Laboratório de Difratometria de Raios X de Monocristal (LabDRXM)

.

O DQUI/UFPR dispõe de um difratômetro de raios X de monocristal Bruker, modelo D8 Venture, adquirido com recursos do Programa Pró-Equipamentos da CAPES. Ele dispõe de goniômetro de quatro círculos tipo Kappa e duas fontes de raios X (cobre e molibdênio) para coleta de dados. A fonte de radiação Mo-K(alfa) é do tipo tubo selado, resfriada a água e, para isso, as instalações do LabDRXM/UFPR contam com um trocador de calor (chiller) dedicado. Já a fonte de cobre é do tipo microfoco e é resfriada a ar.

A configuração do difratômetro inclui também um detector shutterless do tipo CMOS (semicondutor de óxido metálico complementar) e um sistema de controle de temperatura na amostra (de 90 a 390 K).

.

Docentes responsáveis:

Prof. Eduardo Lemos de Sá

Profa. Jaísa Fernandes Soares

 

Servidores técnico-administrativos:

Francielli Sousa Santana

 

                                           Difratômetro de Raios X D8 Venture, para análise de monocristais

O Laboratório de DRX de Monocristal da UFPR foi instalado em 2013 e conta com uma área de 35 metros quadrados. O espaço é compartilhado com o Laboratório de Espectroscopia Eletrônica, que acomoda dois espectrofotômetros PERKIN ELMER modelos Lambda 650 (UV-VIS) e Lambda 1050 (UV-VIS-NIR). Estes últimos foram adquiridos com financiamento do Fundo Setorial de Infraestrutura (FINEP/CT-INFRA). Os equipamentos atendem a demanda interna do Departamento de Química da UFPR, bem como de diversas instituições de ensino e pesquisa da Região Sul.

.

Docentes responsáveis:

Profa. Giovana Gioppo Nunes

 

Servidores técnico-administrativos:

Franciane Silva Beltramin de Castro

 

                                                              Espectrofotômetro UV-VIS-NIR Lambda 1050