Histórico

À esquerda, capa do primeiro anteprojeto de criação do curso de Mestrado em Química, datado de 1977. À direita, capa do livro comemorativo dos 60 anos da criação, ocorrida em 1938, do curso de graduação em Química da UFPR.

À esquerda, capa do primeiro anteprojeto de criação do curso de Mestrado em Química, datado de 1977. À direita, capa do livro comemorativo dos 60 anos da criação, ocorrida em 1938, do curso de graduação em Química da UFPR.

 

CONTEXTO HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO PROGRAMA

Mestrado em Química da UFPR foi autorizado a funcionar em 1991 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo sido implantado efetivamente em 1992 com apenas duas áreas de concentração: Química Inorgânica e Química Orgânica. A recomendação pela CAPES ocorreu em 1995, após a defesa do primeiro conjunto de dissertações. Em março de 1999, na sua 60ª reunião, o Colegiado do Programa aprovou um projeto de expansão, baseado na criação dos novos cursos de Doutorado e de Mestrado Profissional, bem como na expansão das áreas de concentração do Mestrado Acadêmico para incluir a Química Analítica e a Físico-Química. Nesse novo formato, o Programa de Pós-graduação em Química da UFPR (doravante PPGQ/UFPR), foi autorizado a funcionar pelo CEPE/UFPR a partir de abril do mesmo ano. A Resolução número 46/99 do CEPE, de 16/04/1999, aprovou o elenco expandido de disciplinas do Programa.

EVOLUÇÃO DO CONCEITO (NOTA CAPES)

Em setembro de 1999, o Conselho Técnico-Científico (CTC) da CAPES recomendou o PPGQ/UFPR nos seus dois níveis: Mestrado (modalidades Acadêmico e Profissional) e Doutorado, ambos nas quatro áreas de concentração da Química: Química Inorgânica, Química Orgânica, Química Analítica e Físico-Química. Naquela ocasião, a avaliação de desempenho realizada pela Agência conferiu ao Programa a nota 4 que, no triênio subsequente, foi elevada para 5. No período 2010-2012, a CAPES conferiu ao Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal do Paraná a nota 6,

Esta evolução altamente positiva veio consolidar os esforços despendidos pelos corpos docente e discente para melhorar a pesquisa e o ensino no nosso programa de pós-graduação. O resultado destes esforços, sempre pautado pelas recomendações da CAPES nos diversos documentos associados ao processo de avaliação continuada, conduziram em julho de 2017, avaliação relativa ao quadriênio 2013-2016, o PPGQ/UFPR a nota 7, colocandooprograma em uma posição de Excelência, sendo atualmente um dos melhores Programas de Pós-Graduação em Química do País.

No ano de 2017 o Programa celebrou 25 anos da sua implantação na UFPR e irá celebrar 30 anos em 2022.

Desde a sua criação o PPGQ/UFPR formou mais de 400 mestres e em torno de 250 doutores, e seus egressos vem atuando em centros de pesquisas, indústrias e em Universidades públicas e privadas brasileiras e estrangeiras nas diversas áreas da química.

Atualmente, o PPGQ/UFPR conta com 44 professores entre permanentes e colaboradores e no ano de 2021, 139 alunos estavam matriculados no programa.

Destaques do PPGQ-UFPR Quadriênio 2017-2020

 

Resultado da Avaliação Quadrienal 2017:

logo-avaliacao-quadrienal-horizontal