como a energia térmica tradicional – a carvão e a gás – eólica, de biomassa, cogeração de vários tipos, pequenos, mini e micro geradores (a gás, hidráulicos, eólicos, por exemplo), combinando conhecimento técnico na área de Recursos Hídricos com Programação Matemática, Pesquisa Operacional, Computação e Economia.

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental
Caixa Postal 19011 - Jardim das Américas - 81531-990
Curitiba (PR), Brasil

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental
Caixa Postal 19011 - Jardim das Américas - 81531-990
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação