METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA 2019.2

Oferta 2.º semestre 2019
Dia da semana Quartas-feiras
Horário Das 9h às 12h
Locais (para alunos da modalidade presencial) Auditório do CIFLOMA – Engenharia Florestal, Campus Jardim Botânico (Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632).
Local (para alunos da modalidade remota) Acessar o Moodle através do SIGA com seu usuário e senha. A transmissão ocorrerá simultaneamente às aulas presenciais.
Inscrições 08/07/2019 a 07/08/2019 (Sujeito ao limite de vagas, podendo encerrar antes do prazo previsto).
Previsão de início das aulas 14/08/2019
Previsão de fim das aulas 27/11/2019
Total de encontros previstos 16 encontros
Carga horária* 60h (Leia sobre os créditos ao fim desta página).
Modalidade presencial 200 vagas
Modalidade remota 300 vagas
Professor responsável Ângela Couto Machado Fonseca

Requisitos:

Ser discente regularmente matriculado na pós-graduação stricto sensu da UFPR ou professor vinculado a programa de pós-graduação stricto sensu da UFPR.

Concordar com o “Termo de Aceite para Discentes” da disciplina e obter concordância do orientador no “Termo de Aceite para Orientadores”.  (Leia mais sobre os termos abaixo)**

Ementa ofertada:

Questões fundamentais sobre ciência, conhecimento e pesquisa. Áreas de pesquisa e formas de produção de conhecimento. Formas e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa. Critérios para a elaboração de trabalhos acadêmicos, projetos de pesquisa e relatórios de resultado de pesquisa. Revisão de literatura, publicação em periódicos e principais debates em ética na pesquisa.

Conteúdo programático:

• Conhecimento, ciência e pesquisa;
  • O uso e o conhecimento do método científico;
  • O uso do método científico: validade e reprodutibilidade;
  • Pesquisa quantitativa;
  • Pesquisa qualitativa;
  • Revisão de literatura;
  • Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa;
  • Relatórios e comunicação de resultado de pesquisa;
  • Publicação em periódicos;
  • Ética em Pesquisa.

(*Detalhamento do conteúdo abaixo)

Será disponibilizada durante as aulas.

* Créditos da disciplina

ATENÇÃO: O aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. Não acontece automaticamente. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.

As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação sobre esta possibilidade.

**Termos de Aceite

ATENÇÃO: Para se matricular em uma Disciplina Transversal é necessário que o aluno interessado concorde com o “Termo de Aceite para Discentes” e que seu orientador concorde com o “Termo de Aceite para Orientadores”. A concordância com os termos acontecerá no momento da solicitação de matrícula no SIGA (no caso dos alunos) e no momento da ciência do orientador também através do SIGA (no caso dos orientadores). Ambos visualizarão o termo e marcarão opção de concordância diretamente no sistema. O objetivo destes termos é garantir que alunos e orientadores obtenham as informações que precisam antes de se matricularem (no caso dos alunos) e antes de concordarem com a matrícula de seus orientandos (no caso dos orientadores).

*** Se necessário a PRPPG poderá alterar o cronograma, locais e outras características desta disciplina.

Mais informações em: http://www.prppg.ufpr.br/site/faq-transversais

CRONOGRAMA DE AULAS

Data  Conteúdo  Docentes e Convidados
14/08 Aula Inaugural – Importância da Pesquisa hoje no Brasil e nas Universidades Públicas Pedro Rodrigues Curi Hallal