Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Menu

Bolsas de estudo

Instrução para o Edital Interno n.º 01/2018 – PRPPG/CPG/UBA – Bolsa Pós Doutorado Fundação Araucária/CAPES

Objetivo:

Financiar, por meio da concessão de Bolsas de Pós-doutorado no país, o desenvolvimento de atividades de pesquisa e pós-graduação por profissionais pesquisadores, portadores do título de Doutor e que não possuam vínculo empregatício. As atividades serão desenvolvidas sob a responsabilidade de docentes permanentes que atuam nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da UFPR.

Envio das Propostas:

Os PPGs aptos devem submeter suas propostas e anexar toda a documentação informada no checklist (ver mais abaixo), exclusivamente via Sistema SEI – endereçadas para a caixa UFPR/R/PRPPG/CPGSS/UBA, até às 23h59 do dia 10/12/2018, horário de Brasília.

Recomendamos inicialmente a leitura sobre as informações relacionadas a Modalidade B presente na Chamada Pública 13/18 FA/CAPES. Acesse a CP 13/2018 – FA/CAPES através do link abaixo:

http://www.fappr.pr.gov.br/arquivos/File/chamadas2018/2018_CP13_PosDoc_v3.pdf

Em caso de atendimento dos requisitos lá estabelecidos sugerimos que o preenchimento da planilha (produção intelectual do programa) ocorra antes da abertura do processo no SEI.

* Atenção para as seguintes considerações sobre o preenchimento da planilha:

  1. Preencher somente os campos em cinza.
  2. O PPG precisa declarar todos os docentes permanentes do programa em 2018.
  3. Não excluir nenhuma coluna, nem linha.
  4. Após concluir o preenchimento da planilha, inserir o documento no Processo SEI com o formato XLSX (excel).
  5. Havendo necessidade de inserir linhas adicionais, favor entrar em contato com a UBA (no ramal – 5268 ou e-mail: bolsaprppg@ufpr.br).

A PRPPG não se responsabilizará por propostas não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e/ou congestionamentos das linhas de comunicação. Somente propostas encaminhadas através de processo administrativo SEI e enviadas para o endereço UFPR/R/PRPPG/CPGSS/UBA serão avaliadas. As demais serão desclassificadas.

* Atenção: a veracidade dos dados é de responsabilidade dos proponentes. A inconsistência do envio dos dados (dados incorretos, incompletos ou enviados fora do prazo) poderá impactar diretamente na análise realizada pela Comissão de Avaliação.

 

Checklist Instrumentação processo SEI

Relação de documentos e informações necessárias à instrução processual de propostas para o Edital Interno n.º 01/2018 – PRPPG/CPG/UBA – Bolsa Pós-Doc.

  1. Ofício – gerado nativamente dentro do processo SEI – do PPG apresentando a candidatura e contendo obrigatoriamente estas informações:
  • Nome do PPG solicitante.
  • Nome completo e CPF da(s) pessoa(s) indicada(s) pelo PPG para concessão de bolsa.
  • Relação de documentos inseridos pelo PPG constantes no processo.
  1. Edital do Processo Seletivo Interno (formato PDF).
  2. Planilha contendo a produção intelectual do programa e do candidato (formato XLSX(excel). O preenchimento do número do registro ORCID para o pesquisador e de seu orientador é obrigatório. O nome do arquivo desta planilha deverá conter o nome o candidato. Caso haja mais de um candidato o PPG deverá preencher uma planilha contendo os dados do interessado e de seu Orientador. (download abaixo).
  3. Termo de Compromisso do Orientador – documento emitido pelo Orientador apontado na proposta do PPG estabelecendo o compromisso para conduzir a orientação do bolsista em questão. (download abaixo).
  4. Ata de aprovação do colegiado da indicação do beneficiário da bolsa.
  5. Currículo Lattes atualizado do Candidato.
  6. Currículo Lattes atualizado do Orientador.
  7. Plano de trabalho (projeto).

Cronograma do Edital:

  1. Submissão eletrônica das propostas: até às 23h59 10/12/2018 (horário de Brasília), pelo sistema SEI (UFPR/R/PRPPG/CPGSS/UBA).
  2. Divulgação final das propostas contempladas: A partir de 17/12/2018.
  3. Prazo para recursos do resultado final: Até às 23h59 do dia 18/12/2018.
  4. Contratação das propostas aprovadas: A partir de fevereiro de 2019, conforme cronograma edital FA.

Análise das Propostas:

As propostas submetidas pelos programas de pós-graduação serão analisadas pela Comissão de Avaliação, conforme cronograma mencionado acima.

Links dos Documentos Edital Interno n.º 01/2018 – UFPR/CPG/UBA – Bolsa Pós-Doc:


EDITAIS ABERTOS

  • Chamada 13/2018 – Fundação Araucária/Capes: Bolsas Pós Doutorado

Acesse aqui o Edital. Informação geral consulte Memorando Circular UBA n.º 1/2018

Esclarecimento dúvidas CP 13/2018 FA Capes

Modalidade A é destinada para docentes e pesquisadores integrantes do quadro ativo/funcional da UFPRque estejam ou não vinculados a Programas de Doutorado em funcionamento na UFPR. Esclarecemos que o desenvolvimento da atividade acadêmica não poderá ser conduzida no âmbito da UFPR e por este motivo o interessado deverá obter autorização institucional para afastamento para qualificação profissional conforme previsto em legislação específica. A candidatura dos interessados nesta modalidade será conduzida pelo próprio interessado e é entendida por esta Pró-Reitoria como candidatura individual.

Modalidade B é destinada para docentes e pesquisadores  que não fazem parte dos quadro ativo/funcional da UFPR e que vão desenvolver as atividades de pesquisa junto aos Programas de Doutorado ofertados na UFPR.  Esclarecemos que estes docentes e pesquisadores devem ter título de doutor e não possuir vínculo empregatício. A candidatura para esta modalidade será institucional e a PRPPG será a responsável por tal candidatura junto a Fundação Araucária. Por este motivo não será permitida a submissão de candidatura nesta modalidade que não seja originada nesta Pró-Reitoria.

ATENÇÃO: A CANDIDATURA PARA MODALIDADE B SOMENTE PODE SER FEITA PELA PRPPG

 


 

 


ORIENTAÇÕES AOS PROGRAMAS SOBRE BOLSAS CAPES: DEMANDA SOCIAL E PNPD


 

 

Bolsas de estudo

Cada programa de pós-graduação pode possuir um determinado número de bolsas para atendimento a alunos de mestrado, doutorado e pesquisadores. As bolsas são concedidas por agências federais e estaduais de fomento (CAPES, CNPq, Fundação Araucária, etc) ou ainda com financiamento privado. Os critérios de concessão e o gerenciamento e execução das bolsas concedidas são de responsabilidade de cada Programa de Pós-Graduação.

 

AGÊNCIAS DE FOMENTO

  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES 
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
  • Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná – Fundação Araucária

 


Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação