Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental

Menu

Diferencial

O diferencial do PPGERHA se caracteriza na multidisciplinaridade dos docentes e alunos e assim nos projetos de pesquisa relacionados realmente interligando a engenharia em recursos hídricos com a engenharia ambiental.

Destacam-se também as experiências inovadoras de formação, sendo:

  • PROCESSO SELETIVO INTEGRADO: Desde 2013 os processos seletivos foram modificados para informar melhor os alunos já antes e durante o processo seletivo e evitar assim surpresas ou expectativas não viáveis. Além de o programa organizar um seminário de integração para os candidatos com presença de todos os professores e alunos foi elaborado um “welcome pack” para os ingressos que contém todas as informações relevantes (desde as resoluções, até questões administrativas e convivência). Um resultado disto é uma turma mais preparada e mais reunida desde o início do curso e menos abandonos do curso.
  • ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO: Desde 2012 todos os alunos anualmente devem entregar o FormAl (Formulário de Atividades e Formação do Aluno) devidamente analisado e aprovado pelo orientador. Este formulário, junto com o histórico, passa por uma avaliação das comissões de “Desempenho Mestrado” ou “Desempenho Doutorado” que relatam anualmente ao colegiado sobre o desempenho geral de todos os alunos e identificam problemas individuais ou sistemáticos a serem resolvidos. Esta avaliação permitiu adequar o currículo para evitar problemas ou para resolver casos individuais antes da defesa. Além disto, este formulário é utilizado para melhorar a oferta de disciplinas optativas e melhorar o planejamento financeiro, já que os alunos deverão incluir a previsão de atividades para o ano seguinte. E certamente ajudou no registro das atividades dos alunos.
  • AMBIENTE ACADÊMICO INTEGRADO: O programa incentiva a convivência integral dos alunos no ambiente do PPGERHA para permitir uma continua imersão dos alunos nas questões do mestrado e doutorado. Para isto o programa disponibiliza atualmente cinco salas de estudos quais foram reformados em 2013 com novos móveis e PCs para todos os alunos. Adicionalmente, vários alunos de iniciação cientifica e de trabalhos finais de curso estão trabalhando nas mesmas salas de estudo do que os alunos de mestrado e doutorado, garantindo assim uma interação muito produtiva que será incentivada ainda mais no futuro. No doutorado o programa somente aceita alunos em dedicação exclusiva. Para viabilizar que alunos têm condições de trabalhar em dedicação exclusiva, o programa aumentou o número de bolsas através de um grande esforço para submeter projetos para as agencias de fomento ou projetos P&D. Uma integração importante se mostrou na elaboração de projetos coordenados por professores do programa ou com participação do programa, onde alunos receberam responsabilidades importantes nos projetos e conseguiram assim também complementar a bolsa, desde que foi relacionado aos trabalhos de pesquisa e aprovado em colegiado. Esta integração mostrou-se bastante motivadora.
  • ETAPAS QUALIFICATORIAS NO DOUTORADO: As duas etapas qualificatorias adicionais no doutorado, chamadas qualificação II e III se mostraram muito úteis para melhorar o acompanhamento dos alunos de doutorado no andamento de suas pesquisas e de fazer correções ou sugestões necessárias antes da defesa e assim melhorar a qualidade das teses e incentivar em paralelo a divulgação dos resultados preliminares através de publicações em congressos e no doutorado sanduíche.
  • PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES JOVEM DOUTORES: Desde 2013 o PPGERHA começou a credenciar jovem doutores, alguns formados no próprio programa e implementou o “programa de capacitação de professores jovem doutores” para apoiar estes professores na elaboração de aulas (disciplinas conjuntas com professores experientes), na pesquisa (incluí-los em projetos e propostas), na orientação (convidá-los para co-orientacões), etc. Mostrou-se que o trabalho conjunto criou um novo ambiente, arejando os professores com atividades já estabelecidas e incentivando os jovens doutores a participar ativamente na pós-graduação.
  • AVALIACAO DE DISCIPLINAS: Desde 2015 o PPGERHA começou a avaliar as disciplinas com grande numero de alunos para garantir uma alta qualidade de ensino. Os resultados foram discutidos em colegiado e foram todos de boa a muito boa qualidade considerando itens didáticos, adminstrativos e acadêmicos.
  • DISCIPLINAS OFERTADAS INTEGRALMENTE EM INGLÊS: Desde 2015 o PPGERHA participa na iniciativa de internacionalização da UFPR e oferta duas disciplinas integralmente em inglês (Open Channel Flow, Water Resources Management), além de ofertar as séries de seminarios tambem em inglês, onde os alunos de doutorado apresentam em inglês, com moderação e discussão também em inglês.
  • DISCIPLINAS COM MEDICOES EM CAMPO: Desde 2015 o PPGERHA oferta disciplinas concentradas com períodos práticos incluindo atividades de campo e laboratorio. Destacam-se as disciplinas de tópicos especias com oferta de 3 disciplinas para medições com perfiladores acústicos (ADCP – acoustic Doppler current profiler) com períodos em campo (Ladario, MS) medindo perfis de velocidades e concentrações de sedimento em suspensão e transporte no fundo e processando os dados no laboratorio de Hidroinformatica do PPGERHA. E a disciplina Saneamento Ambiental onde os alunos foram para os reservatórios escola (Passauna e Vossoroca) para amostragem e posterior analise dos parâmetros de qualidade de água em laboratórios do PPGERHA.
  • ENSINO À DISTANCIA: O programa tinha incentivado alunos de mestrado e doutorado com sucesso de participarem em cursos de curta duração e a distância. Geralmente se trata de cursos de software cientifico apresentados em forma de webinars (Seminário na internet), já que são cursos curtos e gratuitos, mas permitindo uma introdução eficiente aos temas apresentados. Os cursos mais frequentados são os webinars da Deltares (oss.deltares.nl) ou cursos de Phyton, Matlab (www.mathworks.com), e softwares comerciais especialistas da MixZon (http://www.mixzon.com/new/Release90.pdf), entre outros. O PPGERHA desde 2014 participa anualmente no curso HydroWeb (http://euroaquae.tu-cottbus.de/hydrowebhttp://www.iahr.org/site/cms/contentviewarticle.asp?article=811), que é um curso totalmente online e colaborativo, ofertado pela Universidade de Cottbus da Alemanha, com apoio da IAHR (International Association of Hydro-Environment Engineering and Research, www.iahr.org). Neste curso grupos de duas pessoas em diferentes locais no mundo (em 2014: UFPR (Brasil), University of Iowa (US), IWHR Beijing University (China), BOKU (Austria) e Cottbus (Alemanha) trabalharam em conjunto (via internet) num projeto de modelagem matemática de um sistema fluvial (rio, drenagem, etc.) utilizando um software de estado da arte (Mike11 da DHI). O curso foi dado integralmente em inglês e foi gratuito e o programa revalidou os créditos aprovados.
Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental
Caixa Postal 19011 - Jardim das Américas - 81531-990
Curitiba (PR), Brasil

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental
Caixa Postal 19011 - Jardim das Américas - 81531-990
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação