Linhas de Pesquisa

Endocrinologia em Ginecologia e Obstetrícia

Esta linha de pesquisa tem como objetivo estudar, de forma fundamentada, a função endócrina do aparelho reprodutor feminino desde a produção dos hormônios sexuais, sua metabolização, suas interações e ações fisiológicas ligadas à reprodução ou a outros sistemas.
Aspectos relacionados à função reprodutiva e sua epidemiologia, fisiopatologia, etiologia das principais patologias do sistema endócrino – reprodutor feminino serão abordadas. Ênfase específica para situações de saúde pública como a contracepção nas diferentes etapas do desenvolvimento da mulher assim como a saúde feminina no climatério abordando temas de extrema relevância como osteoporose, doenças cardiovasculares, sua inter-relação com a terapia hormonal e suas indicações.
Objetiva-se estudar a saúde reprodutiva de modo a contemplar os diferentes aspectos da saúde global da mulher tendo em vista a responsabilidade dos profissionais de saúde, especialmente o ginecologista, em abordar clinicamente os principais fatores de risco para doenças crônicas, identificá-los e proporcionar seu correto acompanhamento.

Infecções em Ginecologia e Obstetrícia

Destaca o estudo da epidemiologia, fisiopatologia, etiopatogenia e principais impactos dos processos infecciosos ocorrentes no organismo feminino dentro o fora do ciclo grávido – puerperal.
A linha de pesquisa tem ampla abrangência de estudo, incluindo os incidentes durante a gestação, suas consequências à gestante ou ao seu concepto na área da Obstetrícia, até o estudo das infecções e sua relação com o processo oncogênico incluindo a Oncologia Ginecológica nesta linha.
O objeto de estudo da linha de pesquisa traz aplicação prática na área de saúde da mulher, consoante as diretrizes governamentais, uma vez que as infecções em Ginecologia e Obstetrícia tem relação direta com o principais problemas de saúde publica relacionados com a saúde do organismo feminino.