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Perguntas Frequentes

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DIPLOMAS E CERTIFICADOS

PROGRAMA PROF. SÊNIOR

 

 

DIPLOMAS E CERTIFICADOS

1. O que pode impedir a obtenção de Diploma, Certificado de Pós-Doutorado e Certidão de Conclusão de Curso pelo aluno?

O não cumprimento das exigências do Regimento específico do programa de pós-graduação, a manutenção de obra(s) do acervo do Sistema de Bibliotecas com atraso –  a ser(em) devolvida(s) junto à respectiva Biblioteca Setorial e/ou Central.

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2. Que procedimentos são efetuados para a expedição do Diploma de Mestre e/ou Doutor?

O Programa de Pós-Graduação em questão gera/abre processo administrativo para expedição do diploma, sendo um processo distinto e exclusivo para cada titulado(a) e nível correspondente.

O referido processo é tramitado no SIE e, em seguida, encaminhado à PRPPG em formato impresso (informando também o e-mail do titulado) e assinado pelo(a) Coordenador(a) e/ou Vice-Coordenador(a) do Programa, solicitando a expedição do diploma.

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3. Que documentos são necessários para a expedição do Diploma de Mestre e/ou Doutor?

  1. Ofício de encaminhamento da Coordenação, solicitando a expedição do Diploma de Mestre e/ou Doutor assinado pela Coordenador(a) e/ou Vice-Coordenador(a);
  2. Via ou cópia do Histórico escolar do titulado, a ser emitido pela secretaria do programa de pós-graduação, observando a coerência dos dados nele contidos;
  3. Cópia legível do Recibo de Depósito Legal das cópias da Dissertação e/ou Tese (fornecido pela Biblioteca Central);
  4. Declaração de que o titulado não está em débito – obras em atraso a ser(em) devolvida(s) junto à Biblioteca Setorial e/ou Central;
  5. Cópia legível do Comprovante de Suficiência em um idioma estrangeiro no caso de Mestre e dois idiomas no caso de Doutor;
  6. Cópia legível do Comprovante de Suficiência na Língua Portuguesa (se pós-graduando estrangeiro de língua não estrangeira);
  7. Cópia legível, frente e verso, autenticada pela secretaria do programa de pós-graduação, do Diploma de Graduação, no caso de Mestre, e de Mestre, no caso de Doutor;
  8. Cópias legíveis, autenticadas pela secretaria do programa de pós-graduação, da Certidão de Nascimento e/ou Casamento do(a) titulado(a);
  9. Cópia legível, frente e verso, autenticada pela secretaria do programa de pós-graduação, da Carteira/Cédula de Identidade Civil (no caso de possuir mais de uma Carteira de Identidade, enviar o documento referente à mais recente.Uma vez expedido o Diploma com determinada Carteira/Cédula de Identidade Civil válida, não é possível a substituição);
  10. Cópia da Ata da Defesa da Dissertação e/ou Tese e Parecer se houver (a ser disponibilizado pela secretaria do programa de pós-graduação).

Observar se os documentos emitidos pelo programa de pós-graduação e UFPR estão devidamente assinados. 

Fica a critério da secretaria do programa de pós-graduação exigir do(a) titulado(a) a autenticação dos documentos pessoais em cartório. 

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4. Como proceder para solicitar emissão do diploma em caráter de urgência? 
O procedimento será efetuado somente quando:

o(a) titulado(a) for aprovado em Concurso Público, promoção funcional, posse de novo cargo, ou quando o documento for exigido para ingresso em outra instituição de ensino/pesquisa.

É necessária apresentação de documento de comprovação com justificativa(s) do órgão, empresa ou instituição pretende vincular-se, e/ou ofício da coordenação do Programa de Pós-Graduação afim.

A PRPPG expede, quando solicitado, a Certidão de Conclusão de Curso – documento de caráter provisório destinado a comprovação de título ao(à) requerente até que o Diploma (documento definitivo) seja disponibilizado.

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5. Como posso retirar meu diploma? 
O diploma pode ser retirado:

1. Pessoalmente

O titulado deve dirigir-se à PRPPG, na unidade de Diplomas e Certificados, no horário de 8:00 a 12:00 e 13:30 a 17:30h, de 2ª a 6ª- feira.  Caso não possa vir neste horário, informar por telefone, para agendamento da entrega.

2. Pelos Correios

A PRPPG, em casos excepcionais, poderá enviar o diploma via Correios / porte registrado ou SEDEX, desde que o titulado seja domiciliado(a) e/ou residente fora de Curitiba e região metropolitana, inclusive para ao exterior, sem ônus para o(a) Diplomado(a).

Para tanto,é necessário entrar em contato com a Unidade de Diplomas da PRPPG para encaminhar sua solicitação para análise, e receber os procedimentos necessários para o envio.

3. Por terceiros

Terceiros poderão retirar o diploma via Procuração registrada em cartório, que deve conter nome completo do(a) titulado(a), curso, nível, n.º da Carteira/Cédula de Identidade e nome completo do(a) procurador(a) e n.º da Carteira/Cédula de Identidade.

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6. Que documentos são necessários para expedição da 2ª via do Diploma?

Os seguintes documentos devem ser apresentados à secretaria do programa de pós-graduação:

  1. Um requerimento do(a) diplomado(a) com justificativa bem fundamentada do que ocorreu com a via original (extravio, submersão acidental, incineração acidental etc.);
  2. Via ou Cópia nítida/legível do Histórico Escolar do Mestrado e/ou Doutorado (favor verificar se possível ser disponibilizado pela Sec. do PPG);
  3. Cópia(s) nítidas/legíveis autenticadas pela Secretaria da Coordenação do PPG da Certidão de Nascimento e/ou Casamento;
  4. Cópia frente e verso autenticadas pela Secretaria da Coordenação do PPG da Carteira/Cédula de Identidade Civil;
  5. Via ou cópia da Ata da Defesa da Dissertação e/ou Tese (favor verificar se possível ser disponibilizado pela Sec. do PPG).
  6. Recolhimento de GRU (Guia de Recolhimento da União) da taxa de 2.ª via no valor de R$ 150,00 (em vigor até esta data) e juntar via da guia quitada aos demais documentos.

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7. Que documentos são necessários para emissão de Certificado de Pós-Doutorado?

  1. Ofício de encaminhamento da coordenação do programa de pós-graduação para a PRPPG, solicitando a expedição do Certificado de Pós-Doutorado assinado pela Coordenador(a) e/ou Vice-Coordenador(a) devendo constar completa e corretamente o título da pesquisa do Pós-Doutorado, data de início e término (data da apresentação) da pesquisa;
  2. Cópia nítida/legível da Carteira/Cédula de Identidade;
  3. Cópia nítida/legível da Certidão de Nascimento e/ou Casamento
  4. Via ou cópia da Ata da Sessão Pública da apresentação da pesquisa do Pós-Doutorado

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PROGRAMA PROF. SÊNIOR

1. Quais os procedimentos para obtenção de contrato de Professor Sênior da UFPR?

  1. ofício de encaminhamento da Coordenação (do Colegiado) do Programa de Pós Graduação;
  2. justificativa da Coordenação do Programa de Pós-Graduação;
  3. plano de trabalho de atuação do professor no Programa de Pós-Graduação e respectivo cronograma;
  4. declaração do docente de estar, ou não, recebendo qualquer tipo de bolsa;
  5. cópia da Ata de aprovação do Colegiado;
  6. cópia da Ata de aprovação da Plenária Departamental;
  7. cópia da Ata de aprovação do Conselho Setorial;
  8. ter e manter currículo Lattes atualizado;
  9. participar de Grupo de Pesquisa pela UFPR no CNPq.

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