SMNE

Em meado de 1998, o PPGMNE/UFPR começou a promover encontros anuais denominados “Semana do Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia” reunindo os alunos regulares tanto do curso de mestrado quanto de doutorado a fim de promover troca de informações através da apresentação da pesquisa de cada um, visando disseminar o conhecimento e ainda por vezes agrupar parcerias. No ano de 2011 a Semana do Programa cresceu e se transformou em simpósio.

O Simpósio de Métodos Numéricos Computacionais (SMNC) foi criado em 2011 com o objetivo de abrir a semana do PPGMNE a todos os estudantes de pós-graduação do Brasil, recebendo resumos expandidos de trabalhos de pesquisa na área de métodos numéricos em engenharia, selecionando os melhores e mais relevantes, através de um comitê científico composto por professores pesquisadores da área, para serem publicados e apresentados durante o evento. A publicação foi nominada de Livros de Resumos do SMNC e a ela foi associado o número ISSN 2236-8108. Desde então, foram cinco anos seguidos de eventos de sucesso. Em 2012 e 2013 ocorreram o II e III Simpósio de Métodos Numéricos Computacionais da Universidade Federal do Paraná, com a publicação de livro de resumos (ISSN 2236-8108). Já em 2014 na quarta edição do simpósio pesquisadores de outros estados estiveram presentes e apresentaram seus trabalhos. Nessa edição foram inscritos 22 pôsteres de alunos da graduação, dos quais 18 foram aceitos pelos revisores do simpósio e 7 deles foram apresentados durante o evento. Na quinta edição do simpósio em 2015 foram inscritos 09 pôsteres de alunos de graduação

Em 2016 tivemos a 1ª edição do Simpósio de Métodos Numéricos em Engenharia. O Simpósio de Métodos Numéricos em Engenharia (SMNE) foi realizado em Curitiba, nas dependências do Centro de Estudos em Engenharia Civil (CESEC), no Campus Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), de 30 de novembro à 02 de dezembro de 2016. Está primeira edição ocorreu juntamente com a XVII Semana do Programa de Métodos Numéricos em Engenharia (PPGMNE), evento que é realizado anualmente desde o ano 2000. O I SMNE teve por objetivo proporcionar a oportunidade para a discussão de desenvolvimentos científicos recentes em Métodos Numéricos e Aplicações em Engenharia, além de promover a colaboração entre investigadores, engenheiros, especialistas e estudantes das diversas linhas de pesquisa abordadas. Tivemos 15 linhas de pesquisa, em que os representantes de linha foram escolhidos dentro do grupo de

docentes do PPGMNE, além de 06 palestras e 05 minicursos. Os anais do I SMNE com ISBN 978.85.5780.003-8 contou com 58 artigos completos e 21 resumos expandidos.

II Simpósio de Métodos Numéricos em Engenharia foi realizado em Curitiba, nas dependências do CESEC de 25 a 27 de outubro de 2017. Esta 2ª edição ocorreu juntamente com a XVIII Semana do Programa de Métodos Numéricos em Engenharia (PPGMNE) e contou com 16 linhas de pesquisa, 05 palestras e 07 minicursos. Neste II SMNE tivemos um total de 94 trabalhos publicados, sendo 70 artigos completos e 24 resumos expandidos (ISBN 978.85.5780.010-6).

III Simpósio de Métodos Numéricos em Engenharia será realizado em Curitiba, nas dependências do CESEC de 24 a 26 de outubro de 2018. Ofertaremos este ano também a modalidade de pôster.

Acesse o site do III SMNE clicando aqui.