FAQ – CANDIDATOS ESTRANGEIROS AO MESTRADO E DOUTORADO EM QUÍMICA DA UFPR
.
1) Quais são os requisitos de admissão, para estudantes estrangeiros, no mestrado?
.
Há três possibilidades de admissão de estudantes estrangeiros no curso de mestrado em Química da UFPR:
.
1.1. No Processo Seletivo regular para o Mestrado em Química da UFPR, o exame de admissão ocorre duas vezes por ano, em fevereiro e em julho, de acordo com as informações que você
encontrará no link: http://www.prppg.ufpr.br/ppgquimica/admissao/mestrado/ ou na versão em inglês: http://www.prppg.ufpr.br/ppgquimica/en/admissao/mestrado/.
.
Nestas páginas você encontrará a lista de documentos necessários e os procedimentos de inscrição e seleção.
.
1.2. Para estudantes a serem admitidos via processos seletivos externos, como o PEC-PG e o TWAS, solicitamos o envio dos seguintes documentos (digitalizados) antes da possível emissão da carta de aceite:
.
I – Cópia (frente e verso) do diploma de curso de graduação, ou do certificado de conclusão de curso, ou ainda declaração de estar cursando o último período do curso de graduação, emitida
pela Coordenação do Curso ou pela Unidade de Registro Acadêmico da Instituição de origem.
II – Histórico escolar de curso de graduação, ou documento equivalente em que constem todas as menções/notas.
III – Carta de recomendação (duas) de professores, pesquisadores ou de pessoas de reconhecida competência na área de estudos do candidato.
IV – Curriculum vitae devidamente comprovado, elaborado de acordo com as orientações do link: http://www.prppg.ufpr.br/ppgquimica/wpcontent/uploads/2016/05/Criterios_analise_pontuacao_curriculos_Modelo_CV_Anexo3-Maio2016.pdf
V – Cópia de documento de identidade oficial com foto do candidato.
.
      Os documentos devem ser digitalizados diretamente a partir dos originais em português, espanhol ou inglês. Se emitidos em um destes idiomas, não há necessidade de tradução.
.
      Os documentos devem ser enviados, em formato PDF, para o endereço email cpgquim@ufpr.br com cópia para cpgquimicaufpr@gmail.com.
.
1.3. Estudantes latinoamericanos podem também solicitar bolsas através do Programa PAEC/OEAGCUB, de acordo com informações que podem ser obtidas através dos links:
http://www.dce.mre.gov.br/oportunidades/OI/OEA/PAEC.php
http://www.oas.org/en/scholarships/brazil.asp
.
2) Quais são os requisitos de admissão, para estudantes estrangeiros, no doutorado?
Há também três possibilidades de admissão de estudantes estrangeiros no curso de doutorado em Química da UFPR:
.
2.1. Processo Seletivo regular: as informações estão disponíveis no link:
http://www.prppg.ufpr.br/ppgquimica/admissao/doutorado/, ou, em inglês:
http://www.prppg.ufpr.br/ppgquimica/en/admissao/doutorado/
.
2.2. Programas PEC-PG, TWAS e PAEC/OEA-GCUB: os procedimentos são os mesmos descritos nos itens 1.2 e 1.3 acima.
.
3) Tenho interesse em me candidatar ao programa oficial de bolsas para estudantes estrangeiros do Governo brasileiro PEC-PG (Programa Estudante-Convênio Pós-Graduação), administrado pela CAPES, CNPq e Ministério de Relações Exteriores. Onde posso obter informações sobre esse Programa?
.
      No caso do mestrado pelo PEC-PG, as bolsas são oferecidas pelo CNPq. Para o doutorado, tanto a CAPES quanto o CNPq disponibilizam bolsas anualmente. O lançamento das chamadas
públicas pelo CNPq normalmente ocorre em junho/julho de cada ano, e pela CAPES em setembro.
Veja a página do Ministério das Relações Exteriores sobre o PEC-PG:
http://www.dce.mre.gov.br/PEC/PECPG.php
.
4) Para pleitear uma bolsa do PEC-PG ou TWAS, um dos requisitos é uma carta de aceitação da Instituição de Ensino Superior brasileira (IES) em nível de Mestrado e/ou Doutorado reconhecidos pela CAPES. Como posso obter este documento?
.
      Para que possamos analisar a possibilidade de emissão da carta de aceite, o candidato deve nos indicar a(s) linha(s) de pesquisa em que gostaria de atuar, para que, de posse dos documentos solicitados acima (item 1.2), possamos estabelecer um contato seu com possíveis orientadores.
.
      Verifique as nossas linhas de pesquisa nos seguintes links:
.
.
      Nos links acima você encontrará os nomes e os currículos dos possíveis orientadores, e assim poderá obter detalhes sobre a atuação científica de cada um deles.
.
     Em resumo, precisamos de que você defina a sua área de pesquisa e os nomes de possíveis orientadores do nosso corpo docente com quem poderemos colocá-lo(a) em contato para a discussão de um possível plano de trabalho.
.

                                                                       Foto: https://www.rawpixel.com/