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ESCRITA ACADÊMICA EM INGLÊS 2021.2


 

Disciplina Transversal  Escrita Acadêmica em Inglês 
Sigla no SIGA  PRPPG 7000 
Oferta  Segundo semestre de 2021 
Dia da semana  Quinta-feira 
Horário  Das 9 h às 11 h 
Local  As aulas devem ser acompanhadas remotamente AO VIVO através de link que será disponibilizado aos matriculados. 
Inscrições  14/07/2021 à 04/08/2021 

Alunos UFPR: As inscrições devem ser realizadas via portal do aluno no SIGA. 

Alunos de instituições parceiras: Vide instruções aqui. 

Previsão de início das aulas  19/08/2021 
Previsão de fim das aulas  11/11/2021 
Total de encontros previstos  12 
Carga horária*  60h (4 créditos*)
Professor responsável  Ronald Barry Martinez 
E-mail da Disciplina  escritaacademicaemingles@gmail.com

 

*Atenção:  As aulas serão ministradas em Inglês.

 

Requisitos:

Ser docente ou discente vinculado à pós-graduação stricto sensu da UFPR ou de universidades parceiras do Estado do Paraná.

Consulte nossas parceiras aqui.

 

Objetivos: 

Esta disciplina, que será ministrada em língua inglesa, visa a fornecer ao aluno de pós-graduação (especialmente) a base fundamental para poder redigir um texto acadêmico em inglês. O gênero focado é o de artigo científico, e suas seções mais típicas: Título, Resumo, Introdução, Método, Resultados e Discussão/Conclusão. Dentro destes componentes, a aluno aprenderá, através de diversos modelos e exemplos, como os autores de tais textos constroem seus argumentos, e quais são os ingredientes linguísticos mais típicos e esperados em cada seção (especialmente nas partes de Introdução e Discussão, que costumam ser as mais desafiadoras para autores acadêmicos menos experientes). Além disso, o participante da disciplina verá diversas ferramentas que poderá usar até depois da disciplina, tais como software especializado para construir um corpus linguístico específico, e também recursos disponíveis online. A disciplina também contará com alguns especialistas que serão convidados para ministrar sobre temas importantes como, por exemplo, estratégias para se lidar com editores de revistas científicas, e processos de revisão. Até o fim da disciplina, o aluno que já tem dados coletados no início poderá ter a primeira versão de um artigo completo até o final. As aulas serão discursivas e interativas, e a participação dos orientadores (por meio do aluno participante da disciplina) também será exigida. O aluno deve trazer seu notebook para poder usufruir das atividades trabalhadas ao longo das aulas.  É recomendado já ter dados coletados, ou estar no processo da coleta.   O nível mínimo de inglês necessário é B1 (QEC) para poder aproveitar a disciplina. 

 

Bibliografia:

Biografia preliminar: Esta bibliografia será modificada e/ou atualizada de acordo com o andamento e as necessidades do curso. 

Hewings, M. (2006). English language standards in academic articlesAttitudes of peer reviewersRevista canaria de estudios ingleses, (53), 47-62. 

Hirano, E. (2009). Research article introductions in English for specific purposes: A comparison between Brazilian Portuguese and EnglishEnglish for specific purposes28(4), 240-250. 

Hyland, K. (2016). Academic publishing and the myth of linguistic injusticeJournal of Second Language Writing31, 58-69.

 

Cronograma de Aulas

Semana 1

 19/08/21 

Theme: Introducing Academic Writing 

Tema: Introdução à Publicação Acadêmica 

Foco: Estado atual das publicações acadêmicas, problemas comuns enfrentados pelos alunos, o papel da “linguagem” no processo de redação da pesquisa. 

Semana 2 

26/08/21 

Theme: Issues of Language 

Tema: Resolvendo questões de linguagem 

Foco: Contar uma “história” de pesquisa; seções mais comuns em artigos de pesquisa; questões gramaticais (e estratégias para resolver por conta própria); uso de ferramentas eletrônicas 

Semana 3 

02/09/21 

Theme: Planning Your Writing 

Tema: Planejando sua escrita 

Foco: Considerar “público” ao planejar RAs; a noção de “conversa” de pesquisa na escrita acadêmica; algumas práticas de bons escritores de RA; criar um “espaço de pesquisa” em seu artigo 

Semana 4 

09/09/21 

Theme: Orienting the Reader 

Tema: Orientando o leitor: Título, Resumo e Introdução 

Foco: A importância do título; diferentes tipos de títulos; a noção de “reivindicação” e “evidência”; fundamentos da construção de argumentos; reutilização da linguagem (“bom” plágio); foco da linguagem: a gramática das introduções; utilidade de falar com os outros sobre o processo de escrita para valorizar seu produto de escrita 

Semana 5 

16/09/21 

Theme: Writing Your Introduction 

Tema: Escrevendo sua Introdução 

Foco: Problemas típicos nas seções de Introdução; os benefícios de obter feedback dos colegas; evitar “informações estranhas” ao escrever; 

Semana 6 

23/09/21 

Theme: The 3 “Cs” and Authorial Voice 

Tema: Os 3 “Cs” e Vozes Autorais 

Foco: As noções de coerência, coesão e clareza ao escrever RAs; coesão lexical e uso de dispositivos coesivos em seu texto; como usar a literatura em seu RA sem perder sua “voz” como autor 

Semana 7 

30/09/21 

Theme: The Method Section 

Tema: A seção Método 

Foco: O papel e a importância da seção Método; problemas comuns da seção Método; analisar a seção Método de um artigo publicado 

Semana 8 

07/10/21 

Theme: Considering how to present your data 

Tema: Elementos gráficos 

Foco: A importância de destacar dados estrategicamente; como e quando usar tabelas, e como escolher dados para gráficos, e quais formatos (pizza, barras, etc.). 

Semana 9 

14/10/21 

Theme: Discussing your Results 

Tema: Discutindo seus resultados 

Foco: A importância de ser um leitor e escritor crítico (e como se tornar um); como e porque uma seção de Discussão mal construída pode contribuir para uma rejeição da AR; os “ingredientes” de uma boa seção de Discussão; referindo-se a tabelas e figuras; 

 

Semana 10 

21/10/21 

Theme: Discussing and Concluding 

Tema: Discutindo e Concluindo 

Foco: Você deve misturar seções (por exemplo, “Resultados e Discussão”, “Discussão e Conclusão”)?; a importância de incluir limitações; ter cuidado para não exagerar as reivindicações; a noção de “hedging”; conectar a Discussão/Conclusão às seções anteriores na RA; 

28/10/21  PONTO FACULTATIVO – Dia do Servidor Público

Semana 11 

04/11/21 

Theme: Telling the world why your research matters 

Tema: Disseminando seu trabalho 

Foco: O que é a divulgação científica, e por que é importante você pensar estrategicamente nela? Pensando “além do artigo”. 

Semana 12 

11/11/21 

Theme: Before you submit 

Tema: Antes de se submeter: Algumas dicas 

Foco: O que é plágio (e o que não é), e porque é importante; fazer um teste de plágio; O que são revistas “predatórias”, e como evitá-las; O que faz uma boa carta de apresentação? Lidar com revisores e editores de revistas 

Observação: As demais horas serão computadas para execução das tarefas.

 

* Créditos da disciplina:

ATENÇÃO: O aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. Não acontece automaticamente. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.

As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação sobre esta possibilidade.

 

** Aceite do orientador:

ATENÇÃO – Alunos UFPR: Para se matricular em uma Disciplina Transversal é necessário que seu orientador concorde com sua matrícula. Após fazer sua solicitação de matrícula via SIGA, entre em contato com seu orientador e peça que o mesmo faça o aceite de sua solicitação via portal do docente no SIGA. Para um passo a passo de aceite para orientadores acesse aqui.

ATENÇÃO – Alunos de instituições parceiras: Consulte os procedimentos para matrícula em Disciplinas Transversais diretamente em sua instituição. Para mais informações clique aqui.

 

*** Se necessário a PRPPG poderá alterar o cronograma e outras características desta disciplina sem aviso prévio.

Mais informações em: http://www.prppg.ufpr.br/site/perguntas-frequentes-2/

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

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