Curso de Doutorado – DINTER

Em 2012 foi aprovado pela Capes a realização da oferta de uma turma na modalidade de doutorado interinstitucional ou DINTER em Foz do Iguaçu no Paraná com as instituições parceiras Fundação Parque Tecnológico Itaipu – FPTI e UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Foi desenvolvido um convênio com o CEASB – Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens, da Itaipu Binacional que possui como metas: a implantação de um ambiente de pesquisa aplicada no PTI; o desenvolvimento de pesquisas aplicadas de interesse da Itaipu Binacional, do sistema elétrico brasileiro e meio de grandes barragens de maneira geral; a implantação de curso de pós-graduação lato sensu no PTI para formação de pessoal qualificado a atuar na área de segurança de barragens e possibilitar a criação de núcleos de competências nesta importante área monitoramento da saúde estrutural (SHM – Structural Health Monitoring). Das pesquisas aplicadas em desenvolvimento muitas são baseadas em modelagem matemática determinística, estatística e simulação computacional baseada em métodos numéricos de solução. Assim, o CEASB dispõe dos recursos necessários para implantação de pesquisas nesta área e formação de recursos humanos em nível de mestrado e doutorado. A implantação do DINTER do programa PPGMNE/UFPR no PTI, além de ter promovido uma verticalização acelerada no corpo docente das IES parceiras do parque, formou competências científicas e tecnológicas que contribuirão de forma significativa para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas no âmbito do CEASB, bem como para a futura formação de profissionais qualificados em pós-graduação lato sensu na área de monitoramento da saúde estrutural (segurança de barragens e outras).

É neste contexto que se percebe que este projeto na área de Métodos Numéricos em Engenharia representou de fato um estímulo para o desenvolvimento do espírito cientifico e uma oportunidade para a emergência, a constituição e o fortalecimento de grupos interdisciplinares e interinstitucionais de pesquisa no PTI, em Foz do Iguaçu e na região.

Na FPTI, nas IES a ela associadas (UNIOESTE, UNILA, UTFPR, IFPR e outras), em ITAIPU e no PPGMNE, o DINTER  alcançou desdobramentos positivos de grande relevância no desenvolvimento do ensino, na pesquisa e na tecnologia no PTI. A maior capacitação de professores e pesquisadores produzirá um efeito direto nas práticas pedagógicas e, consequentemente, irá repercutir positivamente nos vários níveis de ensino praticados no PTI. Do mesmo modo, o projeto forneceu instrumentos adequados aos participantes, capacitando-os para o desenvolvimento de pesquisas no interesse da instituição e da comunidade regional, uma vez que eles foram incorporados aos Grupos de Pesquisa do PPGMNE/UFPR e criarão grupos regionais, aumentando a rede existente no Oeste do Paraná, leste do Paraguai e extremo norte da Argentina. Cabe ressaltar ainda que o projeto influenciou no desenvolvimento de uma região que, atualmente, está isolada dos grandes centros de ensino e pesquisa. A razão dessa influência significativa foi a formação de profissionais com qualificação de alto nível, principalmente pesquisadores e que induzindo a fixação de professores/pesquisadores qualificados na região, ou seja, na UNILA, na UNIOESTE, e em outras IES da área de abrangência de Foz do Iguaçu. E, ainda, a indústria da região também esta tendo a possibilidade de contratar profissionais de nível elevado da própria região para aperfeiçoar os seus processos de produção com as técnicas típicas de Programação Matemática (Pesquisa Operacional, Engenharia da Qualidade, entre outras). Por outro lado, conhecimentos de ponta na área de engenharia, tais como Confiabilidade Estrutural, foram ministrados aos engenheiros do PTI, da ITAIPU e demais alunos do curso.

Este tipo de projeto refletiu, também, em um dos importantes indicadores da FPTI, que é o de atender as demandas da Itaipu Binacional na capacitação de profissionais nas suas áreas de interesse. O CEASB possui uma plataforma tecnológica com potencial para desenvolvimento de soluções estratégicas para a ITAIPU. É um centro para estudos dos comportamentos das estruturas e seus respectivos materiais, para avaliação dos resultados das medições efetuadas no passado, para avaliação da correlação entre as medições efetuadas com as prováveis causas, além do desenvolvimento de técnicas de inteligência artificial relacionadas ao comportamento e segurança de barragens, ao monitoramento da saúde estrutural (structural health monitoring) de equipamentos e estruturas eletromecânicas. Por meio de pesquisas aplicadas pode-se obter a integração e a sinergia entre a academia e a indústria, o que permitirá a formação de competências e tornará o CEASB um instrumento de gestão do conhecimento para a ITAIPU e referência para outras empresas do setor elétrico. A seguir tem-se um panorama das 7 linhas de pesquisas atuais do CEASB, que foram intensificas e ampliadas com o DINTER-UFPR/PTI-Itaipu: Base de dados e Sistemas de Gerenciamento de Informações De Processo, Modelagem e Simulação, Modelagem 3D, Geotecnia, Engenharia/ Instrumentação, Limnologia e Robótica.

Neste DINTER houveram 22 teses defendidas, ou seja, 22 novos doutores, onde oito são professores da Unioeste, campus Foz do Iguaçu, e 12 são da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), sendo cinco do campus Medianeira, cinco de Toledo e dois de Francisco Beltrão. Entre os doutores, há um professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Foz, e um da Faculdade Anglo Americano, também de Foz. Também houve 01 dissertação de Mestrado defendida.

Além da qualificação dos docentes, o Doutorado trouxe importantes resultados para a Itaipu e para a Fundação PTI. Das 22 teses de doutorado, e 01 de mestrado, 22 são pesquisas inéditas voltadas à Itaipu, principalmente sobre o tema de segurança de barragens. Os resumos desses trabalhos foram compilados no livro “Métodos Numéricos Aplicados a Análise de Segurança de Barragens”, que foi lançado durante a formatura.

Ao longo dos quatro anos do Doutorado, também foram publicados diversos artigos científicos sobre o tema segurança de barragens. Somente em 2015, foram 40 publicações. Como a maioria da produção científica trata de um tema de interesse da Itaipu, essas pesquisas agora terão continuidade dentro do Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb). A proposta é promover a formação de grupos de pesquisa para o desenvolvimento de soluções práticas em segurança de barragens.

Vários projetos serão desenvolvidos através do término do DINTER.

Curso de Especialização em Métodos Numéricos em Engenharia – Turma 2016-2018

Uma das conseqüências do sucesso do DINTER foi à solicitação da Direção Técnica da Fundação do Parque Tecnológico de Itaipu – FPTI por um Curso de Especialização que preparasse funcionários técnicos da FPTI e outros interessados, tais como engenheiros da empresa e oriundos do curso de engenharia, matemática e ciência da computação das IES sediadas no FPTI e região.  Dentro desta perspectiva, iniciou-se um Curso de Especialização em Métodos Numéricos em Engenharia em outubro de 2016, parceria PPGMNE/UNIOESTE/FPTI/CEASB com sede em Foz do Iguaçu.

Os objetivos específicos deste curso de especialização são os seguintes:

1º Apoiar a capacitação básica de discentes/docentes para os diferentes níveis de ensino nas áreas de Matemática, Engenharia e outras afins, atendendo, em especial, aos docentes da UNIOESTE, da UNILA, funcionários do PTI, engenheiros da ITAIPU BINACIONAL e outras instituições parceiras da região-pólo de Foz do Iguaçu.

2º Contribuir com a formação de discentes/docentes que trabalhem com segurança de barragens (CEASB/FPTI e Itaipu Binacional);

3º Contribuir com a meta do CEASB de implantação de curso de pós-graduação lato-sensu na área de Segurança de Barragens e monitoramento da saúde estrutural;

4º Permitir a melhoria da infraestrutura dos cursos de graduação e pós-graduação, lato sensu, em termos de bibliografia e conhecimentos tecnológicos.

Os alunos estão sendo incentivados pelos orientadores a publicarem os seus trabalhos em eventos científicos ou periódicos.