Coalizão UFPR pela Década dos Oceanos estreia programa no Youtube com edição ao vivo

Estréia, na quarta-feira (26), às 19h30, no Youtube, o programa Coalizão UFPR pela Década dos Oceanos, iniciativa da universidade para unir, em rede, pesquisadores que estudem ou queiram estudar objetos relacionados ao mar ao longo dos próximos anos. A ação se alinha à proposta global da Organização das Nações Unidades, via Unesco, de promover a Década da Ciência Oceânica entre 2021 e 2030.

A largada da universidade consiste em mapear pesquisadores que possam integrar esta rede e planejar ações de ensino, pesquisa e extensão que fomentem uma cultura oceânica. As ações começam pelo preenchimento de um formulário online e vão se constituir à medida que a rede for se formando. “Como grandes marinheiros, nos lançamos ao mar para vencer importantes desafios: atar nós, pessoas, ideias, projetos, conteúdos e iniciativas para promover a adesão à Década da Ciência Oceânica, fortalecendo a interface sociedade-academia-políticas públicas”, diz o texto convite enviado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

O programa #01 da Coalizão será transmitido ao vivo, com apresentadora e convidados interagindo a distância. A temáticaOs desafios para o oceano que queremos e a ciência que precisamos” está alinhada à proposta da Unesco de levar a ciência a um papel de destaque na busca pela sustentabilidade e por um oceano limpo, saudável, resiliente, previsível, seguro, produtivo, sustentável e transparente no que se refere a dados e informações.

Mais informações: https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/coalizao-ufpr-pela-decada-dos-oceanos-estreia-programa-no-youtube-com-edicao-ao-vivo/