Informações sobre criação de grupos de pesquisa

O credenciamento de um pesquisador como líder de grupo de pesquisa é atribuição exclusiva da PRPPG, via Coordenadoria de Pesquisa.
Políticas internas, principalmente aquelas referentes a indicadores de qualidade (e.g. relação entre o número de grupos consolidados, em consolidação ou em formação na UFPR) são empregados na decisão da certificação de um determinado grupo.
O CNPq define um perfil de líder e grupo que reflete no resultado final da estratificação feita pelo CNPq.

O pesquisador líder

Detém a liderança acadêmica e intelectual no ambiente de pesquisa. Tem a responsabilidade de coordenar e planejar os trabalhos de pesquisa do grupo, unindo os esforços dos demais pesquisadores e apontando horizontes e novas áreas de atuação.

Condições mínimas para identificação de líder de grupo de pesquisa

A identificação de líderes de grupos é responsabilidade institucional, por meio da coordenação de pesquisa da PRPPG.

A base de dados do CNPp – Plataforma de Currículos Lattes é a fonte de dados envolvidos no processo de identificação dos Líderes de grupos de pesquisa na UFPR.

As condições mínimas devem ser observadas simultaneamente:

1) Ter título de doutor e ser docente do quadro efetivo da UFPR;

2) Ter defendido a tese de doutorado no mínimo há 3 anos;

3) Estar credenciado como docente permanente em programa de pós-graduação da UFPR com conceito igual ou superior a 3;

4) Não ser líder de outro grupo da UFPR certificado pelo CNPq;

5) Ter liderança em pesquisa na sua área de atuação:

1. Nos últimos 5 anos ter sido coordenador de projeto de pesquisa aprovado e contratado em agência de fomento ou equivalente (enviar Termo de Compromisso assinado com a agência de fomento como comprovante) ou;
          2. Participação como editor revista de periódicos, ter organizado eventos nacionais ou internacionais na área, prêmios recebidos por sua pesquisa, entre outros.

6) Ter no mínimo 10 produtos nos últimos 5 anos, dos quais pelo menos 4 artigos publicados em revistas qualis B1, A2 ou A1 na área de conhecimento (informar qual a área de avaliação qualis do líder e, se houver, vice-líder no e-mail de solicitação de criação do grupo).

Produtos comprobatórios de produção científica:

1. Livro com ISBN (mínimo de 50 páginas);
      2. Capítulo de Livro com ISBN;
      3. Propriedade intelectual (Direito Autoral, Propriedade Industrial e/ou Proteção Sui Generis) devidamente registrada/depositada na respectiva base de proteção legal;
      4. Orientação de mestrado e doutorado concluída.

Os vice-líderes devem atender a pelo menos 75% dos critérios de produção, permanecendo os demais itens.

Casos excepcionais devem ser devidamente justificados para análise da Coordenadoria de Pesquisa/PRPPG.

Critérios para composição de novo grupo de pesquisa

Estabelecidos a partir da metodologia utilizada pelo CNPq para a estratificação dos grupos de pesquisa:

1) líder de grupo com o perfil acima exposto;

2) pelo menos mais dois pesquisadores da UFPR;

3) inclusão de dois estudantes por pesquisador;

4) preenchimento dos itens solicitados no Diretório de Grupo (e.g. Repercussões do grupo, linhas de pesquisa).

Dessa forma, a composição mínima de um Grupo de Pesquisa deverá ser de 3 pesquisadores, 6 estudantes e linhas de pesquisa vinculadas a cada um dos pesquisadores e estudantes.

Procedimento para certificação do grupo pela Coordenadoria de Pesquisa

A solicitação da certificação do novo grupo será composta dos seguintes passos:

1) o solicitante deve avaliar se atende aos quesitos estabelecidos para liderança como para composição do grupo;

2) no caso afirmativo, manifestar interesse de criação de grupo sob sua liderança para a Coordenadoria de Pesquisa através do envio deste formulário para o e-mail prppgpesquisa@gmail.com. Caso algum dos pesquisadores ou alunos não sejam vinculados a UFPR, favor informar no texto do e-mail.

3) caso o solicitante atenda todas as condições para ser líder de grupo, a Coordenadoria entrará em contato informando o cadastro de líder no CNPq, autorizando a criação efetiva do grupo na base;

4) após preenchimento do grupo, informar a Coordenadoria de Pesquisa, para análise e certificação do Grupo de Pesquisa.

Antes da certificação, o status do grupo permanece como “aguardando certificação pela instituição”.

Caso o grupo não seja certificado, o status do grupo será “rejeitado pela instituição”, e o proponente deverá retirar o grupo do diretório.

O grupo não poderá ficar mais de 12 meses sem atualização. Caso isso ocorra, ele passará do status de “Certificado” para o de “Não atualizado”. Os grupos desatualizados não participam dos censos do Diretório, mas estão disponíveis para consultas no site do DGP, pelo link  “Buscar Grupos” da Base corrente. Após 12 meses com status “Não atualizado”, o grupo passará para o status “Excluído”. Um grupo excluído do Diretório não pode mais ter seus dados editados pelo Líder para atualizações, e não fica acessível ao Dirigente para mudança de situação.