Doutorado

Solicitamos aos candidatos para verificarem as publicações recentes dos possíveis orientadores, com o objetivo de entender os temas das pesquisas as quais eles têm se dedicado. 

Clique aqui para procurar o currículo lattes dos possíveis orientadores.

 

Inscrições para o Doutorado

O Doutorado funciona em fluxo contínuo, sendo o número de vagas fixado de acordo com a capacidade de orientação e existência de candidatos qualificados.

Documentos para a Inscrição:

  1. Carteira de identidade civil e CPF. No caso de estrangeiros, folha de identificação do passaporte;
  2. Titulo de eleitor e comprovante das duas ultimas eleições ou certidão de quitação eleitoral (http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral).
  3. 2 (duas) cartas de recomendação encaminhadas por e-mail pelo próprio professor para ppginf@inf.ufpr.br;
  4. Curriculum vitae resumido e acompanhado dos documentos para comprovação da participação nos cursos;
  5. Diploma do curso de graduação;
  6. Histórico escolar do curso de graduação;
  7. Diploma ou documento comprobatório de conclusão do mestrado, obtido em curso com registro no MEC;
  8. Histórico escolar do curso de mestrado;
  9. Comprovante de suficiência em inglês (pode usar o mesmo do mestrado);
  10. Plano de trabalho com máximo de 15 páginas no formato do modelo de artigo da SBC (contendo: introdução, revisão bibliográfica, análise crítica e relevância, conclusão e referências).

Como enviar?

Os documentos devem enviados em um único e-mail para a Secretaria do PPGInf (ppginf@inf.ufpr.br) com o assunto “Inscrição para Doutorado – NOME DO CANDIDATO”. Os documentos devem estar nomeados e preferencialmente em PDF.

 

Informações importantes

  • Toda informação constante do currículo só será considerada se acompanhada de documentação comprobatória. Da mesma forma, a documentação encaminhada só será considerada se citada no currículo. O diploma de graduação deve possuir registro no MEC.
  • O candidato deve indicar claramente no currículo e comprovar cursos de especialização, bolsas de iniciação científica, bolsas PET, apresentações de artigos em eventos, prêmios, participação em projetos de ensino, pesquisa ou extensão e atividades de representação estudantil. O candidato deverá tentar organizar a documentação na mesma ordem em que ela é citada no currículo, para facilitar a sua análise.
  • O candidato deverá privilegiar, para o seu benefício, cartas de recomendação de pessoas com as quais tenha tido relacionamento acadêmico, por exemplo, orientadores de bolsas de iniciação científica e professores.
  • O candidato deverá privilegiar também cartas de recomendação de pessoas com maior titulação acadêmica (doutorado ou, na sua falta, mestrado).
  • É recomendado aos candidatos ao doutorado de contatar os possíveis orientadores anteriormente ao pedido de inscrição.