Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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Perguntas Frequentes

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ALUNOS
INGRESSO
BOLSISTAS
CONCLUSÃO DE CURSO
COORDENAÇÕES
CRIAÇÃO DE CURSO
ABERTURA DE NOVA TURMA
COMUNICAÇÃO DE INÍCIO DE TURMA
RELATÓRIO FINAL

 

 

 

ALUNOS

INGRESSO

1. Como ingressar em um curso de Pós-Graduação?

As pós-graduações dividem-se em Stricto sensu e Lato sensu. Lato sensu são as especializações e os MBA, enquanto que os cursos Stricto sensu compreendem os mestrados e doutorados. Apenas após o término da graduação (colação de grau) é que se pode ingressar em uma pós-graduação. Cabe ao estudante decidir se ele quer fazer uma especialização ou ingressar direto em um mestrado. A especialização não é pré-requisito para o mestrado, mas o torna um processo menos penoso, uma vez que o estudante, com o término da especialização, possui maior experiência acadêmica.

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2. Quais são os cursos e as formas de ingresso?   

Os cursos que vem abrindo turmas estão disponíveis na página da PRPPG. As especializações da Universidade não seguem um calendário único como as graduações e cursos Stricto sensu, podendo começar suas atividades em qualquer mês do ano, de janeiro a dezembro. Por esse motivo, a PRPPG sugere aos interessados em ingressar nas especializações que visualizem os cursos, no link supracitado, e, caso se interessem por algum, entrem em contato com a coordenação do curso de interesse, através do telefone que está relacionado. Somente a coordenação pode informar corretamente as datas de inscrição, datas e critérios de seleção, aulas, dias da semana, valores, critérios de seleção de bolsistas, entre outros.

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3. Como funcionam as especializações na UFPR?

Os cursos de especialização da UFPR tem, em sua maioria, a duração de 1 (um) ano. Há cursos gratuitos e cursos pagos, sendo que para estes pode-se pleitear uma bolsa de estudos, que consiste na isenção de quaisquer taxas. Para obter o certificado, o aluno deve cumprir todas as disciplinas obrigatórias do curso, obter o mínimo de 75% de frequência por disciplina e aproveitamento mínimo de 70% no conjunto das avaliações realizadas. Alguns cursos fazem exigências superiores a esse mínimo, ficando sob responsabilidade do aluno buscar a informação junto à coordenação do curso sobre os critérios de aprovação e obtenção do certificado. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pode ser realizado sob a forma de artigo ou monografia, a ser definido pela coordenação do curso. Ao aluno que entregar o TCC e o tiver aprovado, caberá o certificado de especialista; já ao aluno que cumprir todos os créditos, com aprovação, mas não entregar o TCC, caberá o certificado de aperfeiçoamento.

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BOLSISTAS

4. Como faço para ser bolsista?

10% das vagas de todos os cursos pagos são destinados a bolsas integrais, sendo que os servidores da UFPR tem preferência no preenchimento de 5 desses 10%. Caso não haja nenhum servidor da UFPR interessado no curso, os 10% das vagas devem ser distribuídos para a comunidade. Para pleitear uma bolsa, que consiste na isenção de quaisquer taxas do curso, é necessário, ao entrar em contato com a coordenação, informar do interesse pela gratuidade. Os critérios de seleção são variáveis e ficam a critério de cada coordenador. No entanto, é importante ressaltar que os Princípios da Administração Pública devem ser respeitados: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Os alunos que se tornarem bolsistas não tem obrigação de prestar quaisquer tipos de serviços administrativos.

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CONCLUSÃO DE CURSO

5. Quando recebo meu certificado?

Ao término do prazo final para a entrega das monografias, as coordenações dos cursos devem encaminhar à Pró-Reitoria um Relatório Final do curso e dentro desse relatório devem constar todos os históricos escolares dos alunos, que servirão de base para a confecção dos certificados. O certificado não é entregue no dia posterior ao término das aulas. Deve ser considerado o prazo mínimo de 3 (três) meses após a data final para a entrega da monografia. Se, após esse período o certificado ainda não estiver sido confeccionado, o aluno deverá entrar em contato com a coordenação do seu curso para verificar quaisquer problemas. A responsabilidade de solicitar a emissão dos certificados dos alunos é da coordenação do curso.

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6. Como solicito a segunda via do meu certificado?

  •  Do certificado e do histórico escolar:

Entrar em contato com a coordenação do respectivo curso e fazer a solicitação. A coordenação do curso é quem deve encaminhar para a PRPPG uma nova via do histórico escolar do aluno e a solicitação da 2ª via do certificado, a ser confeccionado.

  •   Apenas do certificado:

Entrar em contato direto com a PRPPG, via e-mail, informando nome completo, nome do curso corretamente, período do curso, no caso de ter uma cópia do certificado, informar os números de registro na PRPPG e um telefone para contato.

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COORDENAÇÕES

CRIAÇÃO DE CURSO

7. Quais os procedimentos necessários para a Criação de um curso de Especialização na UFPR?

Para criar um curso novo de Especialização na UFPR deve ser feito o processo de Criação de Curso e Abertura de Primeira Turma. Esse processo deverá ser aprovado pelas plenárias departamental e setorial, PRPPG, CIPEAD (se forem cursos EaD), CEPE e PROPLAN (se forem cursos pagos). Todos os processos deverão vir com as folhas numeradas, com a tramitação atualizada no SIE e intitulados conforme: “Criação de Curso e Abertura da Primeira Turma do Curso de Especialização em (Nome do Curso) – ano (ano de início das atividades)”.

Deverão ser encaminhados para a PRPPG com antecedência de 60 dias da data prevista para as inscrições, que só poderão ser realizadas após aprovação da PRPPG e do CEPE. As diretrizes para esse processo podem ser acessadas AQUI.

Assim que as aulas dos cursos se iniciarem, a coordenação do mesmo terá 20 dias para encaminhar à PRPPG o processo de “Comunicação de Início de Turma”, cujas diretrizes se encontram no site da Pró-Reitoria.

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ABERTURA DE NOVA TURMA

8. Quais os procedimentos para Abertura de uma nova turma de um curso de Especialização na UFPR?

Para abrir uma nova turma de Especialização na UFPR deve ser feito o processo de Abertura de Turma. Esse processo deverá ser aprovado pelas plenárias departamental e setorial, PRPPG, CIPEAD (se forem cursos EaD), e PROPLAN (se forem cursos pagos). Todos os processos deverão vir com as folhas numeradas, com a tramitação atualizada no SIE e intitulados conforme: “Abertura de Turma (ano de início das atividades) do Curso de Especialização em (Nome do Curso)”.

Deverão ser encaminhados para a PRPPG com antecedência de 30 dias da data prevista para as inscrições, que só poderão ser realizadas após aprovação da PRPPG. As diretrizes para esse processo podem ser acessadas AQUI.

Assim que as aulas dos cursos se iniciarem, a coordenação do mesmo terá 20 dias para encaminhar à PRPPG o processo de “Comunicação de Início de Turma”, cujas diretrizes se encontram no site da Pró-Reitoria.

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COMUNICAÇÃO DE INÍCIO DE TURMA

9.  Como faço para comunicar o início de uma nova Turma de Especialização?

Após no máximo 20 dias de início das aulas, deve ser encaminhado à PRPPG o processo de Comunicação de Início da Turma, com o objetivo de levantar as informações do início das atividades letivas e cadastrar os alunos para fins de emissão de certificados. Todos os processos deverão vir com as folhas numeradas, com a tramitação atualizada no SIE e intitulados conforme: “Comunicação de Início de Turma (ano de início das atividades) do Curso de Especialização em (Nome do Curso)”. Somente serão expedidos os certificados dos cursos levando em consideração os alunos, as datas e a carga horária informadas nesse processo. As diretrizes para esse processo podem ser acessadas AQUI.

Assim que o período para entrega dos trabalhos de conclusão de curso se encerrar (data informada nos processos anteriores) , a coordenação do curso terá até 60 dias para encaminhar o relatório final do curso e a PRPPG terá 30 dias para a emissão dos certificados. As diretrizes para elaboração do Relatório Final estão na página da PRPPG.

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RELATÓRIO FINAL

10. Como proceder com o Relatório Final de Turma de Especialização?

Assim que o período para entrega dos trabalhos de conclusão de curso se encerrar (data informada nos processos anteriores), a coordenação do curso terá até 60 dias para encaminhar o processo de Relatório Final do curso e a PRPPG terá 30 dias para sua aprovação e emissão dos certificados. Todos os processos deverão vir com as folhas numeradas, com a tramitação atualizada no SIE e intitulados conforme: “Relatório Final  do Curso de Especialização em (Nome do Curso) – (ano de início das atividades)”. As diretrizes para esse processo podem ser acessadas AQUI.

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Centro - CEP: 80060-140
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