[google-translator]

Menu

Escrita Acadêmica em Inglês 2017

Disciplina Transversal Escrita Acadêmica em Inglês
Oferta 2º semestre 2017
Dia da semana quartas-feiras
Horário das 14h as 17h
Locais (para alunos da modalidade presencial) Auditório do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT):

R. Dr. Alcídes Viêira Arco-Verde, 1225 – Jardim das Americas, Curitiba – PR

Inscrições 10/08/2017 a 30/11/2017
Previsão de início das aulas 30/08/2017
Previsão de fim das aulas 30/11/2017
Total de encontros previstos 16 encontros
Carga horária* 60h (leia sobre os créditos ao fim desta página)
Modalidade presencial 250 vagas
Modalidade remota 250 vagas


Dias, Horário, Turno e Encontros

Quartas-feiras das 14:00 às 17:00  (16 encontros)


Ementa Ofertada

Esta disciplina, que será ministrada em língua inglesa, visa a fornecer ao aluno de pós-graduação (especialmente) a base fundamental para poder redigir um texto acadêmico em inglês. O gênero focado é o de artigo científico, e suas seções mais típicas: Título, Resumo, Introdução, Método, Resultados e Discussão/Conclusão. Dentro destes componentes, a aluno aprenderá, através de diversos modelos e exemplos, como os autores de tais textos constroem seus argumentos, e quais são os ingredientes linguísticos mais típicos e esperados em cada seção (especialmente nas partes de Introdução e Discussão, que costumam ser as mais desafiadoras para autores acadêmicos menos experientes). Além disso, o participante da disciplina verá diversas ferramentas que poderá usar até depois da disciplina, tais como software especializado para construir um corpus linguístico específico, e também recursos disponíveis online. A disciplina também contará com alguns especialistas que serão convidados para ministrar sobre temas importantes como, por exemplo, estratégias para se lidar com editores de revistas científicas, e processos de revisão. Até o fim da disciplina, o aluno que já tem dados coletados no início poderá ter a primeira versão de um artigo completo até o final. As aulas serão discursivas e interativas, e a participação dos orientadores (por meio do aluno participante da disciplina) também será exigida. O aluno deve trazer seu notebook para poder usufruir das atividades trabalhadas ao longo das aulas. É recomendado já ter dados coletados, ou estar no processo da coleta. O nível mínimo de inglês necessário é B1 (QEC) para poder aproveitar a disciplina.

Programa:

1) Ciência além de língua inglesa: o que faz o texto acadêmico ser “bom”?
2) Textos acadêmicos em inglês: questões gramaticais; recursos eletrônicos
3) Planejamento estratégica da escrita
4. Título, resumo e introdução
5) Coesão e coerência
6) Conectivos, voz autoral + Método
7) Resultados: foco nos elementos gráficos
8) A Discussão dos resultados
9) Concluindo
10) Comunicação com a revista
11) Mesa redonda com Editores de revistas

 


Bibliografia

CARGILL, M.; O´CONNOR, P. Writing scientific research articles: strategy and steps. Wiley-Blackwell, 2009.


Professor responsável

RON MARTINEZ – 60 horas

 


*Créditos da disciplina

ATENÇÃO: o  aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. E compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.

As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação.

 

Mais informações em: http://www.prppg.ufpr.br/site/faq-transversais

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação