[google-translator]

Menu

Prêmio Curta Ciência

A partir de 2019, a Universidade Federal do Paraná passará a reconhecer o mérito acadêmico das teses e dissertações defendidas no âmbito dos programas de pós-graduação. Este reconhecimento tem sido praxe em outras instituições que desenvolvem estudos de alto nível a fim de destacar o esforço e a qualidade das atividades de pesquisa de seus docentes e discentes. A CAPES também estimula anualmente estas ações através do prêmio CAPES de teses. Para esta finalidade, uma solenidade própria será realizada no segundo semestre, no mês de dezembro, em data a ser definida – outros detalhes serão enviados em breve.

Estimulamos aos colegiados dos programas que indiquem à PRPPG os dois melhores trabalhos de conclusão de curso de mestrado e doutorado a fim de que os mesmos possam receber um certificado institucional com o reconhecimento da excelência. A seleção dos trabalhos ficará ao encargo exclusivo dos colegiados que poderão considerar os seguintes aspectos: (a) contribuição e impacto do trabalho para a área de conhecimento e sociedade, (b) aspectos de inovação e desenvolvimento; (c) complexidade do trabalho, (d) publicações derivadas e (e) outros critérios que o programa considere pertinente. Destaca-se que estes elementos são apenas uma sugestão e que os colegiados possuem plena autonomia para definir os critérios a serem aplicados.

Em adição a este reconhecimento, a PRPPG convida aos autores do melhor trabalho (discente e docente) a gravarem um vídeo curto para divulgar seus principais achados e explicitar os benefícios e impactos para a sociedade. Os elementos presentes nas discussões dos critérios de avaliação demonstram a necessidade de ações que indiquem à sociedade as atividades da pós-graduação nas suas diferentes temáticas. Assim, a translação dos achados científicos em uma linguagem simples e acessível precisa ser considerada, posto que poderá causar impactos positivos tanto na avaliação dos programas quanto na visibilidade das ações institucionais para o desenvolvimento do país. Os vídeos serão produzidos com apoio da UFPR TV e serão disponibilizados para acesso público nos sites dos programas e demais mídias aplicáveis. Outros detalhes sobre os vídeos serão providos em momento oportuno, após a indicação dos Colegiados dos Programas (início previsto para agosto).

Assim, para que estas ações possam ser realizadas, solicitamos que os PPGs enviem os trabalhos selecionados via SEI (unidade SEI CPGSS), com as seguintes informações: Nome do Programa; Título do trabalho; Resumo; Nome do Discente, Orientador/Co-orientador (quando aplicável) e Nível do Trabalho (Mestrado ou Doutorado).

Pede-se ainda a inclusão do extrato da ata com o resultado da indicação do(s) melhor(es) trabalho(s). Os dados de contato (telefones e e-mails) devem ser fornecidos para facilitar o contato e agilizar as gravações. Para efeito das gravações, orientadores e alunos envolvidos podem participar conjuntamente do vídeo. Materiais adicionais (vídeos, fotos, gráficos e demais imagens) que auxiliem na compreensão do estudo são bem-vindos e podem ser providos pelos indicados.

Atenção: Poderão ser indicadas teses e dissertações depositadas em 2018 e em 2019.

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação