Mestrado

.

As inscrições para o curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Química devem ser feitas através do link do Sistema de Gestão Acadêmica da Pós-graduação (SIGA) da UFPR, que será disponibilizado após o conjunto de informações abaixo.

1. PERÍODO DE INSCRIÇÕES

As inscrições serão recebidas das 8h do dia 05 de junho de 2017 às 23h 59min do dia 07 de julho de 2017.

2. CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO
24/07/2017 – 08h 30min
Prova abrangendo conteúdos de Físico-Química, Química Analítica, Química Inorgânica e Química Orgânica (duração: 04 horas)

25 e 26/07/2017 – a partir das 08h 30min
Realização das entrevistas (em ordem de inscrição)

27/07/2017 – 14h
Reunião do Colegiado do Programa para homologação dos resultados do processo seletivo

27/07/2017 – 16h
Divulgação dos resultados

28/07/2017 – 9h
Reunião com os candidatos aprovados no processo seletivo

De 28/07/2017 a 11/08/2017
Período de matrícula dos candidatos aprovados

14/08/2017
Início das aulas.

3. INSCRIÇÕES

Para se inscrever no processo seletivo para o mestrado em Química na UFPR, o candidato deverá ter concluído o curso de graduação em Química, Engenharia Química, Farmácia ou outro relacionado à área da Química.

Os seguintes documentos (digitalizados) devem ser apresentados para a inscrição na página do SIGA/UFPR:

I –   Formulário de inscrição devidamente preenchido, conforme modelo disponível na página eletrônica do SIGA (ver link abaixo).

II – Cópia do diploma de curso de graduação reconhecido pelo MEC, ou do certificado de conclusão de curso, ou ainda declaração de estar cursando o último período do curso de graduação, emitida pela Coordenação do Curso ou pela Unidade de Registro Acadêmico da Instituição de origem.

III – Histórico escolar de curso de graduação reconhecido pelo MEC.

IV – Curriculum vitae devidamente comprovado, elaborado de acordo com as orientações do formulário que pode ser acessado através do link: Critérios para Análise dos Currículos do PPGQ/UFPR.

V – Uma foto atual, em formato quadrado 3×3, 4×4, …, NxN.

VI – Cópias da carteira de identidade, do CPF e, quando estrangeiro, da folha de identificação do passaporte.

A inscrição deverá ser feita exclusivamente por meio eletrônico e dentro do período especificado no calendário acima.

4. ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

Para ser admitido no curso de Mestrado Acadêmico do PPGQ, o candidato deverá se submeter a um Exame de Seleção cuja finalidade é avaliar o nível do seu conhecimento em Química. Os candidatos serão avaliados através de:

  1. uma prova escrita em Química,
  2. análise e pontuação do Curriculum vitae,
  3. uma entrevista.

A primeira etapa do processo seletivo para o mestrado tem caráter eliminatório e consistirá da aplicação e correção da prova escrita e da análise e pontuação do Curriculum vitae. Os candidatos que atingirem pontuação suficiente nesta etapa serão entrevistados pela Comissão Examinadora. Nesta etapa eliminatória, a nota parcial do candidato será composta pela média ponderada da nota da prova escrita, com peso de 60%, e da nota atribuída ao currículo, com peso de 40%.

Os candidatos que, na prova escrita, apresentarem nota zero em mais de uma das áreas especificadas no item II acima (físico-química, química analítica, química inorgânica ou química orgânica) serão considerados eliminados do processo seletivo.

Logo após a realização da primeira etapa do processo seletivo, a Comissão Examinadora divulgará a lista dos candidatos selecionados para a entrevista

 4.1. PROVA:

A prova escrita conterá questões fundamentais de Química, com abrangência, em proporções e pesos iguais, das áreas de físico-química, química analítica, química inorgânica e química orgânica, baseadas em programa e bibliografia determinados pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação e disponíveis nesta página (ver abaixo).

4.2. ANÁLISE DO CURRICULUM VITAE:

As atividades listadas no Curriculum vitae dos candidatos serão pontuadas de acordo com os “Critérios para Análise e Pontuação de Currículos” que podem ser acessados através do link: Critérios para Análise dos Currículos do PPGQ/UFPR.

Atividades não comprovadas não serão pontuadas.

 4.3. ENTREVISTA:

Durante a entrevista serão abordados conhecimentos gerais de Química, o histórico escolar e o curriculum vitae de cada candidato. Os candidatos que apresentarem média zero na entrevista serão considerados eliminados do processo seletivo.

4.4. CÁLCULO DA NOTA GLOBAL:

Os critérios e os procedimentos adotados no cálculo das médias finais dos candidatos no Processo Seletivo para o Mestrado Acadêmico do PPGQ estão descritos em detalhes no Anexo VII das Normas Internas do Programa (“Utilização da Planilha de Cálculo das Médias Finais para Admissão no Curso de Mestrado do PPGQ”).

Link para as Normas Internas do PPGQ/UFPR

A nota final do candidato no Exame de Seleção para o Mestrado será composta pela sua nota parcial, obtida a partir das notas da prova escrita e da análise de currículo (com peso de 90%), somada à nota atribuída ao candidato na entrevista (com peso de 10%).

Serão considerados pré-aprovados no Exame de Seleção os candidatos que obtiverem nota final igual ou superior a 7 (sete), numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), de acordo com os procedimentos descritos no Anexo VII.

Caberá ao Colegiado do PPGQ homologar e divulgar a lista de candidatos pré-aprovados no Processo Seletivo, a partir do parecer final emitido, por escrito, pela Comissão Examinadora.

O candidato pré-aprovado terá um prazo máximo de 15 (quinze) dias corridos, a contar da data de divulgação dos resultados pelo Colegiado, para a definição do seu orientador no PPGQ e para a realização da sua primeira matrícula. A carta de aceite do orientador é, portanto, documento necessário para a aprovação final no Processo Seletivo e, quando aplicável, para a indicação de bolsa para o aluno.

As vagas disponíveis serão preenchidas pelos candidatos habilitados, relacionados em ordem decrescente de nota final, respeitando o disposto acima quanto à definição do orientador e a realização da matrícula.

4.5. CLASSIFICAÇÃO PARA RECEBIMENTO DE BOLSA DE ESTUDOS:

Para fins de obtenção de bolsas de estudo institucionais, a classificação do aluno será feita em função da nota final obtida no processo seletivo,sendo que a indicação pela Coordenação para o recebimento de bolsa dependerá da definição do orientador e da realização da matrícula dentro do prazo especificado no calendário (item 2) acima.

Em caso de vacância de bolsa institucional no período compreendido entre dois exames de seleção, serão atendidos os alunos regularmente matriculados no PPGQ aprovados no processo seletivo imediatamente anterior ao período no qual a bolsa foi disponibilizada.

5. PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA (PROVA ESCRITA)

 5.1. ITENS DO PROGRAMA:

  • Configuração eletrônica de átomos e periodicidade. Propriedades periódicas e suas relações.
  • Ligação química: covalente, iônica e metálica.
  • Teorias de ligação química:
    ligação de valência (exemplificada para o carbono e outros átomos);
    repulsão de pares de elétrons de valência;
    campo cristalino;
    orbital molecular de sistemas diatômicos.
  • Interações intermoleculares: ligação de hidrogênio e interações de van der Waals.
  • Equilíbrio químico em solução aquosa.
  • Análise gravimétrica e titulométrica. Cálculos envolvendo equilíbrios de neutralização, precipitação, complexação e oxirredução.
  • Conformação, estereoquímica e acidez-basicidade de compostos orgânicos.
  • Noções de reatividade de compostos orgânicos.
  • Propriedades dos gases ideais.
  • Termodinâmica: sistemas, estados e energias; trabalho e calor; primeira e segunda leis da termodinâmica; entalpia, entropia e energia livre.
  • Fases e transições de fase.
  • Eletroquímica: reações redox; células galvânicas e eletrolíticas e equação de Nernst.
  • Cinética química: velocidade de reação e leis de velocidade.
  • Estruturas, fórmulas, nomenclatura e isomeria de compostos de coordenação.

  5.2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  • ATKINS, P.; LORETTA, J. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Tradução da 5ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2012.
  • KOTZ, J. C.; TREICHEL JR., P.M.; WEAVER, G. C. Química Geral e Reações Químicas, v. 1-2. Tradução da 6ª edição. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
  • ATKINS, P.; OVERTON, T.; ROURKE, J.; WELLER, M; ARMSTRONG, F. Química Inorgânica. Tradução da 4ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2008.
  • SKOOG, D. A.; WEST, D. M.; HOLLER, F. J. Fundamentos de Química Analítica. Tradução da 8ª edição. São Paulo: Thomson Learning, 2005.
  • GRAHAM SOLOMONS, T.W.; FRYHLE, C. B. Química Orgânica, v. 1-2. Tradução da 10ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
  • ATKINS, P.; PAULA, J. Físico-Química, Tradução da 8ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

6. LINK PARA A REALIZAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

SIGA/UFPR

ATENÇÃO:
Caso um mesmo candidato realize mais de uma inscrição (por qualquer motivo), somente a última delas será avaliada para fins de homologação. Portanto, os candidatos devem certificar-se de que a última inscrição esteja correta e dentro dos critérios do Edital do Processo Seletivo.

EDITAL DE SELEÇÃO 07/2017 – PPGQ

7. EXAMES ANTERIORES (MESTRADO)