Seminário – Modelagem e Edição de Deformações – 21/09

O PPGInf convida para um seminário que será ministrado pela Dra. Elisa de Cássia Silva Rodrigues, realizando estágio pós-doutoral em nosso programa

Data: quinta-feira, dia 21 de setembro de 2017
Hora: 10h – 11h30
Local: Auditório do DInf

Título: Modelagem e Edição de Deformações
Resumo:

A deformação de objetos é importante para diversas áreas da computação gráfica, como modelagem geométrica e animação computacional, e apesar de existirem vários métodos que tentam superar os desafios da deformação, ainda existe dificuldade na criação de técnicas mais genéricas.

Nós implementamos o editor PrisMystic para deformações do espaço 2.5D, com o objetivo principal de deformar modelos 3D de organismos microscópicos não-rígidos. Este editor utiliza o algoritmo 2DSD para aplicar deformações suaves no plano, definidas por splines triangulares, as quais são editadas alterando-se as posições dos pontos de controle da malha de forma a manter as restrições de suavidade. Para isso, o 2DSD usa o algoritmo ECLES, um método geral para edição interativa de objetos definidos por parâmetros sujeitos a restrições lineares. Neste método, a aritmética exata é usada para detectar e eliminar redundâncias no conjunto de restrições, enquanto estas são combinadas com as ações de edição do usuário usando mínimos quadrados restritos.

Pesquisas futuras envolvem a deformação e o reconhecimento de estruturas biológicas em imagens microscópicas. Especificamente, aprimorar a técnica de deformação do espaço 2.5D para permitir modelagem multiescala e deformações automáticas a fim de integrar tal técnica ao método de alinhamento multiescala modelo-imagem (MSFit).
Short-bio:

Atualmente, realiza pós-doutorado no Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná – DInf/UFPR. É doutora (2017) e mestre (2011) em Ciência da Computação pelo Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas – IC/UNICAMP e bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI (2008). Realiza pesquisas na área de computação gráfica, modelagem geométrica e deformação de modelos 2D e 3D.