Ajuste e Reformulação Curricular: procedimentos conforme 32/17-CEPE

Atenção: agora, as solicitações de ajuste e reformulação curricular (linhas de pesquisa) deverão ser encaminhadas via SIGA. As solicitações de reformulação (áreas de concentração) continuarão a ser encaminhadas via SEI para a unidade UFPR/R/PRPPG/CPGSS.

Para realizar ajuste ou reformulação curricular, é preciso observar o disposto no Art. 20 da Resolução 32/17 CEPE  (destacado abaixo, grifo nosso):

Art. 20 Os currículos inicialmente aprovados poderão ser aperfeiçoados através de duas modalidades:

I- reformulação curricular, que compreende um processo amplo de reestruturação curricular, especialmente no que concerne a mudanças, supressão ou criação de linhas de pesquisa/atuação e disciplinas; e

II- ajuste curricular, que consiste em pequenas modificações, restritas à criação, supressão ou ajustes de conteúdo e/ou carga horária em disciplinas;

1º Os ajustes curriculares deverão ser justificados, acompanhados de ata de aprovação do Colegiado e submetidos à apreciação da PRPPG.

2º Nos casos de reformulação curricular o PPG deverá encaminhar os termos de ajuste das normas internas à PRPPG que, após sua aprovação, encaminhará ao CEPE.

3º A reformulação ou ajuste curricular, uma vez aprovada pela PRPPG, e pelo CEPE quando for o caso, entrará em vigor no semestre letivo seguinte ao de sua aprovação.

• Sendo assim, é preciso que o programa verifique se pretende proceder com reformulação curricular ou ajuste curricular e, após definir sua necessidade, seguir os procedimentos abaixo discriminados.

*atualizado até 08/09/2020. disponível em: http://www.prppg.ufpr.br/site/portarias/

Ver fluxograma do processo

A partir de 01/10/2018, todas as solicitações de ajuste curricular são feitas via SIGA. Acesse aqui  tutorial de como solicitar ajuste curricular no SIGA no sistema (lembrando que, para ajuste curricular, não é possível alterar nem criar linhas de pesquisa ou áreas de concentração).

A título de exemplo, modelo de grade curricular estruturada:

Pontos importantes que devem ser observados para a elaboração da nova grade curricular:

• Atualizar as bibliografias de todas as disciplinas (alteradas ou não), com referências recentes – a pertinência, qualidade e atualização das bibliografias são valorizadas  pela avaliação da CAPES; entre 12 a 15 referências atuais contendo expressiva parcela publicada nos últimos 5 anos; uma parcela das referências deverá ser composta por artigos atuais que revelam a contemporaneidade e atualidade dos conhecimentos abordados
  • Ementa deverá descrever o propósito e o foco da disciplina. Delimitar a abordagem da disciplina. A ementa não consiste em lista de conteúdos. (Exemplo: “Aprofundamento prático e desenvolvimento dos tópicos fundamentais para a análise, interpretação e modelação de sistemas biológicos relacionados e aplicados ao movimento humano.”). Veja o Indicativo para elaboração de ementas.
  • Formação em docência: para os programas de pós-graduação acadêmicos, quando a proposta incluir a formação de docentes no perfil de egressos, a obrigatoriedade da prática de docência trata-se de uma questão de coerência com o objetivo do PPG.

Recomenda-se que os PPGs mantenham informações em inglês de todos os títulos e ementas de todas as disciplinas em campo específico no SIGA. A atualização pode ser feita a qualquer momento, independente de solicitação de ajuste curricular. Para atualizar essas informações no SIGA basta:

1. Acessar o menu disciplinas>visualizar ativas, clicar no nome da disciplina e depois na aba “dados em inglês”;
  2. Inserir as informações em inglês: nome da disciplina e ementa. No campo bibliografia basta copiar os dados já existentes;
  3. Após, clicar em Salvar.

ALTERAÇÃO DE ÁREA DE CONCENTRAÇÃO (VIA SEI – versão via SIGA indisponível)

Ver fluxograma do processo

• As solicitações de reformulação curricular que envolvem alteração de áreas de concentração devem ser encaminhadas via SEI para a unidade UFPR/R/PRPPG/CPGSS:
    • Tipo de processo: Pós-Graduação: reformulação curricular
    • Destinatário: UFPR/R/PRPPG/CPGSS
    • Usar como modelo o SEI 23075.047803/2020-10
  • Inserir Ofício constando no mínimo as seguintes informações:

1. Nome do Programa de Pós-graduação
    2. Tipo de alteração feita na Área de concentração
    3. Linha(s) de Pesquisa(s): (haverá alterações? Sim ou não? De que tipo?)
    4. Justificativas e impactos esperados no PPG
    5. Ata(s) do colegiado aprovando a solicitação de reformulação

• Caso envolva apenas alteração em linhas de pesquisa, solicitar via SIGA, como informado mais abaixo.

A título de exemplo, modelo de áreas/linhas estruturado: