100 Teses defendidas

Na manhã de hoje(21/10/2020) aconteceu a 100ª Defesa de Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFPR.

A centésima defesa foi do aluno Evandro Miguel Kuszera com a tese intitulada “Uma Abordagem Baseada Em Métricas Para Explorar Alternativas de Esquemas de Dados no Processo de Conversão de RDB para NoSQL“, sob orientação da Profa. Leticia Mara Peres e coorientação do Prof. Marcos Didonet Del Fabro. Participaram da banca examinadora os professores Daniel Lucredio (UFSCAR); Luiz Celso Gomes Jr. (UTFPR), Eduardo Cunha de Almeida (PPGInf) e Marcos Sfair Sunye (PPGInf).

Esse é mais um marco importante para o programa, que em 2020 completa 24 anos de existência. Inicialmente com a criação do curso de Mestrado em 1996 e mais de 500 dissertações já defendidas. E posteriormente do curso de Doutorado em 2008.

Vale destacar também que a Profa. Leticia Mara Peres foi a primeira aluna titulada no doutorado do PPGInf em 2010. Agora como docente segue esse ciclo de formação como orientadora da defesa de tese número 100.

Parabenizamos os professores, os alunos e os funcionários que sempre contribuíram e se esforçaram para o desenvolvimento do Programa e para que pudéssemos chegar em mais esse momento.