[google-translator]

Menu

Perguntas Frequentes

Atualizado em Dezembro/2018

Seguem abaixo respostas às perguntas frequentes referentes ao PICDTI (Programa de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFPR).

Caso tenha sugestão de alguma pergunta, enviar para ic@ufpr.br com o assunto “Sugestão de pergunta frequente”.

 

GLOSSÁRIO de termos utilizados na Iniciação Científica da UFPR

Perguntas frequentes de ALUNOS

Perguntas frequentes de PROFESSORES

Perguntas frequentes referentes ao EVINCI / EINTI

 

GLOSSÁRIO:

Dentro do PICDTI, existem quatro programas:

PIBIC: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

PIBIC-AF: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ações Afirmativas (destinada somente a alunos que tenham ingressado na universidade por sistema de cotas – raciais ou sociais).

PIBIC-EM: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio (para alunos do Ensino Médio e da Educação Profissional)

PIBITI: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

 

Modalidades: Existem duas modalidades de participação no PICDTI:

  • Remunerada: O aluno recebe remuneração para fazer a Iniciação Científica. O pagamento pode se dar por diferentes órgãos financiadores, por exemplo: CNPq, UFPR/Tesouro Nacional, Fundação Araucária.
  • Voluntária (não remunerada): quando o aluno faz a Iniciação Cientifica mas não recebe nenhuma remuneração.

 

Projeto de pesquisa (do professor): é o projeto de pesquisa que o professor apresenta no momento da inscrição no Edital. A cada edital anual deverá fazer nova inscrição no PICDTI, mesmo que use o mesmo Projeto.

Plano de trabalho (do aluno): é o direcionamento que explicita como cada aluno irá trabalhar dentro do projeto do professor. Cada aluno deve ter um plano de trabalho individualizado, ou seja, o professor não pode atribuir a dois alunos o mesmo plano de trabalho. Por Plano de Trabalho, entende-se um Projeto de Pesquisa menor, derivado do Projeto de Pesquisa proposto pelo professor. Cada Plano de Trabalho deverá ter TÍTULO, OBJETIVO(S), MATERIAIS E MÉTODOS/METODOLOGIA e CRONOGRAMA, próprios ao Plano, possível de ser executado pelo aluno de graduação ou ensino médio durante a Vigência do Edital.

 

Perguntas frequentes de ALUNOS:

Voltar ao topo

1.  Onde acompanho as normas que regem a participação no PICDTI?

As normas se encontram em dois documentos complementares: Edital e Caderno de Normas, disponíveis em http://www.prppg.ufpr.br/site/pibic.

 

2.  Onde acompanho o calendário de atividades?

Na página http://www.prppg.ufpr.br/site/atividades.

 

3. Quero fazer Iniciação Científica. O que devo fazer?

Para participar do PICDTI, o aluno deve entrar em contato com um orientador com projeto de pesquisa aprovado pelo programa, para que este o cadastre no Sistema Informatizado da IC como aluno de Iniciação Científica.

IMPORTANTE: o professor deverá possuir projeto de pesquisa aprovado no Edital anual vigente para participação no PICDTI. A lista dos professores aprovados pode ser acessada em http://www.prppg.ufpr.br/site/resultados. As datas estipuladas no calendário de atividades estão disponíveis em http://www.prppg.ufpr.br/site/atividades).

 

4. Quero fazer Iniciação Científica REMUNERADA. O que devo fazer?

A BOLSA REMUNERADA é concedida aos professores de acordo com a classificação obtida em Edital anual, que considera pontuação da produção científica e técnica registrada no currículo Lattes e aprovação do projeto enviado no momento da inscrição do professor (detalhes no Edital). Para receber BOLSA, é necessário ter como orientador um professor que tenha sido contemplado com bolsa e ser indicado por ele no Sistema Informatizado da IC, com a maior prioridade para atribuição da bolsa.

 

5. Serei aluno bolsista (remunerado), posso receber a bolsa por qualquer banco?

Não. Bolsas de Iniciação Científica são pagas somente pelo Banco do Brasil. A conta ainda deverá ser:

– Individual (não pode ser conta conjunta);

– Corrente (não pode ser conta poupança nem conta salário);

– Em nome do aluno.

 

6. Alunos voluntários possuem as mesmas obrigações que os alunos bolsistas (remunerados)?

Sim. O que difere a carga horária a ser cumprida nas atividades do Plano de Trabalho, que é de 12 horas semanais para voluntários e de no máximo 20 horas para bolsistas remunerados – além disso, o aluno não necessita ter conta corrente enquanto permanecer na Iniciação Voluntária.

 

7. Qual o prazo mensal para o pagamento das bolsas?

O pagamento das bolsas é realizado até o 10º dia útil do mês seguinte ao de referência da realização da IC. Por exemplo: se seu primeiro mês de vigência foi agosto, receberá a parcela referente ao trabalho realizado em agosto até o 10º dia útil de setembro.

 

8. Qual a vigência do PICDTI?

Os alunos permanecem no Programa de agosto até julho do ano seguinte (por exemplo, de agosto de 2018 a julho de 2019). Alunos que ingressam no Programa após o início da vigência terão a mesma data de término. Por exemplo, se um aluno entrou como substituto em janeiro, ainda sim ficará vigente no Edital apenas até julho (e receberá o certificado pelo período de sua participação no programa).

 

9. Qual a carga horária que o aluno deve fazer?

Bolsistas CNPq PIBIC  20 horas semanais
PIBIC AF  20 horas semanais
PIBITI  20 horas semanais
PIBITI/FUNTTEL  20 horas semanais
PIBIC EM (Ensino Médio) 10 horas semanais
Bolsistas UFPR/TN (Tesouro Nacional) PIBIC  12 horas semanais
PIBITI  12 horas semanais
Bolsistas Fundação Araucária PIBIC  20 horas semanais
IC Júnior (Ensino Médio)  10 horas semanais
Alunos voluntários PIBIC  12 horas semanais
PIBIC AF  12 horas semanais
PIBITI  12 horas semanais
PIBIC EM (Ensino Médio) 10 horas semanais

10. Quais são as bolsas incompatíveis (que não podem ser acumuladas) com as do PICDTI?

As bolsas relacionadas a seguir, são aquelas registradas no SIE (Sistema de Informação de Ensino da UFPR), portanto quando um aluno de graduação recebe uma dessas bolsas seu nome é cadastrado no SIE pelo seu CPF e GRR – assim, quando há a tentativa de cadastrar o aluno no Sistema, se ele já está cadastrado para receber alguma dessas bolsas, o Sistema acusará conflito, impedindo um novo cadastro.cadastro.

  1. Bolsa UFPR 100 Anos – PROEC
  2. Bolsa Cultura – PROEC
  3. Bolsa Extensão – PROEC
  4. Bolsa PROEXT – PROEC
  5. Programa de Iniciação à Docência (PID)
  6. Bolsa Atleta – PRAE
  7. Bolsa Instrutor – PRAE
  8. Bolsa Mobilidade Internacional – PRAE
  9. Promissaes (Projeto Milton Santos) – PRAE
  10. Bolsa Programa de Educação Tutorial (PET) – PROGRAD
  11. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIB / PIBID) – PROGRAD
  12. Bolsa Programa Institucional de Apoio a Inclusão Social Pesquisa e Extensão (PIBIS) – SIPADI

* ATENÇÃO: Poderá haver outras bolsas incompatíveis não relacionadas acima, portanto antes de acumular dois recebimentos de bolsa, é dever do aluno consultar a Coordenadoria de Iniciação Científica para confirmar a possibilidade de acumulação.

Bolsas recebidas por motivo de acumulação indevida deverão ser devolvidas pelo aluno mediante GRU enviada ao bolsista com cópia ao seu orientador.

Podem ser acumulados com BOLSA de Iniciação Científica, os auxílios pagos pelo PROBEM (permanência, moradia, alimentação).

 

11. Tenho vínculo empregatício com carteira assinada, posso receber bolsa?

Não. Um dos requisitos para receber a bolsa é não ter nenhum tipo de vínculo empregatício.

 

12. Como gerar o Termo de Compromisso de aluno de Iniciação Científica ou Iniciação Tecnológica?

O aluno receberá um e-mail com link específico para geração do termo de compromisso, ação que deve ser feita até a data limite presente no e-mail. Caso o aluno não gere até a data limite, ele deve entrar em contato com a Coordenadoria de Iniciação Cientifica para verificar a possibilidade de enviar novo link de acesso.

Todos os participantes da Iniciação Científica devem gerar o termo de compromisso, independente de receber remuneração ou ser voluntário.

Quando o Termo de Compromisso for gerado, o orientador receberá um e-mail com instruções para validar do Termo de Compromisso. A implementação dos alunos no programa só ocorrerá após a validação do Termo pelo professor.

IMPORTANTE: Caso o aluno não tenha recebido o e-mail comunicando sua inclusão na plataforma SICT, é importante que verifique se o e-mail cadastrado na plataforma é o mesmo que o aluno usa.

 

13. Qual o período máximo que eu posso ficar afastado da minha IC?

15 dias consecutivos, e quando houver a necessidade de afastamento por tempo superior, solicitar ao professor a permissão.

 

14. Sou aluno de IC Remunerado ou Voluntário e vou fazer intercâmbio/mobilidade acadêmica, o que devo fazer em relação a minha condição de participante da IC? 

Você deve solicitar ao seu orientador que faça seu cancelamento no sistema (www.prppg.ufpr.br/sict).

Será necessário anexar um relatório parcial das atividades desenvolvidas até o momento, independentemente do tempo em que permaneceu cadastrado no Sistema (modelo disponível em http://www.prppg.ufpr.br/site/documentos_ic).

O cancelamento deve ser feito pelo professor no mês anterior ao de sua saída do programa. Por exemplo, se em março você não estará mais no PICDTI, o professor precisa fazer seu cancelamento no Sistema durante o mês de fevereiro.

O aluno terá direito ao certificado do período em que participou. Alunos cancelados não apresentarão seus trabalhos no EVINCI/EINTI.

IMPORTANTE: no momento em que fizer o cancelamento no sistema, o professor poderá indicar outro aluno para dar continuidade ao trabalho, inclusive com a transferência da bolsa (se for o caso) para esse novo aluno.

 

15. Há um modelo para elaboração do relatório parcial e final?

Sim, o modelo (com orientações para elaboração) está disponível em http://www.prppg.ufpr.br/site/documentos_ic.

 

16. Não poderei participar do EVINCI/EINTI. O que devo fazer?

Próximo a data do evento, será disponibilizado um espaço para envio da justificativa de ausência na SIEPE no site da semana (disponível em www.siepe.ufpr.br) usando o login de acesso da Intranet.

Caso não possa participar, é obrigatório o envio de justificativa.

Mesmo sabendo que não apresentará no EVINCI/EINTI, o aluno ativo no Sistema de Iniciação Científica possui obrigação de submeter o resumo, conforme calendário disponível em http://www.prppg.ufpr.br/site/atividades.

A não submissão de resumo pelo aluno acarreta inadimplência para ele e para seu orientador, bem como a ausência no evento. Tais inadimplências impedirão ao aluno e ao seu orientador de participar no edital edital subsequente.

 

17. Como solicito certificados de:

Participação na Iniciação Científica? 

Envie um e-mail para ic@ufpr.br com os seguintes dados:

Nome completo:

Nome completo do orientador:

Ano do edital em que participou:

O certificado será enviado a você em resposta ao seu e-mail.

IMPORTANTE: o prazo para a Coordenadoria de Iniciação Científica enviar o certificado é de até 10 dias úteis.

 

18. Como solicito certificado de:

Apresentação no EVINCI/EINTI

1° lugar em banca no EVINCI/EINTI?

Monitoria no EVINCI/EINTI?

Ouvinte no EVINCI/EINTI?

Para editais a partir de 2017 deverá acessar o site do Evento da SIEPE (http://www.siepe.ufpr.br/)

Para editais até 2016 deverá enviar um e-mail para ic@ufpr.br com os seguintes dados:

Nome completo:

Nome completo do orientador: (dispensado no caso de certificado de monitoria)

Ano do edital em que participou / ano do EVINCI/EINTI:

Qual tipo de certificado precisa ( apresentação, 1° lugar ou monitoria):

O certificado será enviado a você em resposta ao seu e-mail.

IMPORTANTE: o prazo para a Coordenadoria de Iniciação Científica enviar o certificado é de até 10 dias úteis.

 

19. Quem pode receber bolsas das Ações Afirmativas (PIBIC AF)?

Alunos que ingressaram na UFPR exclusivamente por meio de cota racial ou social.

 

20. Como faço para renovar minha bolsa?

Não há renovação. Todo processo de inscrição deve ser efetuado novamente pelo pesquisador a cada ano/Edital.

 

21. Meu orientador pode dispor do dinheiro da bolsa para gastos com o projeto de pesquisa?

Não. De acordo com o Caderno de Normas do Programa é vedado ao professor:

– Remanejar bolsas entre professores.

– Dividir a mensalidade de uma bolsa entre dois ou mais alunos.

– Usar ou determinar, direta ou indiretamente, a forma de uso da bolsa recebida pelo aluno.

 

22. Como fico sabendo a linha de pesquisa de um determinado professor?
Acesse www.cnpq.br, vá à Plataforma Lattes, busque o currículo do professor e acesse o Diretório do Grupo de Pesquisa para ver qual área em que o professor atua.

 

23. Posso fazer duas Iniciações Científicas e/ ou Iniciação Tecnológicas pelo Programa de IC da UFPR ao mesmo tempo?

Não, só é possível um cadastro por CPF. Assim, mesmo que deseje fazer uma Iniciação com bolsa remunerada e outra Voluntária, ou mesmo duas em uma mesma condição (dois programas remunerados ou voluntários), não será possível.

 

24. Posso trocar de orientador durante a vigência do Edital?

Não. O aluno poderá ser cadastrado em qualquer dos Programas de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação por um único pesquisador no mesmo edital. Não há possibilidade de vincular o mesmo aluno com mais de um pesquisador durante a vigência do edital.

 

25.  Quem controla a minha frequência (carga-horária)?

Seu orientador.

 

26. Qual o valor das bolsas de Iniciação Científica?

CNPq

PIBIC R$ 400,00
PIBIC AF R$ 400,00
PIBITI R$ 400,00
PIBITI/FUNTTEL R$ 400,00
EM (Ensino Médio) R$ 100,00

UFPR/TN (Tesouro Nacional)

PIBIC  R$ 400,00
PIBITI  R$ 400,00

Fundação Araucária

PIBIC  R$ 400,00
IC Júnior (Ensino Médio)  R$ 150,00 (100,00 pagos pelo CNPq diretamente na conta do aluno
e 50,00 pagos pela UFPR decorrente do acordo entre a Agência e a UFPR)

 

27. Tenho direito a certificado de realização da Iniciação Científica?

Separa-se certificado e declaração, sendo que o sistema da IC emitirá ambos.

Receberá certificado de IC com a carga horária correspondente o aluno que tiver cumprido as seguintes condições: 1. apresentar relatório parcial devidamente validado pelo orientador, 2. apresentar relatório final, devidamente validado pelo orientador, 3. apresentar resumo para o EVINCI/EINTI devidamente validado pelo orientador, e 4. realizar apresentação oral no evento ou justificar ausência.

Os alunos que não cumprirem todas as condições terão direito à declaração com a carga horária correspondente.

 

Perguntas frequentes de PROFESSORES:

Voltar ao topo

1. O que preciso fazer para participar como orientador no PICDTI?

Para participar como orientador de alunos de iniciação científica, o professor deve fazer sua inscrição, ser aprovado e inserir os alunos no Sistema Informatizado da IC, conforme cronograma disponível em http://www.prppg.ufpr.br/site/atividades.

ATENÇÃO! Acompanhe o calendário de atividades, pois as inscrições para os pesquisadores geralmente são no inicio de cada ano. Professores que não se inscreveram e não tenham seus nomes publicados na lista de aprovados não poderão ter alunos cadastrados no PICDTI durante a vigência do edital em questão.

Maiores detalhes sobre os deveres do professor são encontrados no Edital e no Caderno de Normas do PICDTI, disponíveis em http://www.prppg.ufpr.br/site/pibic.

 

2. Quantos alunos o professor pode orientar em um mesmo Edital?

O professor poderá orientar até 10 alunos distribuídos ou não no conjunto dos programas e projetos.

Por exemplo:

O professor pode ter:

4 alunos PIBIC

4 alunos PIBITI

2 alunos PIBIC – AF

OU 10 alunos PIBIC

Ou seja, a soma total dos alunos no conjunto dos programas não pode ser superior a 10 alunos.

 

3. Quantos projetos um professor pode inscrever no Programa?

O professor poderá inscrever até 4 projetos (por exemplo: Projeto A, Projeto B, Projeto C e Projeto D).

Pode, ainda, inscrever o mesmo projeto em mais de um programa (que são quatro: PIBIC, PIBITI, PIBIC – AF, PIBIC – EM).

 

4. Mais de um aluno pode desenvolver um único Plano de Trabalho?

Não. Cada aluno deverá ter um Plano de Trabalho individual, assim como apresentar individualmente no EVINTI/EINTI o plano de trabalho desenvolvido.

 

5. Como inserir aluno no Programa?

A inserção de alunos ocorre somente via sistema:
a) Acessar http://www.prppg.ufpr.br/sict;
b) Fazer login com CPF do orientador e senha;
c) No menu lateral esquerdo, ir em “Alunos e planos”

  1. Selecionar o Edital que deseja inserir o aluno. Atenção neste momento. (Edital 2018 de 01/08/2018 a 31/07/2019. Edital 2019 de 01/08/2019 a 31/07/2020)
  2. Selecionar o PROJETO e o PROGRAMA  no qual pretende inserir o aluno e clicar em “Adicionar aluno e plano de trabalho”
  3. Preencher o CPF do aluno na tela seguinte e clicar em “+ Cadastrar”;
  4. Preencher/Conferir os dados do aluno e clicar em “Enviar”.
  5. Aparecerá uma mensagem de que o upload e o cadastro foram feitos com sucesso.

Caso não lembre ou não possua senha, consultar a questão 12 (da parte Perguntas frequentes de PROFESSORES);

O professor e o aluno receberão um e-mail de confirmação.

 

6. Quais documentos e/ou informações são necessárias para o professor cadastrar o aluno no programa pelo Sistema?

Ao cadastrar um aluno, o sistema usará as informações do sistema da UFPR através do CPF. Por isso, é importante verificar se os dados estão corretos, principalmente se o e-mail inserido no sistema é o e-mail que o aluno usa comumente.

As informações solicitadas são:

CPF:*

Nome Completo:*

Nome Social:

Data de nascimento:*

Número de matrícula:*

Curso:*

Telefone do aluno primário:*

Telefone do aluno secundário:*

E-mail Primário*: (favor não cadastrar e-mail do hotmail, devido a incompatibilidade com o provedor de e-mail da UFPR)

E-mail Secundário: (favor não cadastrar e-mail do hotmail, devido a incompatibilidade com o provedor de e-mail da UFPR)

Link do Currículo Lattes:*

Agência Bancária: (pagamento de bolsas de Iniciação Científica são pagas somente pelo Banco do Brasil)

Conta Corrente: (pagamento de bolsas de Iniciação Científica são pagas somente pelo Banco do Brasil) – Quando se tratar de orientação voluntária não há necessidade de informar agência e conta corrente, neste caso digite 0000 em ambos os campos

Nome da mãe:*

Nome do pai:

Também será necessário anexar os seguintes documentos:

(caso o comprovante de matrícula não esteja disponível, é permitido anexar o histórico do aluno);

IMPORTANTE: Em caso de aluno externo à UFPR, o CPF não estará vinculado a nenhum cadastro – sendo assim, ao digitar o CPF, o sistema não identificará o aluno e abrirá uma caixa de diálogo perguntando se o aluno é externo à UFPR, campo no qual se deve marcar o check e preencher os dados dos alunos manualmente. O número de matrícula a ser inserido deve ser o da faculdade do aluno.

 

7. Como cancelar ou alterar o vínculo do aluno no Programa? 

O Cancelamento de alunos ocorre somente via sistema:
a) Acessar http://www.prppg.ufpr.br/sict;
b) Fazer login com CPF do orientador e senha;
c) No menu lateral esquerdo, ir em “Bolsas”, no submenu clicar em “Movimentação alunos/bolsas”

d) Selecionar uma opção de movimentação:

  1. Cancelar aluno (opção para cancelar o aluno, independente de possuir bolsa remunerada ou atividade voluntária. Caso o aluno possua bolsa, será dada a opção de transferi-lá. Ao selecionar essa opção o sistema abrirá uma caixa de seleção para selecionar o aluno que deseja cancelar.
  2. Transferir bolsa (opção para transferir a bolsa remunerada de um aluno para outro ou para alterar a bolsa de remunerada para voluntária). Nesta opção o aluno que recebe bolsa remunerada migrará para voluntária e o professor poderá indicar outro aluno já cadastrado anteriormente no sistema para assumir a bolsa.

Obs: No ato de cancelamento é necessário o orientador anexar o relatório final das atividades realizadas pelo aluno, esse relatório deve ser entregue pelo aluno.

O cancelamento de alunos ocorre somente via sistema:

 

* ATENÇÃO! Caso o professor não possua aluno para assumir a bolsa remunerada ao fazer o cancelamento do aluno, a bolsa retornará à Coordenadoria de Iniciação Científica, que irá repassá-la a outro professor.

 

8. Como transfiro a bolsa de um aluno bolsista que irá sair da Iniciação Científica para um aluno voluntário que já está cadastrado na IC?

Utilize a primeira opção de movimentação (explicada na pergunta 7), a de “Cancelar aluno”, pois o aluno será desligado do programa de IC e o sistema dará a opção de selecionar um aluno já cadastrado no sistema para receber a bolsa do aluno cancelado no sistema.

 

9. Com transfiro a bolsa de um aluno que não poderá receber a bolsa, mas continuará como voluntário, para outro aluno?

Utilize a segunda opção de movimentação (explicada na pergunta 7), a de “Transferir bolsa”, pois o aluno  que deixará de receber a bolsa continuará no programa na modalidade voluntária para prosseguir a pesquisa, o sistema dará a opção de selecionar um aluno já cadastrado no sistema para receber a bolsa do aluno que por algum motivo está impedido de receber a bolsa remunerada.

ATENÇÃO: O aluno ainda ficará como vigente até o final do mês que foi realizada a operação. E o aluno em substituição iniciará a vigência no primeiro dia do próximo mês corrente.

 

10. Posso incluir um novo aluno no Sistema no decorrer do Edital?

Sim, a inclusão de alunos novos no sistema da IC pode ser feita a qualquer momento do Edital, respeitando o limite de alunos (vide questão 05 – da parte Perguntas frequentes de PROFESSORES) e desde que o Plano de Trabalho para o novo aluno esteja relacionado ao Projeto aprovado no Edital corrente.

ATENÇÃO: Iniciará a vigência no primeiro dia do próximo mês corrente ao da inclusão no sistema.

Por exemplo: ao cadastrar um aluno no Sistema durante o mês de Dezembro, ele ficará vigente somente a partir de Janeiro.

 

11. Não poderei acompanhar meu aluno durante o EVINCI/EINTI. O que devo fazer?

Caso não possa comparecer, é obrigatório o envio de justificativa de ausência, que será disponibilizado próximo à data do evento no site da SIEPE (www.siepe.ufpr.br).

O professor que não tenha acompanhado a apresentação de trabalho do aluno no EVINCI/EINTI sem justificativa aprovada pelo

Comitê Assessor de Iniciação Cientifica (CAIC) perderá o direito de receber certificado de orientação do Edital referente à inadimplência identificada e o direito de participação no Edital subsequente ao próximo ano, conforme Caderno de Normas, item SANÇÃO AO PROFESSOR ORIENTADOR.

 

12. Esqueci minha senha de acesso ao sistema da IC (http://www.prppg.ufpr.br/sict). O que eu faço?

Clique no link “Recuperar Senha”. Na nova janela que será aberta, o professor deverá escolher o nível de acesso, para gerenciar alunos o professor deve selecionar a opção “Docente” e digitar o e-mail do orientador. A senha será enviada para o e-mail do orientador.

 

13. Como solicito certificados de:

Orientação na Iniciação Científica? 

Avaliador de Relatórios de Alunos?

Avaliador de Projetos de professores?

Envie um e-mail para ic@ufpr.br com os seguintes dados:

Nome completo:

Ano do edital em que participou / ano do EVINCI/EINTI:

Qual tipo de certificado precisa (de orientação ou de avaliador em banca):

O certificado será enviado em seu e-mail.

IMPORTANTE: o prazo para a Coordenadoria de Iniciação Científica enviar o certificado é de até 10 dias úteis.

 

14. Como solicito certificado de avaliador em banca no EVINCI/EINTI?

Para editais até 2016 deverá seguir a orientação acima.

Para editais a partir de 2017 deverá acessar o site do Evento da SIEPE (http://www.siepe.ufpr.br/)

 

15. Posso orientar alunos estando em afastamento da Universidade?

Para afastamentos abaixo de 60 dias o professor deve prover meios de garantir as  orientações. Para afastamentos acima de 60 dias consecutivos, deverá comunicar à Coordenadoria para desligá-lo do Programa de Iniciação Científica, o professor tem a responsabilidade de cancelar o vínculo dos alunos sob sua orientação no sistema SICT, procedendo conforme a pergunta n°07 deste tutorial. Bolsas remuneradas retornarão a coordenação de IC para redistribuição, obedecendo a lista de classificação.

 

16. Como editar dados do plano de trabalho do aluno?

Para alterar dados do plano de trabalho:

a) Acessar http://www.prppg.ufpr.br/sict;
b) Fazer login com CPF do orientador e senha;
c) No menu lateral esquerdo, ir em “Alunos e planos” > “Consultar alunos/planos;

 

d) Selecionar o Edital que deseja editar o plano de trabalho do aluno
e) Ir no Aluno que deseja Editar
f) Clicar no botão amarelo editar, irá abrir uma caixa de edição onde poderá ser alterado os dados relativos a plano de trabalho.

Caso não lembre ou não possua senha, consultar a questão 12 (da parte Perguntas frequentes de PROFESSORES);

 

17. Como alterar a ordem de preferência de alunos para recebimento de bolsa no Programa?

A ordem de preferência do aluno é atribuída no ato de inserção do aluno e sua alteração pode ser realizada via sistema da seguinte forma:

a) Acessar http://www.prppg.ufpr.br/sict;
b) Fazer login com CPF do orientador e senha;
c) No menu lateral esquerdo, ir em “Bolsas”, no submenu clicar em “Alterar ordem de preferência”;

d) Selecionar o programa do projeto que pretende alterar a ordem (PIBIC, PIBIC AF, PIBITI, PIBIC EM);
e) Alterar o número de preferência que consta atribuído a cada aluno (sendo 1 mais prioritário para o recebimento de uma possível bolsa)
f) Clicar no botão amarelo “confirmar” para salvar as alterações.

 

18. Como editar dados cadastrais do aluno?

Para alterar dados cadastrais do aluno o orientador deve:

a) Acessar http://www.prppg.ufpr.br/sict;
b) Fazer login com CPF do orientador e senha;
c) No menu lateral esquerdo, ir em “Alunos e planos” > “Editar dados do Aluno;

d) Selecionar o Edital que deseja editar o plano de trabalho do aluno.Ir no Aluno que deseja Editar
e) Clicar no botão amarelo editar irá abrir uma caixa de edição onde poderão ser alterados os dados cadastrais do aluno.
f) Caso não lembre ou não possua senha, consultar a questão 12 (da parte Perguntas frequentes de PROFESSORES);

 

Perguntas frequentes referentes a EVINCI / EINTI

Voltar ao topo

1. Quais alunos devem se inscrever?

Todos os alunos vigentes no Edital 2018 deverão se inscrever.

Ver edital SIEPE, disponível em http://www.siepe.ufpr.br/.

 

2. Entrei na IC a partir de 01/06/2019, consigo me inscrever? 

Não. Somente os alunos do Edital 2018, vigentes  até 31/05/2019, conseguirão se inscrever.

 

3.  Fui cancelado no mês de maio/2019, preciso me inscrever?

Sim. Os alunos do Edital 2018, cancelados no mês de maio/2019, ficam vigentes  até 31/05/2019, e deverão se inscrever.

 

4. Quais são as normas e modelos?

Todas as normas são apresentadas na página da inscrição. Não tem modelo, mas um resumo tem que conter: introdução; objetivos; metodologia ou material e métodos; resultados (podem ser preliminares); discussão; e conclusão ou considerações finais.

 

5. Posso inscrever um resumo igual ao do meu colega?

Não serão aceitos resumos iguais. Como cada aluno tem um Plano de Trabalho individualizado que dará origem a resumo de autoria deste aluno, os resumos de todos os alunos orientados por um mesmo professor devem ser diferentes.

 

6. Sou aluno substituto, devo apresentar o resumo no EVINCI/EINTI?

O aluno que deve apresentar no EINCI/EINTI é o que submeteu o resumo.

 

7. Sou aluno substituto e não tenho resultados a apresentar porque entrei no programa recentemente. Devo me inscrever no EVINCI/EINTI?

Sim. Se não tem resultados, apresente o plano de trabalho e a revisão bibliográfica, por exemplo.

 

8. Não posso me apresentar no EVINCI por motivos de força maior, o que devo fazer?

Próximo a data do evento, será disponibilizado um espaço para envio da justificativa de ausência na SIEPE no site da semana (disponível em www.siepe.ufpr.br) usando os dados da Intranet.

Caso não possa participar, é obrigatório o envio de justificativa.

Mesmo sabendo que não apresentará no EVINCI/EINTI, o aluno ativo no Sistema de Iniciação Científica possui obrigação de submeter o resumo, conforme calendário disponível em http://www.prppg.ufpr.br/site/atividades. A não submissão de resumo pelo aluno acarreta inadimplência para ele e para seu orientador, bem como a ausência no evento. Tais inadimplências impedirão ao aluno e ao seu orientador de participar no edital do próximo ano.

 

9. Meu orientador precisa validar meu resumo?

Sim. O aluno faz o resumo e cadastra no sistema conforme o edital do evento. Logo após a submissão, professor e aluno recebem um e-mail de confirmação de cadastro. O aluno recebe e-mail de confirmação do cadastramento do resumo, o orientador deve entrar no sistema do evento e realizar a submissão do resumo.

 

10. Se meu resumo for validado pelo meu orientador o que devo fazer?

Você receberá um e-mail de confirmação da validação e deve aguardar a posterior avaliação do seu resumo pelo Comitê de Iniciação Cientifica, acompanhando sempre pelo sistema do evento.

 

11. Se meu resumo necessitar de correções o que devo fazer?

Se ao conferir seu resumo seu orientador solicitar correções, é possível que realizar as correções, se estiver dentro do prazo dessa etapa e se o orientador ainda não submeteu o resumo é possível realizar essa edição.

Caso o orientador já tenha realizado a submissão,e  se estiver ainda dentro do prazo para alterar, o aluno deve solicitar que o orientador cancele a submissão para que possa editar, respeitando sempre o prazo disposto no edital do evento.

 

12. Após a submissão quais serão as próximas etapas?

Seu resumo será encaminhado para avaliadores, que irão aprovar o resumo para o evento ou solicitar algum tipo de adequação, se o avaliador solicitar adequação do resumo o mesmo retornará ao aluno para realizar as correções, após a adequação o orientador deverá aprovar a alteração, após isso o resumo retorna ao avaliador conferir se as alterações foram realizadas a contento, se ainda o resumo não atender o solicitado pelo avaliador o mesmo irá solicitar uma readequação, onde ocorrerá o mesmo fluxo, retornando para o submissor devendo ser aprovado pelo orientador, após isso o avaliador deverá aprovar ou reprovar a submissão do resumo para o evento.

ATENÇÃO:  É Obrigação do aluno e orientador estarem sempre atentos ao sistema do evento acompanhando os trâmites necessários.

 

 

Voltar ao topo

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação