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EVINCI e EINTI

Normas EVINCI/EINTI

EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (EVINCI)

EVENTO DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO (EINTI)

 

EVINCI E EINTI – 2016

RELAÇÃO DE RESUMOS APROVADOS AO EVINCI E EINTI – 16/08/2016

RELAÇÃO DE RESUMOS SUBMETIDOS AO EVINCI E EINTI – 20/06/2016

RELAÇÃO DE RESUMOS SUBMETIDOS AO EVINCI E EINTI – 02/06/2016

ENSALAMENTO DOS ALUNOS

ENSALAMENTO DOS AVALIADORES

 

1 APRESENTAÇÃO

 

O encerramento de cada Edital anual do Programa de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBICTI) culmina com a apresentação dos trabalhos, desenvolvidos por estudantes sob a orientação de docentes da UFPR, no EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (EVINCI) e no EVENTO DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO (EINTI), durante a SEMANA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (SIEPE).

Além do EVINCI e EINTI a SIEPE integra o Encontro das Atividades Formativas (ENAF) e o Encontro de Extensão e Cultura (ENEC) com data de realização fixa para as primeiras semanas do mês de outubro de cada ano, definida no calendário acadêmico aprovado pelo CEPE/UFPR.

Todos os estudantes bolsistas cadastrados no PIBICTI, por docentes, seus orientadores, têm a obrigatoriedade de submeterem os resumos a partir do Plano de Trabalho individual desenvolvido durante o Edital. A não submissão de resumos acarreta em sanções e penalidades a estudantes e docentes orientadores previstas no Caderno Normas do PIBICTI.

A submissão de resumo para estudantes não bolsistas é facultativa.

O primeiro EVINCI foi realizado no ano de 1993, com a apresentação de 240 trabalhos acadêmicos. O primeiro EINTI ocorreu no ano de 2008, com a apresentação de 17 trabalhos acadêmicos. A participação de docentes e estudantes nesses eventos tem aumentado paulatinamente, de maneira que, desde o ano de 2008 o número de trabalhos apresentados ultrapassa a um mil.

As modalidades de bolsas para participação no EVINCI/EINTI são: PIBIC CNPq, PIBIC CNPq Ações Afirmativas, PIBIC UFPR Tesouro Nacional, PIBIC Fundação Araucária, PIBIC voluntários, PIBITI CNPq, PIBITI CNPq Ações Afirmativas, PIBITI Tesouro Nacional, PIBIC CNPq Ensino Médio, PIBITI CNPq Ensino Médio, PIBITI voluntários; além de trabalhos orientados por docentes com projetos aprovados diretamente por Órgãos financiadores e LACTEC.

As diretrizes para realização do EVINCI e EINTI são estabelecidas pela PRPPG em conjunto com o Comitê de Iniciação Científica, com base no Caderno de Normas.

O Comitê de Iniciação Científica da UFPR assessora a Coordenação de IC na execução do edital anual em todas as suas etapas, até o encerramento com a realização do EVINCI e EINTI. Coordena a avaliação de currículo e projetos de pesquisa dos professores inscritos em edital anual; a avaliação dos Relatórios Finais; avaliação dos Resumos submetidos no EVINCI/EINTI. Coordena a criação das bancas de avaliação no EVINCI e EINTI, inserindo no Sistema Informatizado os componentes e a distribuição dos trabalhos a serem apresentados. Auxilia na Organização do Evento. Colabora na recepção de pesquisadores bolsistas produtividade do CNPq, fornecendo-lhes as informações necessárias para que procedam à avaliação no início e no final de cada edital.

Pesquisadores produtividade do CNPq, convidados pela UFPR, participam no evento como avaliadores externos e, após o término, encaminham ao CNPq os formulários preenchidos com os itens avaliados.

A finalidade do EVINCI e do EINTI é divulgar e avaliar os trabalhos desenvolvidos por estudantes de graduação, educação Profissional e Ensino Médio orientados por docentes da UFPR, inscritos em cada Edital anual.

Além das apresentações de trabalhos acadêmicos de estudantes de graduação e de ensino médio das escolas de rede pública parceiras junto ao Programa de Iniciação Científica – PIBIC EM, são previstos Mesa Redonda, Palestra, Roda de Conversa, Reuniões, como por exemplo, a de pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq que avaliam o encerramento do Edital anual das bolsas concedidas pelo CNPq, de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Ações Afirmativas e de Ensino Médio. Conta também com a presença de representantes da Fundação Araucária, que através de Edital anual faz a concessão de bolsas de Iniciação Científica a alunos de graduação e de Ensino Médio das Escolas Públicas Estaduais.

 

É obrigatória a apresentação de trabalhos de bolsistas vinculados ao Programa de Iniciação Científica e em desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PRPPG/UFPR conforme Edital SIEPE (www.siepe.ufpr.br) e Caderno de Normas

2 OBJETIVOS DO EVINCI e EINTI

– Divulgar e avaliar os trabalhos desenvolvidos por estudantes orientados por docentes da UFPR, aprovados em Edital.

– Socializar o conhecimento construído.

– Possibilitar a interação entre estudantes de diferentes setores da UFPR.

– Estimular os estudantes de Graduação, do Ensino Médio e da Educação Profissional quanto à importância da prática desenvolvimento e divulgação da pesquisa e atividades científicas, inovação, artísticas e culturais.

3 REALIZAÇÃO DO EVINCI E EINTI

O EVINCI e o EINTI são realizados anualmente na primeira semana de Outubro em Curitiba, Palotina e Jandaia do Sul, durante a Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, definida no Calendário acadêmico estabelecido por Resolução do – CEPE/UFPR.

Os estudantes que iniciaram no Programa por substituição de outro estudante durante a vigência do Edital deverão apresentar os resultados no EVINCI ou EINTI. O estudante apresentará no EVINCI e EINTI os resultados do Plano de Trabalho executado pelo estudante substituído, acrescido das atividades desenvolvidas como novo bolsista, independentemente do período de vigência da bolsa.

Estudantes cadastrados no Edital que foram substituídos ou cancelados pelo docente orientador até o último dia do mês que antecede ao início do período de Submissão de resumos, no Sistema Informatizado do PIBICTI, NÃO TERÃO obrigatoriedade de submeter resumo. Mas, caso ambos, estudante e docente orientador, julguem que tenham produção suficiente, poderão submeter o resumo, se assim desejarem.

4 PERÍODO DE SUBMISSÃO DE RESUMO

A submissão de Resumo de trabalho desenvolvido por estudante deverá ser feita, exclusivamente no período estabelecido no calendário de atividades disponibilizado na página www.prppg.ufpr.br e no cronograma do Edital disponibilizado na página www.siepe.ufpr.br, utilizando o formulário de inscrição online.

Não será aceita, sob qualquer alegação, inscrição de resumo por outro meio que não seja o indicado acima e nem inscrição de resumo fora do prazo.

O sistema SIEPE será bloqueado para inscrições após as 23h59min do último dia previsto para submissão de resumo.

Todos os campos do formulário de inscrição deverão ser devidamente preenchidos.

Não haverá possibilidade de retificação das informações após a finalização da inscrição.

 5 ORGANIZAÇÃO DO RESUMO

Orientações específicas para a formatação do resumo encontram-se no formulário de inscrição online.

O preenchimento do campo “Título” no ato da inscrição é obrigatório.  O título do Resumo deve ser digitado em letra maiúscula (caixa alta), Arial 10.

O preenchimento do campo “Resumo” no ato da inscrição é obrigatório. O texto do Resumo deve ter no mínimo 1800 e no máximo 2600 caracteres (incluindo os espaços), Arial 10, espaçamento simples, sem parágrafo; não poderá conter imagens, figuras, tabelas ou desenhos de quaisquer tipos; não deverá conter referências bibliográficas; deverá obrigatoriamente estar redigido em um único parágrafo; usar Itálico para palavras a serem destacadas e para os termos em língua estrangeira.

Conteúdo do Resumo: introdução (opcional); objetivo(s) (obrigatório); materiais e métodos/metodologia (obrigatório); resultados principais (obrigatório); conclusão/considerações finais (obrigatório). O resumo deve ser enviado CONTENDO o conteúdo dos elementos mencionados acima no corpo do texto, sem usar as palavras: introdução, objetivo…

Palavras-chave: até 3 (três).

 

6 SUBMISSÃO DE RESUMO

A submissão de Resumo será feita através de formulário eletrônico na página www.siepe.ufpr.br com link específico para o EVINCI e EINTI.

A submissão de Resumo é da responsabilidade do estudante.

Cabe ao Docente orientador(a), auxiliar o estudante na redação, correção e concordar com o conteúdo do Resumo a ser submetido. Item 4 Caderno de Normas

Após a Submissão do Resumo pelo estudante, o docente orientador deverá fazer a VALIDAÇÃO ou RECUSA do Resumo.

Caso o Docente não esteja de acordo com o conteúdo do resumo e deseja que o resumo seja corrigido, NÃO DEVERÁ VALIDAR NEM RECUSAR. Deverá entrar em contato com o estudante para acertar a nova Submissão. Caso haja necessidade, a nova submissão de Resumo somente poderá ocorrer dentro do prazo estabelecido no calendário de atividades disponibilizado na página www.prppg.ufpr.br.

estudante participante de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, deverá submeter um ÚNICO Resumo em seu nome, de sua autoria, proveniente do Plano de Trabalho que desenvolveu.

Não será permitida a submissão de resumo em duplicidade, mesmo com o nome de autor principal diferente. Resumos em duplicidade, como o mesmo título e/ ou conteúdo e com o AUTOR principal de NOME DIFERENTE, serão reprovados pelo Comitê de Iniciação Cientifica.

Quando houver colaboradores, estes devem ser restritos a três, além do orientador.

Os nomes de integrantes do Resumo deverão ser inseridos completos e sem abreviaturas. Os certificados serão emitidos de acordo com o nome informado na inscrição.

Os trabalhos indicados para correção terão o prazo de 5 (cinco) dias corridos a partir da data da solicitação para a realização das modificações necessárias. Os trabalhos não corrigidos dentro do prazo estabelecido serão considerados reprovados.

A listagem final dos resumos aprovados para o evento será divulgada na página da SIEPE conforme data estabelecida no calendário de atividades disponibilizado no Edital disponibilizado na página www.siepe.ufpr.br

É da responsabilidade de integrantes de resumos verificarem na página da SIEPE a aprovação ou não dos seus resumos submetidos.

Os resumos aprovados serão publicados em formato digital nos Anais da 9ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão e serão disponibilizados na página da SIEPE.

 

7 APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

A apresentação dos trabalhos durante a SIEPE está condicionada à aprovação dos resumos submetidos durante a inscrição.

Os resumos submetidos serão avaliados pelo Comitê de IC.

A apresentação deve ser organizada de forma a facilitar a compreensão do projeto pelos ouvintes, destacando as seguintes informações:

  • Título / Contextualização do programa/projeto
  • Docente orientador, Docente orientadora e membros da equipe.
  • Objetivos
  • Metodologia/materiais e métodos
  • Resultados e/ou reflexão
  • Conclusão/considerações finais
  • Referências

Integrantes que apresentarão trabalhos deverão estar presentes 15 minutos antes do início da sessão ​para a organização do material de sua apresentação.

Serão destinados 10 minutos para cada apresentação de trabalho, incluindo todos os recursos definidos por integrantes que apresentarão o trabalho. Poderá ser disponibilizado ou não, pela organização da SIEPE, equipamento multimídia (computador e projetor sem som). Demais equipamentos deverão ser providenciados por integrantes que apresentarão o trabalho, com antecedência, devendo estar prontos e testados para a apresentação antes do início da sessão de trabalhos.

Para cada trabalho estão previstos 05 (cinco) minutos para debates​, ficando a critério da banca se ocorrerá ao final da apresentação de cada trabalho ou ao final da sessão de apresentação.

A apresentação do trabalho deverá ser realizada SOMENTE​ por estudantes.

Cada sessão terá duração de até 3h30min, conforme cronograma a ser disponibilizado na programação oficial do evento.

As apresentações de trabalhos ocorrerão nos períodos: manhã (08h30min – 12h00min), tarde (14h30min – 18h00min) e noite (19h00min – 21h30min).

É da responsabilidade de integrantes dos trabalhos acompanharem, na página da SIEPE​, a divulgação do dia, horário e local da apresentação.

O ensalamento dos trabalhos é prerrogativa da Comissão Organizadora da 9ª SIEPE e estará disponível na página www.siepe.ufpr.br.

Os autores, autoras, orientadores e orientadoras deverão assistir a todos os trabalhos da sessão temática.

É vedada a apresentação de trabalho em grupo, com divisão em partes de um mesmo trabalho.

Os trabalhos no EVINCI e EINTI deverão ser apresentados na modalidade de comunicação oral e/ou E-poster.

A modalidade comunicação oral constitui-se de apresentações orais organizadas em áreas de conhecimento, com ou sem apoio de material audiovisual. No caso de utilizar material audiovisual, o estudante deverá trazer a sua apresentação salva em Pendrive.

O tempo de apresentação do E-Poster está incluído no cômputo total dos 10 minutos e mais 5 para discussão, destinados a cada estudante componente da Sessão de Apresentação. Modelo de E-poster está disponível na página www.prppg.ufpr.br.

Os autores, autoras, orientadores e orientadoras deverão assistir a todos os trabalhos da Sessão Temática.

8 AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS DURANTE O   EVINCI/EINTI

Os trabalhos serão apresentados para uma Banca Avaliadora, soberana na condução da avaliação dos trabalhos. As bancas serão constituídas de três membros, entre eles docentes, e por estudantes dos Cursos de mestrado e doutorado dos Programas Stricto sensu da UFPR indicados pelo Comitê Setorial de Pesquisa, resguardada a presença de no mínimo um docente, que neste caso, presidirá a Banca de avaliação.

As Sessões de Apresentação de Trabalhos serão compostas com no mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) trabalhos de alunos.

A avaliação dos trabalhos considera três itens (resumoE-poster e apresentação oral), sendo atribuída uma nota de zero a cem (100) a cada um dos itens por cada integrante da Banca. Ao final da Sessão de apresentação de trabalhos a Banca fará a nota final (composta pela média aritmética das notas finais de cada avaliador) para cada apresentação. A partir das notas atribuídas pelos integrantes da banca, será determinado o primeiro lugar da Sessão de apresentação, que será premiado ao final do evento.

Constam na ficha de avaliação individual para cada apresentação as seguintes recomendações de critérios na avaliação:

Para a Apresentação Oral:

  1. a) Organização(criatividade e didática na organização da apresentação).
  2. b) Domínio(demonstração de domínio sobre o tema do trabalho, incluindo embasamento teórico, metodologia e segurança na apresentação dos resultados).
  3. c)Didática(abrangência e domínio dos recursos didáticos utilizados na apresentação).

Para o E-poster: redação, clareza e organização.

Para o Resumo: clareza e concisão na redação, articulação das ideias e presença de elementos, conforme Item 5 ORGANIZAÇÃO DO RESUMO, deste documento, necessários à compreensão da proposta do trabalho desenvolvido.

É vetado ao orientador avaliar seu(s) orientado(s).

A banca deverá indicar, mesmo havendo empate na nota final, apenas um único estudante como primeiro colocado utilizando critério próprio de desempate (que deve ser informado por escrito no campo ocorrências da lista de presença). Ainda assim, caso haja banca com mais de um primeiro colocado, a Coordenadoria de Iniciação Científica procederá ao desempate de acordo com os critérios a seguir:

  1. a) será primeiro colocado na banca o aluno inscrito na IC;
  2. b) será primeiro colocado na banca o aluno reinscrito na IC;
  3. c) será primeiro colocado na banca o aluno com maior nota na avaliação do relatório final;
  4. d) será primeiro colocado na banca o aluno de IC – Remunerada

Persistindo o empate será solicitado à banca que decida por um dos alunos garantindo apenas um primeiro colocado em cada banca.

 

9 PREMIAÇÃO

Ao final da sessão de apresentação de trabalhos a banca fará a média final da nota de cada apresentação e determinará o primeiro lugar da sessão de apresentação. A premiação ocorrerá posteriormente.

 

10 PRESENÇA DO ALUNO E DO PROFESSOR ORIENTADOR NO EVINCI e EINTI

A presença de estudantes, bolsistas cadastrados no Programa de Iniciação Científica e do seu orientador é obrigatória durante a apresentação do trabalho.

Receberá certificado de presença na SIEPE bolsistas e não bolsistas que participar de no mínimo oito horas nas atividades incluindo a apresentação do seu trabalho, monitoria, palestra entre outras, comprovadas pela assinatura em lista de presença disponibilizada em cada atividade do Evento. Caderno de Normas

Justificativa de impossibilidade de participação no EVINCI e EINTI por parte do estudante e professor orientador deverá ser encaminhada, se utilizando do MODELO DE JUSTIFICATIVA AUSÊNCIA ALUNO E PROFESSOR EVINCI-EINTI disponível em <http://www.prppg.ufpr.br/site/documentos_ic>, via e-mail, para o e-mail ic@ufpr.br até uma semana antes da realização do evento, exceto para urgências e/ou emergências. A justificativa será analisada pelo Comitê de IC em reunião após o EVINVI/EINTI.

 

11 DOS MONITORES

Os estudantes cadastrados no Edital 2016/2017 deverão, quando solicitado, participar como monitores auxiliando a Coordenadoria de Iniciação Científica nos procedimentos necessários para realização do EVINCI/EINTI. Caderno de Normas

 

 

Coordenação de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica/PRPPG/UFPR

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