PROJETO “EXPERIMENTANDO CIÊNCIA”: MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Desenvolvido pelo PET-QUÍMICA em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), este projeto visa trabalhar junto aos professores de Ciências do ensino fundamental para auxiliá-los no desafio de ensinar Ciência de uma maneira motivadora. O lançamento ocorreu no dia 06 de agosto no Auditório do DQUI, com a presença das professoras envolvidas no primeiro módulo e de representantes da SME e da UFPR. O Prof. Francisco de Assis Marques, tutor do PET-Química, coordena o projeto pela UFPR. Veja uma reportagem feita na manhã do lançamento:

A iniciativa é um desdobramento da atuação do PET Química no Programa “Cientistas na Escola”, lançado pela Secretaria Municipal de Educação em 2017 e com continuidade garantida em 2018, o qual visa aproximar os Cientistas e a Ciência da realidade dos alunos do ensino fundamental.

O “Experimentando Ciência” é dividido em módulo presencial, em que os professores da rede terão o acompanhamento dos petianos no desenvolvimento de experimentos relacionados ao conteúdo programático do ensino fundamental, e o módulo à distância, em que os professores da rede interagirão com os petianos em salas de discussão à distância na construção de materiais didáticos a serem explorados nas escolas.

O Programa foi também divulgado no sítio eletrônico da UFPR:

Lançado projeto “Experimentando Ciência” que capacita professores do ensino fundamental na utilização de experimentos em aulas de Ciências