Solicitação de Defesa da Dissertação

Para a Defesa do Mestrado, siga os passos a seguir:

1. Após ler os procedimentos/regras abaixo, preencher o “Formulário para Aprovação de Banca de Qualificação-Defesa”, disponível na “Área do Aluno” no site www.pgtoco.ufpr.br .
  2. Enviar o formulário preenchido para o e-mail pgtoco@ufpr.br (desde que já cumpridas todas as exigências e créditos do programa).
  3. Após confirmação do aceite da banca por parte da coordenação da PGTOCO, procede-se o convite aos membros da banca. O convite é feito pelo discente e/ou orientador.

Leia atentamente os procedimentos/regras abaixo:

1. O preenchimento e envio do formulário deverá ser feito com antecedência mínima de 30 dias da data da defesa.
  2. A banca de defesa deve ser submetida à aprovação da Coordenação antes de ser feito o convite aos participantes. Caso o convite seja feito antecipadamente e a banca não for aprovada, cabe ao discente e/ou orientador “desconvidar”.
  3. O discente e/ou orientador, após aprovação da Coordenação da PGTOCO, responsabiliza-se pelo convite aos membros da banca.
  4. O discente responsabiliza-se pela entrega/envio das cópias impressas da dissertação aos membros da banca, pelo menos 15 (quinze) dias antes da data da defesa. As cópias da dissertação deverão estar acompanhadas de um artigo referente à dissertação ou parte dela. O artigo deverá estar estruturado para envio para publicação conforme norma da revista escolhida (apenas revistas B2 ou maior na área de Medicina III da CAPES).
  5. Deve-se observar o número de 3 (três) examinadores e 1 (um) suplente para a composição da banca. A banca deverá ser composta, minimamente, por 2 (dois) membros da PGTOCO, por 1 (um) examinador externo e 1 (um) suplente examinador externo. Sugere-se que o examinador externo seja, caso possível, membro de um programa de pós-graduação da área Medicina III da CAPES.
  6. Junto com a dissertação, o discente deverá entregar aos membro da banca uma “carta convite” assinada pela Coordenação da PGTOCO. A “carta convite” estará disponível para retirada na secretaria da PGTOCO (após aprovação da banca por parte da coordenação do programa).
  7. Na banca de defesa da dissertação, o orientador é membro nato e atuará como presidente da banca examinadora, podendo ser substituído nesta posição pelo co-orientador, por membro do comitê de orientação ou por representante designado pelo Colegiado do Programa.
  8. Conforme procedimentos pós-defesa, o aluno tem até 60 dias,após a defesa, para entregar a versão final corrigida na Secretaria da PGTOCO, juntamente com a comprovação da submissão do artigo da dissertação ou parte dela. A não observância dessas obrigações acarreta o desligamento do aluno do Programa sem a homologação da titulação.
  9. O formulário deverá ser preenchido e enviado para o e-mail da PGTOCO: pgtoco@ufpr.br
  10. Atenção!Todos os campos do Formulário devem ser preenchidos, contemplando todos os dados de todos os membros. A não observância desta exigência acarreta a devolução do formulário, uma vez que a secretaria não tem como registrar/formalizar a referida banca.

Formulário para Aprovação de Banca de Qualificação-Defesa