[google-translator]

Menu

[Disciplina Transversal] Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica 2018.1


[ACESSO REMOTO] Para o acesso remoto à Disciplina Transversal de Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica, copie e cole o seguinte endereço em seu navegador: http://200.17.247.224
Certifique-se de garantir conexão de alta velocidade, preferencialmente através de cabeamento (evitando utilizar redes sem fio).

 

[AULAS ANTERIORES] Para alunos matriculados na modalidade remota é necessário assistir as aulas no mesmo horário da modalidade presencial. Entretanto, as aulas ministradas no semestre anterior são gravadas, editadas e publicadas no Canal da PRPPG no Youtube.

Clique aqui para acessar as aulas disponíveis.

Atenção: alunos da modalidade remota devem acompanhar a aula durante o dia e horário da aula presencial para garantir seu registro de presença e o acesso ao Moodle para desenvolvimento das atividades didáticas.

 

[CANCELAMENTO DE MATRÍCULA] O pedido de cancelamento de matrícula deve ser feito EXCLUSIVAMENTE pelo discente através do SIGA até a data limite de 50% do total de aulas. Limite para cancelamento de matrículas 2018.1: 16/05/2018.

 

[DÚVIDAS FREQUENTES] Para acessar as respostas para as dúvidas frequentes referentes à Disciplina Transversal Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica, copie e cole o seguinte endereço em seu navegador: https://goo.gl/VuMorP

 

Dúvidas: transversal@ufpr.br


Atualização: 04.04.2018

 

[PRESENÇA] A universidade experimentou sérios problemas com sua rede de dados – os quais são alheios a nossa vontade. Os esforços da equipe do CCE permitiram que o sistema fosse retomado na metade/final da tarde. Desta forma a frequência não será contabilizada na data de 04/04/2018. Esperamos que todas as atividades estejam restabelecidas nos próximos encontros.

 

[PROBLEMAS DE ACESSO / CHAMADA] Entre em contato com o programa de pós-graduação a que está matriculado/credenciado: o próprio PPG abrirá um chamado no SIGA explicando  o problema e solicitando a regularização.

 


Acesso à modalidade remota

Para o acesso remoto à Disciplina Transversal de Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica, copie e cole o seguinte endereço em seu navegador: http://200.17.247.224
Certifique-se de garantir conexão de alta velocidade, preferencialmente através de cabeamento (evitando utilizar wifi).

Acesse abaixo as respostas para as dúvidas frequentes referentes à Disciplina Transversal Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica.

 


AJUSTE DE MATRÍCULA

Para solicitações de ajuste de matrícula na Disciplina Transversal de Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica, mudança de modalidade (presencial para remota ou vice-versa),  cancelamento, ou inscrição tardia para eventuais vagas remanescentes, preencha sua solicitação EXCLUSIVAMENTE através do link: https://goo.gl/forms/MqqxY0jYPppSEjP63.

O ajuste de matrícula acontecerá até o dia 27/03/2018. A equipe técnica do SIGA verificará a possibilidade de atender as demandas. Você receberá uma mensagem com a cópia de sua solicitação no e-mail cadastrado. Após, todos serão comunicados do deferimento ou indeferimento de sua solicitação através do e-mail cadastrado no formulário.
Dúvidas: transversal@ufpr.br

COMUNICADO 21.03.2018

Como vários inscritos tiveram dificuldade de acesso, recomendamos que os interessados compareçam no primeiro dia da disciplina independente da modalidade (ou seja, inclusive os alunos que optaram pela modalidade remota), para garantir a matrícula e regularizar seus acessos com o auxílio da equipe técnica. Entretanto, o não comparecimento não significa que perderão a vaga.

Alunos da modalidade remota de campus fora de Curitiba (Palotina, CEM, etc), estão dispensados deste comparecimento.

Aula inaugural: 21 de março de 2018 (quarta-feira) das 14h as 18h

Local: Auditório Professor Ulysses de Campos – Setor de Ciências Sociais Aplicadas (Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 – Campus Botânico)

Dúvidas: transversal@ufpr.br


Acesse aqui o cronograma previsto para as aulas:

[Cronograma ] Disciplina Transversal Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica

 


Acesse aqui as respostas para as Dúvidas frequentes sobre Disciplina transversal de Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica:

[Dúvidas frequentes] Disciplina transversal de Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica

 


Acesse aqui a notícia completa:

 


 

            Em 2017, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) lançou, com bastante sucesso, a primeira disciplina transversal denominada Escrita Científica em Língua Inglesa que pertence a um conjunto de disciplinas comuns a vários programas de pós-graduação.

            Em 2018, a PRPPG continuará a ofertar outras disciplinas desta mesma natureza. A disciplina de Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica será ofertada no primeiro semestre de 2018, conforme detalhamento abaixo. O programa da disciplina foi elaborado para melhorar a interdisciplinaridade, ajudar na preparação dos pós-graduandos da UFPR para melhor entendimento de ferramentas de análise e conhecimentos que possam contribuir para uma sólida formação científica-metodológica.

            O programa desta disciplina objetiva promover o pensar acadêmico formativo que possa auxiliar no entendimento de conceitos voltados para a resolução de questões de pesquisa sem, no entanto, fornecer solução e análise direta de projetos individuais de pesquisa. O Departamento de Estatística fornece projetos de suporte aos estudos dos pós-graduandos para aqueles que desejem apoio específico, o que está além dos objetivos desta disciplina transversal. O curso será coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Justiniano Ribeiro Junior, do Departamento de Estatística da UFPR e Coordenador do LEG – Laboratório de Estatística e Geoinformação. O curso contará ainda com participação de outros docentes e convidados.

Como fazer a inscrição

            Para participar, os alunos regularmente matriculados nos programas de pós-graduação deverão efetuar sua inscrição exclusivamente no sistema SIGA (portal do aluno), de acordo com o calendário e diretrizes abaixo.

            O aluno regularmente matriculado à pós-graduação que quiser cursar a disciplina deverá acessar o portal do aluno, observar as ”disciplinas disponíveis” e selecionar a disciplina de interesse, solicitando a matrícula.

            O docente credenciado na pós-graduação que tiver interesse em se inscrever como aluno desta disciplina, deverá acessar o portal do SIGA no menu ”Disciplinas”.

 

Disciplina Transversal: Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica

Público alvo: alunos regularmente matriculados na pós-graduação e docentes credenciados na pós-graduação da UFPR

Vagas na modalidade presencial: 200 vagas

Vagas na modalidade remota: 200 vagas

Inscrições (por ordem de inscrição): de 7 a 16 de março

Homologação das inscrições: 19 de março

Início das aulas: 21 de março

Duração: 21/03 a 11/07/2018 (tardes de quarta-feira, das 14h as 18h)

Local: Auditório Professor Ulysses de Campos, Setor de Ciências Sociais aplicadas, Campus Botânico.

Requisitos: Para a execução das atividades presenciais da disciplina e avaliação, os alunos deverão levar notebook, pads ou celular. Os alunos que optarem pela modalidade remota deverão garantir uma boa velocidade de acesso (na fase de inscrição serão fornecidos parâmetros).

ATENÇÃO: Após a homologação da inscrição não haverá possibilidade de troca de modalidade na disciplina (remota / presencial).

 

 

Métodos estatísticos em pesquisa científica

            O uso de métodos estatísticos é largamente disseminado nas diversas áreas do conhecimento científico. A avaliação de chances e riscos, a sumarização de dados, desde esparsos a abundantes, e a modelagem de estruturas que possam explicar o comportamento de observações e estimar estados de sistemas, são elementos frequentemente necessários nos processos de pesquisa científica. Soma-se ainda o reconhecimento da existência e necessidade de quantificação de incertezas em resultados baseados em análises de dados.

            Desta forma, métodos estatísticos, fundamentados em conceitos de probabilidades, constituem importante ferramental no trabalho de pesquisadores. Uma série de métodos e procedimentos tiveram uso consagrado nas últimas décadas. O desenvolvimento de ambientes computacionais em muito contribuiu para a disseminação do conhecimento e uso das metodologias. A capacidade de processamento e os aprofundamentos das questões e especificidades em cada área também estimulou mais recentemente um desenvolvimento acelerado e, muitas vezes, especializado em certas áreas, das metodologias. Neste contexto a simples adoção, como em um receituário, de um ou outro método para conduzir análises torna-se, muitas vezes, insuficiente.

            A proposta do curso é oferecer a alunos de pós-graduação da UPFR como um todo uma apresentação de tópicos fundamentais da área com ênfase na interpretação e intuição para os conceitos e métodos.

            Sem focar em nenhuma área específica do conhecimento, senão para exemplos ilustrativos, busca-se promover um ambiente de interação e debate entre os participantes. Combina-se a apresentação de conceitos fundamentais com a discussão de situações problemas, por vezes envolvendo procedimentos especializados. Em tais casos a discussão dos métodos em questão é feita sem ênfase nos aspectos técnicos, mas priorizando a ilustração de como o “pensamento estatístico” contribui para a qualificar discussões e com o aprendizado a partir de dados nos contextos considerados.

 

 

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação