METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA 2019.2

2.º semestre 2019

Dia da semana

Quartas-feiras

Local (para alunos da modalidade presencial)

Auditório do CIFLOMA – Engenharia Florestal, Campus Jardim Botânico (Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632).

Local (para alunos da modalidade remota)

Acessar o Moodle através do SIGA com seu usuário e senha. A transmissão ocorrerá simultaneamente às aulas presenciais.

Inscrições

08/07/2019 a 07/08/2019 (Sujeito ao limite de vagas, podendo encerrar antes do prazo previsto).

Previsão de início das aulas

14/08/2019

Previsão de fim das aulas

27/11/2019

Total de encontros previstos

16 encontros

Carga horária*

60h (Leia sobre os créditos ao fim desta página).

Modalidade presencial

200 vagas

Modalidade remota

300 vagas

Professor responsável

Ângela Couto Machado Fonseca

Requisitos

Ser discente regularmente matriculado na pós-graduação stricto sensu da UFPR ou professor vinculado a programa de pós-graduação stricto sensu da UFPR.

Concordar com o “Termo de Aceite para Discentes” da disciplina e obter concordância do orientador no “Termo de Aceite para Orientadores”.  (Leia mais sobre os termos abaixo)**

Ementa ofertada

Questões fundamentais sobre ciência, conhecimento e pesquisa. Áreas de pesquisa e formas de produção de conhecimento. Formas e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa. Critérios para a elaboração de trabalhos acadêmicos, projetos de pesquisa e relatórios de resultado de pesquisa. Revisão de literatura, publicação em periódicos e principais debates em ética na pesquisa.

Conteúdo programático:

1. Conhecimento, ciência e pesquisa;

2. O uso e o conhecimento do método científico;

3. O uso do método científico: validade e reprodutibilidade;

4. Pesquisa quantitativa;

5. Pesquisa qualitativa;

6. Revisão de literatura;

7. Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa;

8. Relatórios e comunicação de resultado de pesquisa;

9. Publicação em periódicos;

10. Ética em Pesquisa.

(Detalhamento do conteúdo abaixo no Cronograma de Aulas)

Será disponibilizada durante as aulas.

* Créditos da disciplina

ATENÇÃO: O aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. Não acontece automaticamente. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.

As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação sobre esta possibilidade.

**Termos de Aceite

ATENÇÃO: Para se matricular em uma Disciplina Transversal é necessário que o aluno interessado concorde com o “Termo de Aceite para Discentes” e que seu orientador concorde com o “Termo de Aceite para Orientadores”. A concordância com os termos acontecerá no momento da solicitação de matrícula no SIGA (no caso dos alunos) e no momento da ciência do orientador também através do SIGA (no caso dos orientadores). Ambos visualizarão o termo e marcarão opção de concordância diretamente no sistema. O objetivo destes termos é garantir que alunos e orientadores obtenham as informações que precisam antes de se matricularem (no caso dos alunos) e antes de concordarem com a matrícula de seus orientandos (no caso dos orientadores).

Acesse aqui o Termo de Aceite para Discentes das Disciplinas Transversais e saiba tudo o que precisa antes de se matricular.

Acesse aqui o Termo de Aceite para Orientadores de alunos da Disciplina Transversal Metodologia de Pesquisa Científica e saiba tudo o que precisa antes de concordar com a matrícula de seus orientandos.

*** Se necessário a PRPPG poderá alterar o cronograma, locais e outras características desta disciplina.

Mais informações em: http://www.prppg.ufpr.br/site/perguntas-frequentes-2/

CRONOGRAMA DE AULAS

Docentes e Convidados

14/08

Aula Inaugural – Importância da Pesquisa hoje no Brasil e nas Universidades Públicas

02 convidados(as)

(a definir)

21/08

Conhecimento, Ciência e Pesquisa

João Rickli e Angela Couto Machado Fonseca

28/08

Uso do conhecimento – método científico

04/09

O uso do método científico: validade e reprodutibilidade

11/09

Métodos de Pesquisa: Quantitativa

Luciana Kalinke e convidado(a)

18/09

Métodos de Pesquisa: Quantitativa

Luciana Kalinke e convidado(a)

25/09

02/10

09/10

16/10

23/10

Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa.

David Alexander Mitchell

30/10

Revisão Sistemática

Luciana Kalinke