Doutorado

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INSCRIÇÕES E SELEÇÃO – Informações Gerais

A inscrição e a seleção para o ingresso no curso de Doutorado do PPGQ serão feitas em modo de fluxo contínuo, ou seja, poderão ser realizadas em qualquer época do ano, de acordo com as instruções divulgadas nos Editais específicos.

A matrícula dos candidatos aprovados obedecerá ao disposto nas Normas Internas do PPGQ, no capítulo VII – “Seleção e Admissão”, item b – “Normas de Admissão de Alunos no Curso de Doutorado”, que podem ser acessadas pelo link:

Normas Internas do PPGQ

As inscrições no processo de admissão para o curso de doutorado deverão ser feitas através do link do Sistema de Gestão Acadêmica da Pós-graduação (SIGA) da UFPR, que será disponibilizado após o conjunto de informações abaixo.

A documentação completa para a inscrição no processo seletivo para o doutorado deverá ser inserida no SIGA impreterivelmente até o dia 15 de cada mês, para candidatura às bolsas de estudo a serem disponibilizadas no mês imediatamente posterior.

 

1. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

A inscrição deverá ser feita exclusivamente por meio eletrônico.

Os seguintes documentos (digitalizados) devem ser apresentados para a inscrição na página do SIGA/UFPR:

  1. Formulário de inscrição devidamente preenchido, conforme modelo disponível na página eletrônica do SIGA (ver link abaixo).
  2. Cópia dos diplomas de curso de graduação reconhecido pelo MEC, e de mestrado reconhecido pela CAPES. O diploma de mestrado poderá ser substituído pela cópia do certificado de conclusão de curso, ou por declaração de previsão de defesa da dissertação de mestrado no prazo máximo de 90 (noventa) dias, emitida pela Coordenação do Programa de Pós-graduação da Instituição de origem.
  3. Histórico escolar de curso de graduação reconhecido pelo MEC.
  4. Histórico escolar de curso de mestrado reconhecido pela CAPES.
  5. Curriculum vitae devidamente comprovado, elaborado de acordo com as orientações do formulário “Critérios para Análises dos Currículos do PPGQ/UFPR”, que pode ser acessado através do link: http://www.prppg.ufpr.br/ppgquimica/formularios-e-documentos/ .
  6. Uma foto atual, em formato quadrado 3×3, 4×4, …, NxN.
  7. Uma cópia em PDF da versão final da dissertação de mestrado defendida pelo candidato.
  8. Cópias das ementas oficiais das disciplinas cursadas no mestrado, emitidas pela Coordenação do Programa de Pós-graduação de origem. Estas ementas deverão ser reunidas em um único arquivo antes de serem inseridas no SIGA.
  9. Carta de aceite de um docente credenciado no Programa, que atuará como orientador do doutorando.
  10. Projeto de tese a ser desenvolvido no PPGQ/UFPR.
  11. Cópias da carteira de identidade, do CPF e, quando estrangeiro, da folha de identificação do passaporte e do visto de permanência no país.
  12. Carta de avaliação das potencialidades do candidato, elaborada pelo orientador do mestrado.

 

2. PROCESSO DE ADMISSÃO

A decisão sobre a aprovação de candidatos ao ingresso no curso de doutorado caberá ao Colegiado do PPGQ, após análise de parecer elaborado por uma Comissão Examinadora indicada para a avaliação de cada candidato.

O Colegiado indicará dois membros do corpo docente do Programa para a composição da Comissão Examinadora. Um dos membros desta Comissão deverá pertencer à mesma Área de Concentração pleiteada pelo candidato. Um dos membros da Comissão será, de preferência, um membro do Colegiado do PPGQ.

Para ser admitido no curso de doutorado do PPGQ, o candidato deverá se submeter a um Processo Seletivo cuja finalidade é avaliar a sua maturidade científica e o seu conhecimento da linha de pesquisa escolhida.

Os candidatos a doutorandos do PPGQ serão avaliados através de:

  1. análise do Curriculum vitae;
  2. entrevista

A Comissão Examinadora marcará, em conjunto com o candidato, a data para a entrevista, na qual serão abordados aspectos relacionados à experiência científica e profissional do candidato, bem como ao tema, à estruturação e à viabilidade do seu projeto de tese.

Durante a entrevista, o candidato deverá demonstrar conhecimento do tema do projeto, da literatura atualizada pertinente ao assunto e da metodologia proposta para a execução do trabalho experimental.

À luz do desempenho do candidato na entrevista e da estruturação do projeto submetido, a Comissão Examinadora poderá determinar que sejam feitas modificações no texto da proposta e/ou que o candidato se submeta a uma nova entrevista, recomendando-se para isso um período de 30 (trinta) dias a contar da data da primeira entrevista.

Não é permitida a presença do orientador do candidato durante a(s) entrevista(s).

Após a realização da entrevista considerada definitiva pela Comissão Examinadora e da avaliação do currículo do candidato, a Comissão encaminhará ao Colegiado do PPGQ um parecer final por escrito, recomendando ou não a admissão solicitada. Tal parecer deverá ser encaminhado até a primeira reunião ordinária do Colegiado posterior à realização da entrevista.

No caso de candidatos provenientes de Programas de Pós-graduação diferentes do PPGQ, a Comissão de Avaliação poderá recomendar também um plano de complementação de estudos a ser seguido pelo candidato após a admissão no PPGQ, elaborado com base nas ementas das disciplinas cursadas no mestrado. Este plano poderá envolver disciplinas de graduação e/ou de pós-graduação ministradas no Departamento de Química da UFPR.

 

3. ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO

Para os alunos admitidos no curso de Doutorado em Química da UFPR, a concessão de bolsas institucionais seguirá os seguintes critérios:

  1. Os alunos candidatos a bolsa terão os seus currículos analisados e pontuados após a sua admissão no Programa. As atividades listadas no Curriculum vitae serão pontuadas de acordo com os “Critérios para Análise e Pontuação de Currículos” constantes no Anexo IV das Normas Internas do PPGQ.
  2. Atividades não comprovadas não serão pontuadas.
  3. A partir da análise mencionada no item “a”, será elaborada uma listagem das pontuações atribuídas aos currículos de todos os candidatos a bolsa.
  4. A listagem independerá da data de ingresso do aluno no Programa, ou seja: todo novo candidato a bolsa passará pelo mesmo processo de avaliação e terá o seu nome incluído na lista;
  5. A listagem final, incluindo todos os candidatos a bolsa, será organizada de forma decrescente, sendo que os primeiros dessa lista serão também os primeiros a serem contemplados com bolsa;
  6. Todo aluno regularmente matriculado poderá requerer, uma única vez, uma nova avaliação de seu currículo. Esta segunda avaliação abrangerá toda a produção científica do aluno dentro do período máximo de um ano após o seu ingresso no Programa. Esta nova pontuação substituirá a obtida no momento da admissão no PPGQ e será utilizada para definir a colocação do aluno na listagem do item “c” descrito acima.
  7. A confirmação da concessão de bolsa a um aluno classificado na seleção só será feita após a efetivação da matrícula desse estudante no Programa. Caso esta efetivação de matrícula não seja viabilizada dentro dos prazos estabelecidos pelos órgãos financiadores, a bolsa será transferida para o próximo aluno classificado na lista de escores finais do item “c” destas instruções.
  8. Não serão concedidas cotas de bolsas institucionais a alunos que exerçam atividade profissional remunerada, ou que venham a exercer atividade profissional remunerada, com ou sem vínculo empregatício, sob pena de cancelamento da bolsa e devolução das mensalidades recebidas.
  9. A atribuição de bolsas não institucionais dependerá somente da admissão e da matrícula do aluno no Programa, já que estas bolsas resultam dos esforços dos orientadores junto a fontes alternativas de financiamento.

 

4. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO

Link para o Edital

ATENÇÃO: Caso um mesmo candidato realize mais de uma inscrição (por qualquer motivo), somente a última delas será avaliada para fins de homologação. Portanto, os candidatos devem certificar-se de que a última inscrição esteja correta e dentro dos critérios do Edital do Processo Seletivo.

 

5. LINK PARA A REALIZAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

SIGA/UFPR