O Programa

Os professores do Departamento de Farmacologia da UFPR criaram em 1995 o Curso de Especialização em Farmacologia, com o objetivo de atualizar conhecimentos na área, oportunizar a prática de laboratório e formar recursos humanos qualificados. Entretanto, mesmo com a oferta anual deste curso latu sensu, o Departamento sentiu necessidade de aprofundar-se no ensino de Pós-Graduação stricto sensu, criando o curso de Mestrado em Farmacologia no ano 2000, seguido pelo curso de Doutorado em 2005.

A criação do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia pautou-se em dois objetivos principais: formar recursos humanos qualificados na área de Farmacologia e fortalecer as linhas de pesquisa já desenvolvidas no Departamento. Desta forma, as áreas de competência do programa foram estabelecidas como: (a) Inflamação, dor e febre; (b) Neurociências; (c) Produtos naturais; e (d) Toxicologia.

Do quadro atual de alunos pertencentes às referidas áreas de pesquisa, a maioria é bolsista de agências de fomento, incluindo CAPES e CNPq. Estes alunos e seus orientadores estão envolvidos no desenvolvimento de projetos de pesquisa de qualidade, garantindo desta forma, a publicação dos resultados em revistas de circulação internacional.

Os índices de produtividade do Programa evidenciam que os esforços de docentes e discentes têm produzido resultados significativos, pois a produção científica e a formação de recursos humanos do Programa vêm crescendo. Mais de 100 mestres e mais de 25 doutores já foram titulados pelo PPG-Farmacologia da UFPR.