[Planejamento] PRPPG orienta planejamento estratégico dos programas stricto sensu

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Coordenadoria de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (CPGSS),  promove um processo para acompanhar e orientar os programas de pós-graduação no preenchimento de relatórios da Plataforma Sucupira.

A avaliação quadrienal feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está em fase de transição e passou a observar critérios multidimensionais como os impactos social, econômico e educacional dos programas, além do acompanhamento de egressos. Para que os 91 programas de pós-graduação da UFPR possam desenvolver seus planejamentos individuais, a CPGSS disponibiliza materiais de apoio, oficinas e palestras que subsidiarão a adaptação a esse novo formato de avaliação.

As ações acontecerão em dois eixos: desenvolvimento do planejamento estratégico de todos os programas de pós-graduação e orientação para a apresentação do relatório final da avaliação quadrienal da Capes, que define a nota dos programas. “A ideia é fornecer instrumentos para que os programas reportem suas atividades e tenham regimentos padronizados que demonstrem excelência, buscando relatórios mais detalhados para melhores avaliações. Por isso promoveremos discussões com pessoas altamente qualificadas que discutirão temas relevantes como qualis referência, critérios que caracterizam pesquisas de excelência, entre outros”, explica o coordenador André Luiz Rodacki.

As atividades – destinadas a gestores, docentes e discentes – incluem oficinas e palestras abordando visibilidade e excelência da pós-graduação e acontecerão em dias específicos dos meses de agosto e setembro, conforme programação abaixo. As reuniões com gestores serão realizadas e arquivadas na plataforma Teams e os eventos abertos à comunidade serão transmitidos pelo canal da CPGSS no YouTube.

Fonte: SUCOM UFPR