Doutorado

Solicitamos aos candidatos para verificarem as publicações recentes dos possíveis orientadores, com o objetivo de entender os temas das pesquisas as quais eles têm se dedicado. Clique aqui para procurar o currículo lattes dos possíveis orientadores.

Inscrições para o Doutorado

O Doutorado funciona em fluxo contínuo, sendo o número de vagas fixado de acordo com a capacidade de orientação e existência de candidatos qualificados.

Documentos para a Inscrição:

  1. Cópia simples da Carteira de identidade civil e CPF. No caso de estrangeiros, cópia da folha de identificação do passaporte;
  2. Cópia simples do titulo de eleitor e comprovante das duas ultimas eleições ou certidão de quitação eleitoral(http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral).
  3. Formulário de inscrição devidamente preenchido e com foto 3×4 colada no canto superior direito;
  4. 2 (duas) cartas de recomendação encaminhadas por e-mail pelo próprio professor para  ;
  5. Curriculum vitae resumido e acompanhado das fotocópias para comprovação da participação nos cursos;
  6. Cópia simples do Diploma do curso de graduação;
  7. Cópia simples do Histórico escolar do curso de graduação;
  8. Cópia simples do diploma ou documento comprobatório de conclusão do mestrado, obtido em curso com registro no MEC;
  9. Cópia simples do Histórico escolar do curso de mestrado;
  10. Comprovante de suficiência em inglês (pode usar o mesmo do mestrado);
  11. Plano de trabalho com máximo de 15 páginas no formato do modelo de artigo da SBC (contendo: introdução, revisão bibliográfica, análise crítica e relevância, conclusão e referências). Uma cópia em PDF do plano de trabalho deve ser enviado para ppginf@inf.ufpr.br.

 

Local para Inscrições e Informações

UFPR – Setor de Ciências Exatas
Departamento de Informática
Secretaria de Pós-Graduação
Centro Politécnico – Jardim das Américas
Caixa Postal 19081 – CEP 81531-980 – Curitiba – PR

Veja detalhes de acesso no mapa

Mais informações: (41) 3361-3101 / ppginf@inf.ufpr.br

Dúvidas frequentes

Sobre os Cursos Stricto-sensu do Departamento de Informática

  • Os cursos de Mestrado e Doutorado são gratuitos.
  • Não existe taxa de inscrição
  • As aulas acontecem de 2a (segunda) a 6a (sexta), nos períodos vespertino (maioria) e noturno.
  • Não há possibilidade de cursar disciplinas em outros horários além dos citados no item acima. Caso o aluno esteja trabalhando, precisará apresentar declaração de liberação da empresa para cursar as aulas.
  • Não é possível cursar o Mestrado/Doutorado em informática na modalidade à distância.

Sobre as bolsas

O curso dispoe de um número limitado de bolsas de estudo, vinculadas a projetos de pesquisa e aos órgãos padrões de fomento (CAPES, CNPq e Fundação Araucária). A seleção dos bolsistas se dará com base no desempenho no exame de seleção e em outros critérios definidos pela Comissão de Bolsas. Para ser bolsista é necessário dedicar-se integralmente às atividades do Curso.

  • Bolsas de Mestrado
    • As bolsas são concedidas aos alunos matriculados em tempo integral e que não tenham vínculo empregatício. Os critérios para atribuição de bolsas de mestrado são: nota do POSCOMP (80%) e produção científica (20%), ambos normalizados.
    • O curso disporá de um número limitado de bolsas de estudo, vinculadas a projetos de pesquisa e aos órgãos padrões de fomento (CAPES, CNPq e Fundação Araucária). A seleção dos bolsistas se dará com base no desempenho no exame de seleção e em outros critérios definidos pela Comissão de Bolsas. Para ser bolsista é necessário dedicar-se integralmente às atividades do Curso.
    • As bolsas são alocadas apenas no início do ano, exceto alguma desistência.
  • Bolsas de Doutorado
    • As bolsas de doutorado são concedidas aos alunos matriculados em tempo integral e que não tenham vínculo empregatício. O critério para a seleção é a produção científica do aluno.
 

Sobre as vagas

  • O número de vagas para mestrado e doutorado é fixado de acordo com a capacidade de orientação e existência de candidatos qualificados.
  • Os candidatos com melhor desempenho no exame de seleção e na avaliação de curriculum vitae passarão para a etapa de entrevistas, que determinará a seleção final, ou seja, quais os candidatos que serão aceitos no curso de mestrado. O processo de entrevistas visa compatibilizar os interesses do candidato com a capacidade de orientação disponível. Na entrevista é avaliado o perfil do candidato para o trabalho nos grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFPR.

Sobre o POSCOMP

  • POSCOMP normalmente é realizado entre os meses de julho e outubro de cada ano e é organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Todas as informações referentes ao POSCOMP devem ser buscadas no site da SBC.
  • exame tem validade de dois anos.
  • Caso sua nota ainda não esteja disponível, basta informar o número de inscrição do POSCOMP no momento da inscrição.

Outras informações importantes

Toda informação constante do currículo só será considerada se acompanhada de documentação comprobatória (fotocópias simples). Da mesma forma, a documentação encaminhada só será considerada se citada no currículo. O diploma de graduação deve possuir registro no MEC.

O candidato deve indicar claramente no currículo e comprovar cursos de especialização, bolsas de iniciação científica, bolsas PET, apresentações de artigos em eventos, prêmios, participação em projetos de ensino, pesquisa ou extensão e atividades de representação estudantil. O candidato deverá tentar organizar a documentação na mesma ordem em que ela é citada no currículo, para facilitar a sua análise.

O candidato deverá privilegiar, para o seu benefício, cartas de recomendação de pessoas com as quais tenha tido relacionamento acadêmico, por exemplo, orientadores de bolsas de iniciação científica e professores.

O candidato deverá privilegiar também cartas de recomendação de pessoas com maior titulação acadêmica (doutorado ou, na sua falta, mestrado).

É recomendado aos candidatos ao doutorado de contatar os possíveis orientadores anteriormente ao pedido de inscrição.