[google-translator]

Menu

Linha do Tempo


Pró-Reitor
Prof. Dr. Francisco de Assis Mendonça
Gestão 2017 – 2020
Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 1983), Mestrado em Geografia Física/Meio ambiente pela USP em 1990, Doutorado em Clima e Planejamento Urbano pela USP em 1995 e Pós-doutorado em Epistemologia da Geografia pela Université Sorbonne/Paris I/França em 2005; Estudo do Ambiente Urbano pela Universidad de Chile em 2014, em Geografia. Atua como Professor Titular do Departamento de Geografia da UFPR.  É Professor convidado na Université de Sorbonne/Paris I/Institut de Géographie , na Université de Haute Bretagne/Rennes II/França e pesquisador convidado na London School of Hygine and Tropical Medecine em Londres/Inglaterra e no Laboratoire PRODIG/França (Univ. sorbonne/Paris 1. É membro da CoC – Comissão de Climatologia da UGI – União Geográfica Internacional e do Conselho de Administração da AIC – Associação Internacional de Climatologia. Atuou como Presidente da ABClima – Associação Brasileira de Climatologia, da ANPEGE – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Geografia e como membro da direção da ANPPAS (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ambiente e Sociedade. Tem experiência na área de Geografia e Geociências, com ênfase em Geografia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo do Ambiente urbano, Climatologia, Geografia da Saúde, e Epistemologia da Geografia.

Equipe:
Coordenadoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e Científico:
Profª Ana Sofia Climaco Monteiro de Oliveira
Coordenadoria de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu: Prof. André Luiz Felix Rodacki
Coordenadoria de Programas de Pós-Graduação Lato Sensu: Prof. José Eduardo Pécora Júnior / Prof. Gustavo Abib
Coordenadoria de Iniciação Científica e Integração Acadêmica: Prof.ª Larissa Liz Odreski Ramina

 


Pró-Reitor
Prof. Dr. Edilson Sérgio Silveira
Gestão 2013 – 2016

Graduado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1987-1990), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1991-1993) e doutorado em Física pela Technische Universität München (Alemanha) (1994-1998). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades ópticas, espalhamento Raman, espalhamento inelástico de luz, luminescência, semicondutores, nitretos do grupo III, óxidos e materiais biológicos. Atuou como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física e como Coordenador Geral dos Programas de Pós-Graduações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Equipe:
Coordenadoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e Científico: Prof.ª Graciela Bolzón Muniz
Coordenadoria de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu: Prof.ª Vânia Aparecida Vicente
Coordenadoria de Iniciação Científica e Integração Acadêmica: Prof.ª Maria de Fátima Montovani / Mariluci Alves Maftum

 


Pró-Reitor
Prof. Dr. Sérgio Scheer
Gestão 2009 – 2012

Graduado em Engenharia Civil (UFPR, 1980), mestrado em Engenharia Civil – Estrutruras (UFRGS, 1982) e doutorado em Informática/Computação Gráfica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ, 1993). Pesquisador Líder e Professor Sênior no Centro de Estudos de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná onde foi Professor Titular. Na UFPR exerceu cargo de Diretor do Centro de Computação, Diretor do Centro de Estudos de Engenharia Civil, Coordenador e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia e Diretor Executivo da Agência de Inovação. Realizou estágio pós-doutoral no Center for Integrated Facility Engineering (CIFE) da Universidade de Stanford na Califórnia. É membro do ASCE Global Center of Excellence in Computing e do comitê para educação do ASCE Technical Council on Computing and Information Technology (TCCIT). É o representative member do Brasil no Board of Directors da International Society for Computing in Civil and Building Engineering (ISCCBE). Integrou o Working Committe for Information Technology (WC 6) da International Society for Bridges and Structural Engineering (IABSE). Atua na área de Engenharia Civil (aplicações computacionais, ambientes virtuais para projetos colaborativos, tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e Building Information Modeling (BIM)) e Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Gráfico (Graphics), visualização, realidade virtual e aumentada e interfaces de colaboração.

Equipe:
Coordenadoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e Científico: Profª Graciela Bolsón Muniz
Coordenadoria de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu: Prof. Edilson Sérgio Silveira
Coordenadoria de Iniciação Científica e Integração Acadêmica: Prof.ª Maria de Fátima Montovani

 


Pró-Reitora
Prof.ª Dr.ª Maria Consuelo Andrade Marques
Gestão 2008 – 2008

Graduada em Ciências Biológicas (1976) e Ciências-Licenciatura Curta (1974) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal de Pernambuco (1981). Especialização em Farmacologia dos Produtos Naturais pela UFAL-UNIFESP. Doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (1990). Atualmente é pesquisadora sênior do programa de pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Paraná. Em 1995 e 1996 como Chefe do Departamento de Farmacologia criou e coordenou o curso de Especialização em Farmacologia-UFPR. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Farmacologia. Atua área de pesquisa de Farmacologia e Toxicologia Pré-Clínica de Produtos Naturais. Atuou como Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR e como Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação UFPR.

 


Pró-Reitora
Prof.ª Dr.ª Maria Benigna Martinelli de Oliveira
Gestão 2006 – 2008

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (1973), mestrado em Ciências (Bioquímica – 1977) e doutorado em Ciências (Bioquímica – 1986) pela Universidade Federal do Paraná. Trabalhou como professora titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências Bioquímica da UFPR e pesquisadora 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Com experiência na área de Bioquímica, Metabolismo e Bioenergética, desenvolvia estudos com ênfase em Farmacologia Bioquímica e Molecular. Entre os estudos desenvolvidos estava a avaliação de medicamentos para a terapia de melanomas.

 


Pró-Reitor
Prof. Dr. Nivaldo Eduardo Rizzi
Gestão 2003 – 2005 

Graduado em Engenharia Florestal (UFPR/1979), mestrado em Manejo Florestal (UFPR/1981), doutorado (UNICAN/1991) em Saneamento Ambiental e pós-doutorado em Gestão da Água (UNICAN/2000) no Departamento de Ciencias y Tecnicas del Agua y Medio Ambiente – Universidad de Cantabria (UNICAN), Espanha.Atua como Professor Titular do Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal da Universidade Federal do Paraná. Orienta Teses e Dissertações, principalmente no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da UFPR. Atua na área de Conservação de Recursos Naturais com ênfase em Hidrologia Florestal, Conservação de Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos sendo responsável pela linha de pesquisa Gestão Integrada de Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos. Professor das disciplinas de Hidrologia Florestal e Manejo de Bacias Hidrográficas, Planejamento Hidrológico e Gestão de Recursos Hídricos. Foi Coordenador Geral de Programas de Pós-Graduação da UFPR (1994-1998), Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal (2000-2003) e Coordenador Geral da Unidade Gestora do Fundo Paraná de C&T da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – SETI/PR (abril 2006 a julho de 2010). Atualmente é Vice-Diretor do Setor de Ciências Agrárias da UFPR.

 


Pró-Reitora
Prof.ª Dr.ª Jaisa Fernandes Soares
Gestão 2002 – 2002

Graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Viçosa (1984), com mestrado em Bioquímica (Fixação de Nitrogênio) pela Universidade Federal do Paraná (1990), doutorado em Química de Metais de Transição pela Universidade de Sussex (Brighton, East Sussex, UK, 1995) e pós-doutorado em Magnetismo Molecular pela Universidade de Florença (Itália, 2010-2011). É professora da Universidade Federal do Paraná desde 1986. Foi editora associada do Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS) de maio de 2005 a setembro de 2008 e é editora da área de Química Inorgânica desde outubro de 2008. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) da UFPR por três períodos (2004-2006, 2015-2017 e 2017-2019). Atua em Química Inorgânica, com ênfase em Magnetismo Molecular, Química de Coordenação e Físico-Química Inorgânica, na interface com a Química de Materiais.

 


Pró-Reitor
Prof. Dr. Waldemiro Gremski
Gestão 1998 – 2001

Graduado em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1969) e doutorado em Histologia pela UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1976). Possui pós-doutorados pela Universidade de Estocolmo, na Suécia (1977/78) e pela Universidade de Connecticut (EUA), onde foi Professor Associado (1984/85 e 1989) e Ludwig Institute for Cancer Research (1996/97). Foi Professor titular sênior da UFPR. Tem experiência na área de Biologia Celular, ênfase em Biologia Molecular e Biotecnologia, atuando em biotecnologia, bioquímica e ultra-estrutura de venenos, além de trabalhar com planejamento de políticas de C & T e Ensino Superior. Fundador e primeiro Presidente do Conselho Paranaense de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação – CPPG (1998/00), Presidente do Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior Brasileiras – FOPROP, membro do Conselho Técnico-Científico (CTC) e do Conselho Superior da CAPES e Diretor do Departamento de Projetos Especiais e Qualificação de Ensino Superior (DEPEM) da SESu/MEC.

 


Pró-Reitor
Prof. Dr. José Luiz da Veiga Mercer
Gestão 1994 – 1997

Graduado em Licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1970), mestrado em Linguística pela Universidade de Besançon (França – 1975) e doutorado em Estudos Românicos pela Universidade de Toulouse II – Le Mirail (França – 1979). Foi professor do Departamento de Lingüística, Letras Vernáculas e Clássicas [DELIN] – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPR e membro da equipe do Atlas Linguístico-Etnográfico da Região Sul do Brasil.

 


Pró-Reitor
Prof. Dr. Carlos Roberto Antunes dos Santos
Gestão 1990 – 1993

Graduado em História pela Universidade Federal do Paraná (1966), Mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1974), Doutorado em História – Université de Paris X, Nanterre (França – 1976), e Pós-Doutorado em História pela Universidade de Paris III- Instituto de Altos Estudos da América Latina (França – 1986). Atuou como Professor Titular do Programa de História do Brasil, com experiência na área de História da Alimentação e ênfase em Teoria/Metodologia e Historiografia, atuando nos temas: História, Gastronomia e Cultura Alimentar, com destaques nos seus aspectos multi e interdisciplinares. Foi Reitor da UFPR (1998/2002), além de Presidente da ANDIFES, Secretario de Educação Superior do MEC- SESU e membro do Conselho Nacional de Educação (2003/2004) e do Conselho Superior da CAPES. Em 2002 foi agraciado com o 16 Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. Foi Membro da Comissão de Implantação da Universidade Federal de integração Latino-Americana, – UNILA e membro da academia Paranaense de Letras, cadeira n 38.

 

 

 

 

 

 

 

 

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação