Infraestrutura Física
.
Os laboratórios de pesquisa do PPGQ/UFPR ocupam uma área total (aproximada) de 1600 m2, distribuídos no Departamento de Química e no prédio de Síntese e Caracterização de Materiais, ambos situados no campus do Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba. Eles dispõem de uma vasta gama de equipamentos de pequeno e médio portes, de uso específico de cada linha de pesquisa.

 

                                                       Prédios do Departamento de Química (DQUI/UFPR)

 

                                                                     Um dos prédios do DQUI/UFPR

Cabe ressaltar a inauguração recente, ocorrida em julho/2015, do novo prédio de Síntese e Caracterização de Materiais, com área de aproximadamente 470 m2 e que abriga cinco grupos de pesquisa do PPGQ/UFPR. A construção do prédio foi financiada com recursos da FINEP/CT-INFRA, com complementação feita pela UFPR. Esta inauguração possibilitou uma redistribuição de espaço físico no prédio do Departamento de Química, acomodando melhor alguns grupos de pesquisa e liberando espaço físico de laboratório para docentes recém-contratados pelo Departamento.

                                               Prédio de Síntese e Caracterização de Materiais (à frente)

Deve também ser mencionado o esforço institucional dirigido nos últimos anos à reforma de parte do espaço físico do Departamento de Química, envolvendo laboratórios de pesquisa, salas de aula e de estudos (particularmente de pós-graduação) e gabinetes de professores do Departamento e do PPGQ/UFPR. Foram realizadas reformas no Laboratório Multiusuário de Equipamentos de Médio Porte, para acomodar novos equipamentos, e no Laboratório de Espectroscopia no Infravermelho.

Foi também providenciada a reforma do Laboratório de Espectroscopia de Ressonância Paramagnética Eletrônica (RPE), para reacomodar o equipamento já existente e permitir também a instalação do novo espectrômetro financiado pela FINEP. Esta movimentação ocorreu em paralelo às obras de adequação de espaço físico do Laboratório de Química Analítica Ambiental, localizado em sala contígua à dos espectrômetros de RPE. Na mesma linha, as reformas e a expansão dos Laboratórios de Polímeros Sintéticos, de Isolamento e Identificação de Semioquímicos, de Tecnologia Enzimática, de Química Teórica e Computacional, de Sensores Eletroquímicos e de Química de Fitobiomassa, estes com recursos de projetos financiados pela UFPR, pelo CNPq e pela FINEP, também são exemplos de melhoria da infraestrutura de pesquisa do Departamento e do PPGQ/UFPR.

Em 2013 e 2014, uma nova rodada de reformas possibilitou a instalação do Laboratório de Difratometria de Raios X de Monocristal da UFPR (recursos CAPES e FINEP), localizado nas dependências do Departamento de Química. Já em 2015 foi construído um novo espaço (30 m2) para a instalação da liquefatora de nitrogênio do DQUI/UFPR, que foi adquirida com recursos do projeto Pró-Equipamentos/CAPES 2013. Os recursos para a construção e a instalação elétrica foram disponibilizados pela UFPR.

O PPGQ/UFPR conta ainda com os serviços da Central de Produtos Químicos do Departamento de Química, instalada em prédio próprio de cerca de 600 m2, e projetada para o armazenamento e a manipulação adequados dos reagentes e solventes adquiridos para as atividades de ensino e pesquisa.

          Central de Produtos Químicos (à frente), ao lado do Prédio de Síntese e Caracterização de Materiais