Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear (LabRMN)

.

A instalação do LabRMN-DQUI, que é um dos dois laboratórios do Centro de RMN da UFPR, foi financiada originalmente pelo PADCT-III, tendo recebido aporte posterior de recursos da FINEP através do Fundo Setorial de Infraestrutura (CT-INFRA).

O LabRMN/DQUI conta atualmente com dois espectrômetros Bruker (DPX 200 e AVANCE 400 MHz; 4,7 T e 9,4 T respectivamente). O equipamento de 400 MHz é equipado com sondas multinucleares (direta e inversa) e sonda para sólidos CPMAS 4 mm, além de sistemas de gradiente de campo e de controle de temperatura.

O LabRMN/DQUI ocupa uma área de 90 metros quadrados, climatizada e com segurança monitorada. O Centro de RMN da UFPR conta também com um espectrômetro Bruker Ascendde 600 MHz, que se encontra instalado no Departamento de Bioquímica; o seu uso é compartilhado entre os dois Programas de Pós-graduação. Em 2016 o Centro de RMN recebeu também um espectrômetro Bruker de 800 MHz, doado pela Universidade Nacional da Austrália, que está atualmente aguardando instalação. Esse é o primeiro espectrômetro de ressonância magnética nuclear de 800 MHz da Região Sul do Brasil.

 

Docentes responsáveis:

Prof. Andersson Barison – DQUI/UFPR

Prof. Daniel da Silveira Rampon – DQUI/UFPR

Prof. Guilherme Lanzi Sassaki – Departamento de Bioquímica/UFPR

 

Servidores técnico-administrativos:

Ana Caroline Quallio Marques – DQUI/UFPR

Arquimedes Paixão de Santana Filho – Departamento de Bioquímica/UFPR

Grazielli da Rocha – DQUI/UFPR

 

                                                           Espectrômetro de RMN Avance 400 MHz (9,4 T)

 

                                                          Espectrômetro de RMN Ascend 600 MHz (14,1 T)