[google-translator]

Menu

ORIENTAÇÕES PARA EXECUÇÃO DO EDITAL 002/2020 – BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A execução das das bolsas do Edital Nº 002/2020 – PESQUISA/PRPPG/UFPR será realizada pela FUNPAR, conforme já estabelecido no edital.
As orientações contidas nessa página servem somente para as bolsas de Iniciação Científica atreladas ao Edital Nº 002/2020 – PESQUISA/PRPPG – Apoio a Atividades de Pesquisa. As bolsas concedidas pela Coordenadoria de Iniciação Científica deverão seguir os procedimentos e cronograma estabelecidos por aquela Coordenadoria.
 
Dúvidas sobre bolsas atreladas ao Edital 002/2020 – PESQUISA/PRPPG através do email prppgpesquisa@gmail.com
Orientações Gerais:

– As bolsas terão duração de 12 meses (grupo A e B) e de, no mínimo, 6 meses (grupo C). Não é possível contratar bolsa de diferente duração. Por gentileza verificar se o seu Plano de Trabalho está atualizado com os meses de duração corretos.

– O início das atividades dos bolsistas será:

    • Em 01/10/2020, para os contemplados pela 1ª Chamada do Edital;
    • Em 04/01/2021, para os contemplados pela 2ª Chamada do Edital;

– Para que os bolsistas iniciem suas atividades nessa data, por gentileza enviar os documentos solicitados abaixo:

    • Até 04/09/2020 para os contemplados pela 1ª Chamada do Edital;
    • Até 04/12/2020, para os contemplados pela 2ª Chamada do Edital;
      • NÃO É POSSÍVEL iniciar atividades antes dessas datas.

– O bolsista desenvolverá atividades por 20h semanais.

– O bolsista não poderá acumular a bolsa de IC com outra bolsa, exceto as de caráter assistencial, e nem manter vínculo empregatício.

– Não serão aceitas substituição de bolsistas nos últimos três meses da bolsa.

– Para receber o certificado, o aluno deverá participar do EVINCI de 2021, com data ainda a ser definida. Mais informações serão enviadas aos professores orientadores no futuro.

Contratação de Bolsistas

A aprovação de contratação de bolsista passará primeiro pela aprovação da CRI/PROPLAN.
Enviar a documentação inicial até 04/09/2020 (contemplados pela 1ª Chamada) – prazo encerrado
Enviar a documentação inicial até 04/12/2020 (contemplados pela 2ª Chamada)
Todo o processo será feito via SEI através de abertura de novo processo. NÃO USAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO DE PROPOSTA:
– Tipo de Processo: “PRPPG: Informações e documentos”
– Especificação: “Bolsa de IC – Edital 02/2020”
– Sempre tramitar o processo para: UFPR/R/PRPPG/PESQUISA
*Guarde o número do processo SEI por onde enviará os documentos originals – é por lá que será feito toda e qualquer alteração na bolsa, inclusive a substituição de bolsistas. Caso não tenha o número guardado, nos envie um e-mail que tramitaremos o processo para você.
 
Documentos necessários para aprovação de indicação e para futura implantação do pagamento da bolsa – Apenas envio via SEI:

 
    1. Edital de Seleção de Bolsista e Ata de Resultado, devidamente assinado pelo professor orientador responsável pelo bolsista. Um modelo de edital está disponível clicando aqui, sendo possível mudá-lo de modo a que se adeque às necessidade do orientador. Anexar a cópia de edital no processo SEI e autenticar eletronicamente o documento.

    2. Termo Individual de Participação do Aluno, devidamente preenchido.
      1. O Termo está disponível no SEI com o nome “PROPLAN:CONVÊNIO-TERMO INDIV.PARTICIPAÇÃO ALUNOS.” Como localizar o documento no SEI.
      2. No caso de propostas contempladas que solicitaram mais de um bolsista, será necessário preencher um Termo para cada bolsista.
        1. A carga horária é de 20 horas semanais e deverá constar no Plano de Trabalho os dias e horas em que o bolsista irá exercer suas atividades no 1º Semestre de 2021, totalizando as 20h/semana.
      3. Por gentileza, encaminhar o documento totalmente preenchido via SEI.
        1. ATENÇÃO: Somente é necessária a assinatura do professor orientador do aluno. NÃO COLETAR A ASSINATURA DO ALUNO E COORDENADOR DE CURSO AINDA.

    3. Formulário 58 – Solicitação de Pagamento de Bolsa para Estudante (disponível aqui) – autenticar eletronicamente o documento.
      1. Preencher os seguintes campos:
        1. Nome do Coordenador/Solicitante, e-mail e telefone com os dados do professor orientador.
        2. Todos os campos na seção Dados do Bolsista.
        3. As bolsas são de 12 meses para os grupos A e B e de, no mínimo, 6 meses para o grupo C. O valor mensal da bolsa é de R$ 400,00.
          1. Grupo A e B – 12 x R$ 400,00 = R$ 4.800,00 a serem pagos no total.
          2. Grupo C – 6 x R$ 400,00 = Mínimo de R$ 2.400,00 a serem pagos no total.
        4. A data de início de atividades será:
          1. Em 01/10/2020, para bolsistas da 1ª Chamada;
          2. Em 04/01/2021, para bolsistas da 2ª Chamada;
        5. O professor orientador deverá assinar no campo “Do Solicitante.”
        6. NÃO ASSINAR no campo “Do Coordenador do Projeto.” Essa assinatura é da própria PRPPG.

    4. Comprovante bancário do bolsista – autenticar eletronicamente o documento.
      1. O comprovante poderá ser print de tela de aplicativo do banco, cópia do cartão com o número do cartão rasurado, entre outros. Somente é necessário comprovar que os dados bancários informados no Formulário 58 são corretos.
  1. No caso de orientadores que solicitaram dois bolsistas, usar um único processo SEI para encaminhar os documentos.
    Tramitar o processo com os documentos para UFPR/R/PRPPG/PESQUISA.
    Os quatro documentos (edital de seleção, Termo disponível no SEI, Formulário 58 e comprovante bancário) são de entrega obrigatória para a contratação de bolsas. Após o envio dos documentos, enviaremos através de Bloco de Assinatura, os documentos que precisam ser assinados. Esse envio será comunicado por e-mail para os professores.

    Cancelamento/Término de Bolsas

    As bolsas que serão encerradas (seja a pedido do aluno, do professor orientador ou porque já chegaram nas 6 ou 12 cotas) deverão ser finalizadas através de envio de formulário específico para a Coordenadoria de Pesquisa.

    Documentos necessários para o encerramento de bolsas  – Apenas envio via SEI:
      1. Formulário 61 – Término de Contrato de Bolsista Estudante (disponível aqui)autenticar eletronicamente o documento.
        1. O documento se encontra parcialmente preenchido.
          1. Preencher os seguintes dados campos:
            1. Nome do Coordenador/Solicitante, e-mail e telefone com os dados do professor orientador.
            2. Todos os campos na seção Dados do Bolsista Estudante.
            3. Opção da Solicitação.
            4. Data do Término das atividades.
              1. Preferencialmente no último dia do mês
            5. O professor orientador deverá assinar no campo “Do Solicitante.” NÃO ASSINAR no campo “Do Coordenador do Projeto.” Essa assinatura é da própria PRPPG.
        2. ATENÇÃO: NÃO é necessário que o bolsista compareça ao RH da FUNPAR, etc. Aquele campo está ali só para os estagiários da própria FUNPAR.
    Tramitar o formulário via o processo SEI original da contratação das bolsas para UFPR/R/PRPPG/PESQUISA.

    Substituição de Bolsistas

    As substituição de bolsistas ocorrerá ao seguir, concomitantemente, os passos disponíveis nas seções Cancelamento de Bolsas e Implantação das Bolsas.
    Todos os documentos mencionados nesses passos precisarão sere encaminhados via processo SEI original da bolsa.*
    Em caso de substituição, enviar a documentação até o dia 12 de cada mês para que, caso seja aceita a indicação, o novo bolsista possa iniciar suas atividades no dia primeiro do mês subsequente.
    *Caso não tenha o número do processo, por gentileza envie-nos um email que enviaremos o número do processo para você.
     
    Dúvidas enviar e-mail para prppgpesquisa@gmail.com
    Universidade Federal do Paraná
    Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
    Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
    Centro - CEP: 80060-140
    Curitiba (PR), Brasil

    Universidade Federal do Paraná
    Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
    Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
    Centro - CEP: 80060-140
    Curitiba (PR), Brasil

    Imagem logomarca da UFPR

    ©2020 - Universidade Federal do Paraná - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

    Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação