Infraestrutura

Além de toda a infraestrutura própria da Universidade Federal do Paraná, o curso conta com uma secretaria própria, localizada no 6º andar da maternidade do Hospital de Clínicas (HC) da UFPR.

Laboratórios:

Estrutura Própria

1 – Laboratório de Pesquisa Clinica, localizado no 4º andar do anexo 01 do Hospital de Clinicas, anexo este com 6 pavimentos destinados exclusivamente ao Departamento de Tocoginecologia, dotado de requisitos básicos para coleta, separação e estocagem de material a ser utilizado em projetos de pesquisador, com área de cerca de aproximadamente 70 m² contendo freezer, geladeira, centrifuga e bancada com vidraria básica;
2 – Consultório dotado de material para exame ginecológico e videocolposcopia, localizado no térreo da maternidade;
3 – Sala de reuniões e monitorização de projetos com atendimento de alunos, localizado no 6º andar da maternidade;
4 – Centro Obstétrico Cirúrgico (COC) / Laboratório de Cirurgia Tocoginecologia, localizado no 1º andar da maternidade, constituído de 3 salas de cirurgia ginecológica e 2 salas de cirurgia obstétrica além de espaço destinado a acompanhamento de trabalhos de parto e recuperação de pacientes pós-operadas entre outras dependências administrativas;
5 – Laboratório de Informática para os alunos Programa de pós-graduação, localizado no 6º andar da maternidade, constituído de sala com cerca de 30 m² com computadores e estações de trabalho;
6 – Setor de medicina Fetal e Gestação de Alto Risco, localizada no 2º andar da maternidade, com área de aproximadamente 90m² dotado de secretaria, sala de semi UTI para observação de pacientes, 2 salas de ecografias e procedimentos de medicina fetal, sala de atendimento de alunos da pós-graduação e sala de reuniões.
7 – Setor de Mastologia, anexo a maternidade, com aproximadamente 300m², contendo secretaria e salas de reuniões, constituído de aparelhos mamografia, ecografia, estereotaxia;
8 – Hospital Maternidade Vitor Ferreira do Amaral, fundado em 05 de agosto 1914, é uma maternidade de atendimento ao baixo risco obstétrico, com área construída de 3.188,40 m², atendendo em média 2.112 pacientes mês; possui 03 consultórios no pronto atendimento; 04 consultórios no ambulatório, 01 laboratório, 42 Leitos de obstetrícia e 10 Leitos na neonatologia.

Estruturas compartilhadas
1 – Laboratório de Imunogenética, compartilhado com o Departamento de Genética do Setor de Ciências Biológicas da UFPR;
2 – Laboratório de Biologia Molecular em Doenças infecciosas, compartilhado com os demais departamentos do Setor de Ciências da Saúde;
3 – Laboratório de Informática do Setor de Ciências da Saúde

Biblioteca:

O Sistema de Bibliotecas da UFPR (SIBI/UFPR) é composto por quinze bibliotecas: uma sede administrativa (Biblioteca Central), treze bibliotecas universitárias e uma de ensino médio e profissionalizante. As bibliotecas estão distribuídas em diferentes áreas geográficas no estado do Paraná, sendo doze no Município de Curitiba, uma em Palotina, uma em Pontal do Paraná e uma Matinhos.

O acervo do Sistema de Bibliotecas da UFPR, segundo relatório de 2011, é de 369.437 títulos, 548.802 exemplares, 44.924 de outros materiais (CD-ROM, DVD, Fitas de vídeo e cassete, folhetos, mapas, testes psicológicos, partituras, slides, filmes, gravuras, apostilas, fotografias) e 24.279 periódicos. Sendo que destes a Biblioteca do Setor de Saúde é composta, de 21.590 títulos, 31.644 exemplares, 3.038 de outros materiais (CD-ROM, DVD, Fitas de vídeo e cassete, folhetos, mapas, testes psicológicos, partituras, slides, filmes, gravuras, apostilas, fotografias) e 1.653 periódicos. A área física da Biblioteca é de 488m² sendo 180m² destinado à leitura e circulação do usuário e disponibiliza 8 computadores para os usuários realizarem suas pesquisas. Está localizada no 1º. andar do prédio do Setor de Ciências da Saúde. Funciona das 07h00m às 19h45m de segunda a sexta e no sábado das 08h00m às 12h00m. Possui em seu quadro efetivo de pessoal 4 bibliotecários, 6 técnicos administrativos, 6 bolsistas do ensino de graduação e 2 Bolsas Sênior. A coleção de Periódicos é formada por títulos impressos e online. Os periódicos impressos retrospectivos e correntes são recebidos através de assinaturas e do serviço de doação e permuta entre instituições nacionais e estrangeiras, totalizando 24.279 títulos. Base de dados e fontes bibliográficas online: são disponibilizados via Portal de Periódicos da CAPES, acessados em toda a UFPR e via proxy da universidade através de conexão doméstica usando como senha o e-mail do aluno com a extensão @ufpr.

Também é disponibilizado , através do portal eletrônico da UFPR, acesso ao Repositório Institucional Digital da UFPR: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, contendo toda a produção de teses e dissertações defendidas na UFPR em formato eletrônico com texto completo a partir de 2004 e anterior a esta data em processo de digitalização. Permite uma maior visibilidade e controle da produção científica da UFPR, ao mesmo tempo em que facilita o acesso à informação de toda a produção científica realizado pelos alunos de pós-graduação Scrictu Senso nos diversos cursos ofertados pela UFPR.

A Biblioteca também mantém a base de dados sobre a produção científica dos professores do curso de medicina, o qual esta disponível na página do Setor de Saúde.
As bases de dados que a biblioteca orienta para a pós- graduação são: Portal da BVS, PubMed; Base UpToDate, Web of Science, Scorpus e gerenciador de referências bibliográficas o EndNote web.

Por último, a UFPR dispõe da licença de utilização do software UpToDate, ferramenta de atualização médica baseada em evidencias clinicas que proporciona ao médico/profissional da saúde uma resposta a sua duvida clinica na hora e momento do tratamento do paciente.