Laboratórios

Sede do Programa – O PPGMNE tem suas principais atividades sediadas no CESEC – Centro de Estudos de Engenharia Civil ‘Professor Inaldo Ayres Vieira’ localizado no Centro Politécnico da UFPR. O espaço físico do PPGMNE/CESEC, desde o início das atividades do programa em setembro de 1994, tem crescido e muito. No início de 2000 o PPGMNE continuou a desenvolver suas atividades junto ao mesmo centro de pesquisas, em novas instalações, em um espaço maior, com uma área de cerca de 500 m², devido a uma ampliação da edificação existente no campus da Universidade. Assim, o Programa passou a contar com melhores instalações e equipamentos de rede, além dos que já possuía. Desta forma, atualmente, as instalações do CESEC contam com: sala de reuniões para até 15 pessoas (reuniões do colegiado, reuniões de alunos, recursos de videoconferência por IP, painel com 6 monitores de 46 polegadas (‘video wall’), tela interativa de 70 polegadas e demais equipamentos auxiliares); sala da secretaria, área para trabalhos de reprografia e impressão, sala de almoxarifado e sala arquivo de documentos; gabinetes individuais para professores (8); 2 salas para desenvolvimento de projetos (alunos do PPGMNE, bolsistas de graduação e pesquisadores do CESEC); sala para desenvolvimento de projetos do GrupoTIC e sala para desenvolvimento de projetos compartilhada com o PPGECC no antigo espaço do CESEC (12 postos de trabalho); sala de gerência e suporte da rede de computadores; sala de alunos em tese e dissertação do PPGMNE; sala-ambiente dos bolsistas do Programa PET em Engenharia Civil; espaço para estudos coletivos e biblioteca (mesa de reuniões e 16 postos de trabalho); laboratório de computadores, exclusivo para alunos do PPGMNE, agora com mais computadores que compõem um aglomerado (cluster) participante da grade computacional da UFPR no campus do Centro Politécnico – laboratório setorial de processamento de alto desempenho – LSPAD-Tecnologia; 2 salas de aula exclusivas do PPGMNE/CESEC para 25 pessoas cada uma, sendo uma delas com projetor multimídia e computador instalados; auditório com uso prioritário do PPGMNE/CESEC para 120 pessoas, com infra-estrutura para operação de videoconferência.

O PPGMNE possui também acesso/uso de salas adicionais do CESEC no andar térreo do mesmo edifício, a saber: Laboratório Didático de Computação (LDC) com 21 computadores e projetor multimídia usado regularmente para diversas aulas do PPGMNE e com capacidade de quarenta lugares; sala de (vídeo) conferências do Setor de Tecnologia da UFPR com capacidade de até quarenta lugares e completamente equipada para operar por sessões de videoconferência por IP (Internet).

Além destas instalações o PPGMNE pode utilizar, fora do edifício-sede: – a cerca de 100 m de distância, o LABEST – Laboratório de Estatística da UFPR, para aulas das disciplinas da linha de pesquisa em Métodos Estatísticos Aplicados à Engenharia, quando necessário. O LABEST possui uma área de 600 m², é equipado com três salas de aula com 20 computadores cada uma e projetores multimídia. Possui programas estatísticos para tratamento de dados, inclusive o software livre R.
Conta, ainda, com duas salas de aula tradicionais e outras salas de secretaria, monitoria e do pessoal de apoio técnico; – a cerca de 120 m de distância, junto ao LEMMA – Laboratório de Estudos em Modelagem e Monitoramento Ambiental, com espaço físico de 150 m² no prédio do SIMEPAR no Centro Politécnico da UFPR distribuído em salas para seis pesquisadores principais, oito alunos de pós-graduação, seis alunos de graduação e todo o apoio técnico. Os equipamentos de micrometeorologia do LEMMA incluem anemômetros sônicos uni e tridimensionais para a medição de turbulência atmosférica, higrômetros infravermelhos de resposta rápida, analisadores de CO2 de resposta rápida e vários equipamentos de apoio (sistemas de aquisição de dados, ferramentas, termômetros, higrômetros, etc.). O LEMMA possui também um furgão para apoio às suas atividades de campo e isto ajudou muito nos deslocamentos de pesquisadores até as encostas da Serra do Mar nas análises de encostas, dentro do projeto Dinelpar/PRONEX.

Os docentes do PPGMNE vinculados aos Departamentos de Matemática, Estatística e Engenharia Mecânica possuem gabinetes junto a esses departamentos. Além disso, também é possível utilizar os laboratórios didáticos de computação desses departamentos nas disciplinas e no desenvolvimento de trabalhos do Programa, conforme citado e que é detalhado no item recursos de informática. É importante destacar que os recursos computacionais do PPGMNE são atualizados constantemente, pois o programa tem recebido apoio da Fundação Araucária com esta finalidade.

A partir de 2000 o PPGMNE passou a contar com melhores instalações e equipamentos de rede, além dos que já possuía. Desta forma, atualmente, as instalações do CESEC contam com: sala de reuniões para até 15 pessoas (reuniões do colegiado, reuniões de alunos, recursos de videoconferência por IP e ISDN, etc); sala da secretaria, área para trabalhos de reprografia e impressão, sala de almoxarifado e sala arquivo de documentos; gabinetes individuais para professores (8); 2 salas para desenvolvimento de projetos (alunos do PPGMNE, bolsistas de graduação e pesquisadores do CESEC); sala para desenvolvimento de projetos do GrupoTIC e sala para desenvolvimento de projetos compartilhada com o PPGCC no antigo espaço do CESEC (12 postos de trabalho); sala de gerência e suporte da rede de computadores; sala de alunos em tese e dissertação do PPGMNE; sala-ambiente dos bolsistas do Programa PET em Engenharia Civil; espaço para estudos coletivos e biblioteca (mesa de reuniões e 16 postos de trabalho); laboratório de computadores, exclusivo para alunos do PPGMNE, agora com mais computadores que compõem um aglomerado (cluster) participante da grade computacional da UFPR no campus do Centro Politécnico – laboratório setorial de processamento de alto desempenho – LSPAD-Tecnologia; 2 salas de aula exclusivas do PPGMNE/CESEC para 25 pessoas cada uma, sendo uma delas com projetor multimídia e computador
instalados; auditório com uso prioritário do PPGMNE/CESEC para 120 pessoas, com infra-estrutura para operação de videoconferência.

O PPGMNE possui também acesso/uso de salas adicionais do CESEC no andar térreo do mesmo edifício, a saber: Laboratório Didático de Computação (LDC) com 21 computadores e canhão de projeção multimídia usado regularmente para diversas aulas do PPGMNE e com capacidade de quarenta lugares; sala de (vídeo) conferências do Setor de Tecnologia da UFPR com capacidade de até quarenta lugares e completamente equipada para operar por sessões de videoconferência por IP (Internet) e ISDN/RDSI (telefonia).

Além destas instalações o PPGMNE pode utilizar, fora do edifício-sede: – a cerca de 100m de distância, o LABEST – Laboratório de Estatística da UFPR, para aulas das disciplinas da linha de pesquisa em Métodos Estatísticos Aplicados à Engenharia, quando necessário. O LABEST possui uma área de 600m2, é equipado com três salas de aula com 20 computadores cada uma e projetores multimídia. Possui programas estatísticos para tratamento de dados, inclusive o software livre R.

Conta, ainda, com duas salas de aula tradicionais e outras salas de secretaria, monitoria e do pessoal de apoio técnico; – a cerca de 120m de distância, junto ao LEMMA – Laboratório de Estudos em Modelagem e Monitoramento Ambiental, com espaço físico de 150 m2 no prédio do SIMEPAR no Centro Politécnico da UFPR distribuído em salas para seis pesquisadores principais, oito alunos de pós-graduação, seis alunos de graduação e todo o apoio técnico. Os equipamentos de micrometeorologia do LEMMA incluem anemômetros sônicos uni e tridimensionais para a medição de turbulência atmosférica, higrômetros infravermelhos de resposta rápida, analisadores de CO2 de resposta rápida e vários equipamentos de apoio (sistemas de aquisição de dados, ferramentas, termômetros, higrômetros, etc.). O LEMMA possui também um furgão para apoio às suas atividades de campo e isto tem ajudado muito nos deslocamentos de pesquisadores até as encostas da Serra do Mar nas análises de encostas, dentro do projeto Dinelpar/PRONEX.

Os docentes do PPGMNE vinculados aos Departamentos de Matemática, Estatística e Engenharia Mecânica possuem gabinetes junto a esses departamentos. Além disso, também é possível utilizar os laboratórios didáticos de computação desses departamentos nas disciplinas e no desenvolvimento de trabalhos do Programa, conforme citado e que é detalhado no item recursos de informática. É importante destacar que os recursos computacionais do PPGMNE são atualizados constantemente, pois o programa tem recebido apoio da Fundação Araucária com
esta finalidade.