[google-translator]

Menu

APCN 2018

Propostas de cursos novos de mestrado e doutorado (APCN) 2018

Ofício Circular 01/2018 

 DOCUMENTOS IMPORTANTES

Para subsidiar a estruturação da proposta é importante que o coordenador da proposta familiarize-se com os seguintes documentos:

  • Manual de APCN (disponível em https://goo.gl/uKt5xd)
  • Seminário da CAPES sobre como elaborar APCN (disponível em https://goo.gl/3AHVq1)
  • Perguntas frequentes sobre APCN da CAPES (disponível em https://goo.gl/T924o4)
  • Documento de área (disponível em http://capes.gov.br/avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao)
  • Relatório da avaliação quadrienal da área (disponível em http://capes.gov.br/avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao)
  • Critérios de APCN da área (disponível em http://capes.gov.br/avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao)

 

Além da proposta e da documentação constante à Portaria 161/2017-CAPES é imprescindível que o coordenador do projeto apresente a anuência formal dos Conselhos Setoriais. 

Vale ressaltar que a chancela da proposta de curso novo representa o compromisso da instituição com a garantia de infraestrutura e o financiamento necessário e, portanto, é vedada a utilização de ad referendum para este documento. A data limite para envio da anuência do Conselho Setorial à proposta de curso novo é 23/04/2018.

*Todos os campos do modelo de apresentação deverão ser preenchidos para permitir uma rápida visualização dos principais elementos da proposta pela PRPPG e pelos avaliadores externos. No campo “anotações” de cada slide estão algumas recomendações pontuais sobre o tópico. Caso não haja informação referente a algum dos tópicos mencionados na apresentação, o proponente deverá escrever “não se aplica” ou “não há informação”.

 

FICHAS DE AVALIAÇÃO

Aos programas que foram avaliados na última quadrienal:

As fichas com os pareceres das áreas e do CTC-ES, assim como os relatórios de avaliação, podem ser acessados a partir do dia 20 de setembro, com a senha de acesso do coordenador do PPG da Plataforma Sucupira (sucupira.capes.gov.br) pelos coordenadores de programa. Os relatórios de avaliação também podem ser consultados nas páginas das áreas em: www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao.

 

APCN 2017 – Propostas declinadas e submetidas em 2017

Comunicado enviado pela CAPES à PRPPG em 01/02/2018:

“Informamos que as propostas submetidas em 2017 serão analisadas concomitantemente às propostas a serem submetidas em 2018, isto é, serão analisadas pelas mesmas comissões de área durante as mesmas reuniões, com divulgação de resultados a partir de outubro de 2018.

Tal situação se deve ao volume maior de atividades da Diretoria de Avaliação e das comissões de Área referente à Avaliação Quadrienal 2017 e à renovação do quadro de Coordenadores de Área de Avaliação em 2018.

Aos cursos que tiveram proposta declinada, ressaltamos que a Plataforma Sucupira possibilita o aproveitamento de proposta já preenchida no APCN 2017 e anteriores, conforme o Manual do usuário: “APCN -Apresentação de propostas para cursos novos” na página 6.”

 

 

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação