Seminário – “O homem já produziu dispositivos inteligentes?” – Profa. Cristina Murta

Convidamos a todos para o seminário a ser apresentado pela Profa. Cristina Murta, do Depto de Computação, CEFET-MG, no dia 15 de setembro(sexta-feira), as 10:00 no auditório do DInf.

Título: O homem já produziu dispositivos inteligentes?

Resumo: A propaganda nos informa que estamos rodeados por dispositivos inteligentes: robô inteligente, celular inteligente, máquinas inteligentes, edifícios e até cidades inteligentes. Então, cabe perguntar: o homem já fabricou dispositivos inteligentes? Esse seminário revisita o debate acerca dos conceitos e da possibilidade de produzirmos inteligência artificial a partir do celebrado artigo do cientista inglês Alan Turing [1912-1954] “Computer Machinery and Intelligence” e discute a questão, explorando o desenvolvimento do tema nas áreas de computação, neurociência e filosofia.

Bio: É graduada em Engenharia Química e em Filosofia, mestre e doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi pesquisadora visitante na Boston University e na University of California, onde realizou o pós-doutorado. Suas áreas de pesquisa são análise e modelagem de desempenho de sistemas computacionais; sistemas distribuídos em larga escala baseados em Internet e Web; redes complexas; algoritmos paralelos; computação e filosofia.