[Guia de Fontes @UFPR] Divulgação científica e transparência acadêmica

O Guia de Fontes @UFPR foi desenvolvido com objetivo de dar acesso à imprensa e à sociedade em geral a informações sobre as especialidades de pesquisadores brasileiros. Com a plataforma, além de facilitar o trabalho jornalístico e promover a produção de conteúdo de qualidade, pretende-se a divulgação científica e a transparência acadêmica.

Os dados do Guia provêm do Currículo Lattes e de outras bases institucionais sobre as atividades de pesquisa e vínculo organizacional dos pesquisadores. O resultado das buscas reflete as áreas e linhas de pesquisa, bem como as palavras-chave mais frequentes nos currículos.

A partir do Guia, jornalistas podem entrar em contato e promover entrevistas visando obter comentários de cientistas para temas abordados em notícias, reportagens e outros conteúdos veiculados na mídia.

Iniciativa da Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural, em parceria com a Superintendência de Comunicação e Marketing da Universidade Federal do Paraná, o Guia de Fontes é um software livre, podendo ser utilizado e aprimorado pela comunidade acadêmica e de desenvolvimento de software.